Laboratório de Pneumologia - Hospital Pequeno Príncipe

Laboratório de Pneumologia

O Hospital Pequeno Príncipe conta com um Laboratório de Pneumologia, que faz parte do Serviço de Pneumologia da instituição. Nele são disponibilizados exames indicados para a investigação de problemas respiratórios em crianças e adolescentes, bem como para acompanhamento de pacientes com doenças respiratórias crônicas. Ter um laboratório próprio significa garantir mais agilidade e qualidade no atendimento aos meninos e meninas atendidos.

No Laboratório de Pneumologia são realizados exames de prova de função pulmonar (espirometria completa, com broncoprovocação por exercício), teste alérgico cutâneo e teste do suor. São atendidas crianças e adolescentes por meio de convênio e particular – por busca direta, para pacientes internados e do Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhados no Hospital Pequeno Príncipe. Atende pacientes encaminhados pelo próprio corpo clínico e qualquer médico que precise dos serviços para seus pacientes. Importante: os exames precisam ser agendados previamente.

Exames disponibilizados

  • Prova de função pulmonar: a espirometria pode ser realizada em repouso ou após exercício. Por meio dela é possível verificar a capacidade de funcionamento dos pulmões, pois mede o volume e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. A espirometria é fundamental para o diagnóstico de asma e de outras enfermidades respiratórias, bem como para o acompanhamento da evolução clínica e avaliação da resposta ao tratamento feito com medicamentos.
  • Teste cutâneo alérgico: é indicado para pacientes com alergia respiratória. Por meio dele, são identificadas as substâncias de origem ambiental ou alimentar as quais criança ou o adolescente é sensível, o que pode desencadear uma reação alérgica. Dentre essas substâncias, estão: ácaros, pólens, fungos, epitélios de cães e gatos, leite, gema e clara de ovo, e cacau.
  • Teste do suor: simples e indolor, é fundamental para o diagnóstico precoce de fibrose cística, após triagem feita pelo Teste do Pezinho. A doença atinge 1 a cada 10 mil recém-nascidos e afeta os pulmões e o sistema digestivo, podendo levar a pneumonias frequentes, tosse crônica e dificuldade em ganhar peso, por exemplo. Outro sinal da enfermidade é a produção de suor mais salgado do que o normal. A coleta de material para o teste é feita no Laboratório de Pneumologia e o exame é realizado no Laboratório de Análises Clínicas do Pequeno Príncipe. O Hospital Pequeno Príncipe é um dos centros de referência do Brasil para atendimento dessa grave doença.

Preparo para os exames

Para garantir o sucesso da prova de função pulmonar e dos demais testes, alguns cuidados são fundamentais:

  • Prova de função pulmonar: nas 24 horas que antecedem o exame, a criança ou o adolescente não deve fazer uso de inalação, bombinha e/ou medicamentos inalatórios para doenças pulmonares. No dia da espirometria, o paciente não pode ingerir nenhum líquido que contenha cafeína, como café, chá ou refrigerante. Não é necessário estar em jejum. Para a realização do teste com provocação por exercício, o menino ou a menina precisa usar roupas leves. A duração do exame varia de 30 a 60 minutos, conforme a colaboração e a resposta do paciente.
  • Teste cutâneo alérgico: nos sete dias que antecedem o exame, o paciente deve interromper o uso de anti-histamínicos (antialérgicos) ou de medicações que contenham esses elementos. A criança ou o adolescente não pode apresentar lesões de pele extensas, como dermatite atópica, urticária e impetigo. No dia do teste alérgico cutâneo, também precisa evitar o uso de cremes nos antebraços. A duração do exame varia de 15 a 20 minutos, conforme a colaboração e a resposta do paciente.
  • Teste do suor: para este exame, não há um preparo específico indicado.

Histórico

  • O Laboratório de Pneumologia faz parte do Serviço de Pneumologia do Hospital Pequeno Príncipe e iniciou as suas atividades em 1995.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone: (41) 3310-1703
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h
Endereço: Av. Silva Jardim, 1.677 (térreo)
E-mail: pneumologia@hpp.org.br

 

Equipe médica

  • Dr. Paulo Cesar Kussek

    Médico Responsável

    Dr. Paulo Cesar Kussek

    CRM-PR 12071

  • Dr. João Francesco Strapasson

    Dr. João Francesco Strapasson

    CRM-PR 32294

  • Dra. Raísa Elena Tavares Pinheiro

    Dra. Raísa Elena Tavares Pinheiro

    CRM-PR 34239

  • Dra. Renata Pimenta Buzatto

    CRM-PR 30214

Equipe de enfermagem

  • Enfermeira Responsável

    Ivani Caetano Nascimento Ventura

  • Juliana de Lima

    Técnica de Enfermagem

  • Manoela Ganança Lucena

    Técnica de Enfermagem

O serviço em números (em 2022)

  • 5.505

    exames realizados

    entre espirometrias, testes cutâneos alérgicos e testes do suor