Dia Mundial do Coração: Hospital é referência em cardiologia pediátrica

Notícias

Pequeno Príncipe conta com um dos mais importantes centros brasileiros de cardiologia pediátrica

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital lembra que crianças e adolescentes não estão imunes a problemas cardíacos
29/09/2023
dia mundial do coração
No Dia Mundial do Coração, o Pequeno Príncipe lembra da história do Nathan, que teve a vida transformada por um transplante de coração.

O coração é essencial ao corpo humano, pois é responsável por manter e sincronizar a função dos outros órgãos. Além disso, é ele quem impulsiona mais de 70 mil litros de sangue por dia para circular por todo o organismo. Neste Dia Mundial do Coração (29 de setembro), o Pequeno Príncipe – que conta com um dos mais importantes centros brasileiros de cardiologia pediátrica – lembra que crianças e adolescentes não estão imunes a problemas cardíacos. Por isso, é necessário atenção a esse órgão vital. 

Centro de referência em cardiologia pediátrica

O Serviço de Cardiologia realiza consultas ambulatoriais, disponibiliza exames, bem como alternativas de tratamentos, incluindo cirurgias e transplantes. O Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Pequeno Príncipe é referência nacional em cirurgia cardíaca pediátrica de bebês com até 30 dias de vida, sendo uma das três instituições que mais realiza esse procedimento no Brasil.

Entre os diferenciais do Pequeno Príncipe está o Serviço de Eletrofisiologia, pioneiro no país, o Serviço de Hemodinâmica, referência para diagnosticar e tratar disfunções em um procedimento seguro e minimamente invasivo e o Serviço de Ecocardiograma, exame indolor, mais detalhado e que não expõe o paciente à radiação. Além disso, a instituição conta com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Cardiologia – voltada para pacientes da especialidade que necessitam de acompanhamento 24 horas por dia – e equipe multidisciplinar – altamente capacitada para atender a população infantojuvenil.   

dia mundial do coração
A instituição conta com equipes altamente capacitadas e equipamentos de ponta para atender os pacientes.

“No Hospital, nós implantamos marca-passo (MP) e cardioversor/desfibrilador (CDI) – que é um equipamento implantável e automático capaz de detectar arritmias graves e tratá-las por meio de estímulos elétricos. Somos uma especialidade completa no atendimento pediátrico, por isso somos referência nacional”, destaca a médica responsável pelo Serviço de Cardiologia do Pequeno Príncipe, Cristiane Nogueira Binotto.   

A rapidez no diagnóstico é um importante diferencial da especialidade. “Dependendo do caso, o paciente já recebe o diagnóstico no mesmo dia da consulta, pois a estrutura permite que os procedimentos sejam realizados o mais breve possível. O início do tratamento tem impacto direto na recuperação da criança ou adolescente. Por isso, o diagnóstico rápido e precoce é fundamental”, pontua a médica.

A instituição conta também com dispositivos de alta tecnologia que estão à disposição do Serviço de Cirurgia Cardiovascular. Entre os equipamentos, destaque para a máquina de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), que mantém o suporte respiratório e hemodinâmico, e a máquina de circulação extracorpórea, que é um dispositivo em que o sangue do paciente é transportado para fora do organismo, total ou parcialmente.

Dia Mundial do Coração
Em 2022, foram realizadas 455 cirurgias cardíacas, cerca de 15% delas em bebês de até 30 dias de vida.

Transplante de coração

No final de 2022, Nathan Francisco Rigo de Moura, de 8 anos, começou a demonstrar os primeiros sinais de que o coração estava cansado, ao desmaiar na escola. A mãe, Liliam Paula Ferreira Rigo, iniciou a busca pelo diagnóstico em sua cidade de origem, Cascavel (PR), onde se constatou que ele tinha miocardiopatia dilatada

O menino foi encaminhado ao Hospital Pequeno Príncipe e, devido à gravidade do caso, internado na UTI, entrando na fila do transplante de coração. Vinte e quatro dias depois surgiu a doação de um coração compatível com Nathan.

“Não tenho nem palavras para expressar minha felicidade. Ver como ele está bem hoje recompensa tudo. Todo tratamento foi pelo SUS, e o atendimento foi maravilhoso. Se pudesse falar algo, seria: doe órgãos, incentive essa atitude, pois é para um bem maior”, incentiva Liliam.

Nathan é uma das crianças que tiveram a vida transformada ao passar por um transplante no Pequeno Príncipe. A instituição é referência e, em 2022, realizou três transplantes cardíacos pediátricos. Crianças e adolescentes podem nascer com malformações no órgão ou desenvolver doenças que afetam o funcionamento da estrutura do coração. O transplante cardíaco, considerado de alta complexidade, é indicado quando o tratamento com medicamentos ou cirúrgico não normaliza a função do órgão. 

dia mundial do coração
Nathan será acompanhado pelas equipes do Serviço de Cardiologia e Serviço de Cirurgia Cardiovascular até completar 18 anos.

Sinais de que o coração precisa de atenção

Em recém-nascidos e bebês:
– cianose central;
– dificuldade respiratória;
– cansaço nas mamadas;
– baixo ganho de peso;
– taquicardia;
– irritabilidade;
– sopro cardíaco.

Em crianças e adolescentes:
– hipertensão arterial;
– dor torácica e em membros;
– níveis elevados de lipídios, colesterol e triglicerídeos;
– obesidade;
– cansaço nos exercícios;
– arritmia cardíaca e desmaios;
– sopro cardíaco.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada exclusivamente para bebês, crianças e adolescentes em tratamento cardiológico.

O Serviço de Hemodinâmica do Pequeno Príncipe é referência nacional e é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

+ Notícias

21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
Ver mais