Anatomia Patológica

O Hospital Pequeno Príncipe disponibiliza exames de anatomia patológica, que permitem a realização de diagnósticos mais precisos e auxiliam nas tomadas de decisão sobre o melhor tratamento para pacientes com neoplasia, aumentando assim as chances de cura. As neoplasias são um tipo de tumor que ocorrem por causa do crescimento do número de células e podem ser benignas ou malignas.

Para a realização dos exames de anatomia patológica, são coletadas amostras de material tanto no centro de coleta quanto durante uma cirurgia. Os testes são realizados pelo Centro de Diagnóstico Avançado Pequeno Príncipe – Laboratório Genômico, que oferece exames oncológicos para crianças e adolescentes com idades de 0 a 18 anos atendidos no Hospital via Sistema Único de Saúde (SUS), por convênios e particular.

O laboratório foi viabilizado com recursos captados pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e com investimentos diretos feitos por empresas apoiadoras do Pequeno Príncipe. Conta com uma infraestrutura de equipamentos robusta e moderna – que possibilita a utilização de técnicas e processos avançados – e com uma equipe altamente especializada. Desde o início das suas atividades, em 2018, o Laboratório Genômico realizou mais de 6 mil exames, incluindo os de anatomia patológica, biologia molecular, citogenética e citometria de fluxo, beneficiando gratuitamente pacientes em tratamento no Pequeno Príncipe e em serviços parceiros. No que se refere à anatomia patológica, foram 415 anatomopatológicos e mais de 450 marcadores de imuno-histoquímica realizados desde abril de 2019, quando os exames de anatomia patológica começaram a ser realizados.

Exames de anatomia patológica disponibilizados

  • Anatomopatológico: avaliação histológica de tecidos obtidos por meio de biópsia ou ressecção cirúrgica que permite determinar a origem e tipo histológico de neoplasias.
  • Imuno-histoquímica: exame complementar ao anatomopatológico, auxilia na determinação da origem e tipo histológico de neoplasias e permite a avaliação de fatores prognósticos e terapêuticos.
  • Congelação: exame solicitado pelo médico cirurgião durante o ato operatório. Tem como intuito orientar a conduta cirúrgica por meio da definição da etiologia da neoplasia e avaliação de margens de ressecção cirúrgica.

Histórico

  • Atualmente, os exames de anatomia patológica são realizados pelo Centro de Diagnóstico Avançado Pequeno Príncipe – Laboratório Genômico, em funcionamento desde 2018.
Ver menos

Mais informações

Telefone: (41) 2108-8880
Atendimento: nas terças e quintas-feiras, das 7h às 9h
Endereço para coleta de amostras: Av. Silva Jardim, 1.639
E-mail: areatecnica@cdapp.org.br

 

Equipe

  • Karine dos Anjos

    Gerente de Laboratório

  • Dr. João Augusto Bahr

    CRM-PR 27212

    Médico Patologista

O exame em números

  • 415

    anatomopatológicos

    realizados em dez meses

  • 450

    marcadores

    de imuno-histoquímica realizados em dez meses