Participação do familiar - Hospital Pequeno Principe

Participação do familiar

A participação dos familiares no tratamento da criança e do adolescente é fundamental. A confiança do paciente nos pais ou acompanhantes, bem como na equipe de saúde, é essencial para o tratamento, pois ele se sente seguro e protegido, o que contribui para a sua rápida recuperação e para a segurança no tratamento.

Para que o período de internação ocorra da melhor forma possível, o acompanhante deve:

  • Informar à criança e ao adolescente que ao chegar ao Hospital ele estará em um lugar destinado a meninos e meninas que necessitam de um tratamento de saúde. É importante que o paciente se sinta à vontade para fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas com o médico.
  • Manter a tranquilidade em caso de internação emergencial para não assustar o paciente. Essa atitude irá deixá-lo mais seguro.
  • Verificar se o paciente tem interesse em saber o que está acontecendo, analisar as condições em que ele se encontra e contar a verdade, em uma linguagem fácil de entender e de acordo com as possibilidades de compreensão de cada faixa de idade.
  • Receber informações claras sobre o diagnóstico, possibilidades de tratamento, medicamentos a serem utilizados, exames solicitados e suas finalidades, retornos ambulatoriais é direito do paciente.
  • Esclarecer as suas dúvidas. Caso não compreenda algo, é preciso perguntar à equipe de enfermagem ou ao médico. O médico é o profissional habilitado e com o conhecimento necessário para repassar as informações sobre o estado de saúde do paciente e a sua evolução.
  • Acompanhar a conferência dos dados do paciente feita pelos profissionais de enfermagem na prescrição médica, na pulseira de identificação e na etiqueta do medicamento, do alimento e da bolsa de sangue, quando prescrita a transfusão de sangue e a realização desses procedimentos.
  • Comparecer com o paciente às consultas e aos exames nas datas e nos horários previamente agendados para acompanhamento ambulatorial após a alta hospitalar, e seguir todas as recomendações da equipe multidisciplinar para uma boa recuperação em casa.
Ver menos