Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação no Pequeno Príncipe

No Complexo Pequeno Príncipe (Hospital, Faculdades e Instituto de Pesquisa), inovar é uma prática diária, contínua, de todos e sempre presente. Por meio da inovação, é possível descobrir novas oportunidades e soluções para facilitar a vida e o cuidado, especialmente a crianças, adolescentes e responsáveis.

Ao olhar para a história centenária da instituição, é um orgulho perceber iniciativas inovadoras que consolidaram o pioneirismo em diversas áreas, desde procedimentos de grande porte em pacientes pediátricos, novas formas de diagnóstico e tratamento, como também práticas humanizadoras, de ensino e pesquisa, entre outras tantas inovações. Ações como essas refletem diretamente na qualidade e segurança da assistência em saúde infantojuvenil e contribuem para o Pequeno Príncipe ser reconhecido como um dos 80 melhores hospitais do mundo que atuam em pediatria, além de importante formador da próxima geração de profissionais de saúde e de conhecimento científico de ponta.

Para marcar o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (outubro), que neste ano apresenta o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o Complexo Pequeno Príncipe promove diferentes ações voltadas para essa temática, que começam em setembro e se estendem até novembro.

Confira a programação do Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação no Pequeno Príncipe e participe.

Workshop: inovação disruptiva no ensino na saúde

Apresentação de diferentes aplicações e ferramentas inovadoras/disruptivas para o ensino, e debate de cases na área da saúde e educação.

  • Dias: 28 e 29 de setembro
  • Horário: às 19h
  • Local: Faculdades Pequeno Príncipe – Iguaçu, 333 – Rebouças

Para participar, é necessário inscrever-se por meio do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Faculdades Pequeno Príncipe (NIE/FPP), pelo e-mail inova@fpp.edu.br.

Público: professores da FPP.

 

3.ª Mostra Pequeno Príncipe de Ciência, Tecnologia e Inovação

Exposição de equipamentos e tecnologias utilizados no Hospital, como: TytoCare, bonecos de alta fidelidade, VeinViewer, ultrassom para punção venosa, Sherlock, ECMO, cateteres, óculos de realidade virtual (VR), impressora 3D e modelos anatômicos, sistema Prismax, entre outros.

A Faculdades apresentará informações sobre o Núcleo de Educação e Relações Internacionais (NERI), exposição de óculos de imersão e materiais da startup Hero’s Academy.

E o Instituto de Pesquisa divulgará informações sobre projetos científicos desenvolvidos na instituição.

  • Dias: 17 e 18 de outubro
  • Horário: das 9h30 às 21h
  • Local: Praça do Bibinha, do Hospital Pequeno Príncipe – Rua Desembargador Motta, 1.070 – Água Verde

Público: profissionais do Complexo Pequeno Príncipe, pacientes, familiares, estudantes e pesquisadores.

 

Visitas ao Dispensário Eletrônico de Medicamentos, Laboratório de Análises Clínicas e Laboratório Genômico

Os visitantes poderão conhecer a nova tecnologia do Dispensário Eletrônico de Medicamentos, bem como a infraestrutura e atividades do Laboratório de Análises Clínicas e do Laboratóro Genômico do Hospital Pequeno Príncipe.

  • Dias: 17 e 18 de outubro
  • Horário: visitas agendadas para grupos de seis pessoas
  • Local: Hospital Pequeno Príncipe – Rua Desembargador Motta, 1.070 – Água Verde

Público: colaboradores e estudantes do Complexo Pequeno Príncipe.

Para participar, agende com a Gerência de Inovação, pelo e-mail inovacao@hpp.org.br ou link disponibilizado ao seu gestor.

 

Oficina sobre curiosidades científicas

Atividades de divulgação científica para crianças e adolescentes em atendimento no Hospital e seus familiares ou responsáveis.

A iniciativa será desenvolvida ao longo de todo o mês de outubro nos espaços de educação e cultura (salas do 6.º andar e Biblioteca) . Meninas e meninos serão convidados pelo setor para participar das atividades.

Público: pacientes e familiares.

 

Palestra: perspectivas inovadoras na saúde

Evento sobre as perspectivas inovadoras na área da saúde e os desdobramentos para o ensino superior.

  • Dia: 24 de outubro
  • Horário: das 18h às 19h
  • Local: Faculdades Pequeno Príncipe – Iguaçu, 333 – Rebouças

Público: comunidade acadêmica da FPP.

 

Startup Garage Sebrae – pitch de encerramento

Apresentação das propostas de projetos para startups. Cada equipe, formada por alunos da Faculdades, vai expor suas ideias para uma banca avaliadora.

  • Dia: 31 de outubro
  • Horário: das 19h às 20h30
  • Local: Faculdades Pequeno Príncipe – Iguaçu, 333 – Rebouças

Público: alunos e professores da FPP.

 

XV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente

Encontro anual dos alunos de pós-graduação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe para apresentar seus projetos de pesquisa.

  • Dias: 24, 25 e 26 de outubro
  • Horário: das 8h30 às 17h
  • Local: Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) – Alm. Gonçalves, 1.966 – Rebouças

Público: pesquisadores e professores.

 

Palestra com ex-ministro Sérgio Rezende no CIC do Pequeno Príncipe

O Círculo Interno do Conhecimento (CIC) é um evento periódico que apresenta os setores e iniciativas do Complexo Pequeno Príncipe aos profissionais. Nessa edição, em celebração ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, haverá a participação especial de Sérgio Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, que atua como membro do Conselho de Administração da Petrobras e secretário-geral da 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

  • Dia: 10 de novembro
  • Horário: às 8h45
  • Local: on-line via Zoom

Público: profissionais do Complexo Pequeno Príncipe.

 

Toda a programação é gratuita.
Participe e incentive os profissionais da sua área!

Ver menos