Núcleo de Pesquisa Clínica (Nupe) - Hospital Pequeno Príncipe

Núcleo de Pesquisa Clínica (Nupe)

O setor responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de protocolos de estudos clínicos no Hospital Pequeno Príncipe é o Núcleo de Pesquisa Clínica (Nupe), que está dividido em três áreas de atuação: pesquisas clínicas patrocinadas pela indústria farmacêutica; pesquisas de iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe; e Escritório de Gerenciamento de Valor (EGV). Todos os estudos desenvolvidos pelo Nupe seguem as boas práticas nacionais e internacionais de pesquisa clínica e são submetidos à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) do Hospital e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Pesquisa clínica

Os estudos clínicos gerenciados pelo Núcleo de Pesquisa Clínica patrocinados pela indústria farmacêutica têm como objetivo garantir a eficácia e segurança do uso de novos medicamentos em pediatria. O Nupe está apto a conduzir protocolos de pesquisas clínicas de fases 1, 2, 3 e 4, disponibilizando estrutura e qualificação técnica para assegurar a qualidade na condução do estudo e, sobretudo, a segurança do participante da pesquisa clínica. Atualmente, são realizados estudos em diferentes linhas, como infectologia, neurologia, pneumologia, cardiologia, oncologia, hematologia, imunologia e pediatria geral.

Conheça os estudos clínicos do Pequeno Príncipe

É possível acessar os estudos clínicos realizados no Hospital Pequeno Príncipe por meio da plataforma global ClinicalTrials.gov. O conteúdo do site – que é um veículo de informações oficial do governo dos Estados Unidos – está disponível somente em inglês.

Atualmente, são desenvolvidos no Pequeno Príncipe estudos clínicos referentes às seguintes doenças, síndromes e assuntos relacionados à saúde: retocolite ulcerativa, doença de Crohn, síndrome de Hunter, esofagite eosinofílica, paralisia cerebral com discinesia, sarcoma de Ewing, mucopolissacaridose, gangliosidose e NPC, hipertensão arterial pulmonar e registro de dados de pacientes com atrofia muscular espinhal (RegistrAME).

Escritório de Gerenciamento de Valor (EGV)

No Nupe, por meio do Escritório de Gerenciamento de Valor, também são feitas pesquisas de iniciativa do próprio Hospital Pequeno Príncipe, que visam a atender às necessidades internas da instituição. Esses estudos são elaborados e executados pelas equipes de investigadores do próprio Hospital e podem ter patrocínio externo.

Sob a premissa de que o cuidado baseado em valor (Value-Based Healthcare – VBHC) pode auxiliar na melhoria da assistência aos pacientes atendidos no Pequeno Príncipe, atualmente o EGV realiza atividades voltadas a traduzir custos e resultados clínicos, por meio de estudos de mundo real e análises farmacoeconômicas, em tomadas de decisões clínicas e gerenciais. Os projetos desenvolvidos buscam gerar evidências de efetividade, segurança e custos de tratamentos, e identificar indicadores de performance que possam agregar valor à instituição, à sociedade e, principalmente, aos pacientes.

Reconhecimento

As pesquisas realizadas no Hospital Pequeno Príncipe têm ganhado destaque nacional, sendo, inclusive, premiadas. É o caso do estudo “Farmacêutico no Escritório de Valor em Saúde: estudo de microcusteio de pacientes internados com suspeita de hipertensão intracraniana”, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Pesquisa Clínica do Pequeno Príncipe, por meio do Escritório de Gerenciamento de Valor.

A pesquisa conquistou, em 2023, o primeiro lugar no XIV Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), maior evento da área farmacêutica no Brasil e na América Latina. No mesmo ano, com o estudo “Implantação de uma Linha de Cuidado de Artrodese de Coluna em um hospital pediátrico: análise de custo-minimização do tempo de internamento na UTI na perspectiva SUS”, a instituição garantiu o terceiro lugar na categoria Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), no Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF), que é o maior evento da área no país.

Ver menos

Equipe do Núcleo de Pesquisa

  • Dr. Fábio de Araújo Motta

    Médico Responsável

    Dr. Fábio de Araújo Motta

    CRM-PR 18180

  • Marinei Campos Ricieri

    Marinei Campos Ricieri

    Coordenadora (farmacêutica)

Pesquisa clínica patrocinada pela indústria farmacêutica

  • Caroline Schovanz Schenknecht

    Caroline Schovanz Schenknecht

    Biomédica

  • Luiz Felipe de Almeida

    Luiz Felipe de Almeida

    Enfermeiro

  • Maria Theresa Scheffer Pereira da Silva

    Maria Theresa Scheffer Pereira da Silva

    Biomédica

Escritório de Gerenciamento de Valor

  • Harli Pasquini Netto

    Harli Pasquini Netto

    Especialista Líder (farmacêutico economista)

  • Stella Caroline Schenidt Bispo da Silva

    Stella Caroline Schenidt Bispo da Silva

    Farmacêutica