Núcleo de Pesquisa - Hospital Pequeno Príncipe

Núcleo de Pesquisa

O setor responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de protocolos de estudos clínicos no Hospital Pequeno Príncipe é o Núcleo de Pesquisa (Nupe), que está dividido em três áreas de atuação: Pesquisas Patrocinadas pela Indústria Farmacêutica; Pesquisas de Iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe; e o Escritório de Gerenciamento de Valor. Todos os estudos desenvolvidos pelo Nupe seguem as boas práticas nacionais e internacionais de pesquisa clínica e são submetidos à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) do Hospital e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Os estudos clínicos gerenciados pelo Núcleo de Pesquisa patrocinados pela indústria farmacêutica têm como objetivo garantir a eficácia e segurança do uso de novos medicamentos em Pediatria. O Nupe está apto a conduzir protocolos de pesquisas clínicas de fases 1, 2 e 3, oferecendo estrutura e qualificação técnica para assegurar a qualidade na condução do estudo e, sobretudo, a segurança do participante de pesquisa clínica. Atualmente, são realizados estudos em diferentes linhas, como Infectologia, Neurologia, Pneumologia, Cardiologia, Oncologia, Hematologia, Imunologia e Pediatria Geral.

No Nupe também são feitas pesquisas de iniciativa do próprio Hospital Pequeno Príncipe, que visam a atender às necessidades internas da instituição. Esses estudos são elaborados e executados pelas equipes de investigadores do próprio Hospital e podem, ou não, ter patrocínio externo.

Sob a premissa de que o cuidado baseado em valor pode auxiliar na melhoria da assistência aos pacientes atendidos no Pequeno Príncipe, atualmente, o Escritório de Gerenciamento de Valor realiza atividades voltadas a traduzir custos e resultados clínicos em tomadas de decisões clínicas e gerenciais. Os projetos desenvolvidos buscam identificar indicadores de performance que podem agregar valor à instituição e, principalmente, aos pacientes.

Ver menos

Equipe do Núcleo de Pesquisa

  • Dr. Fábio de Araújo Motta

    Médico Responsável

    Dr. Fábio de Araújo Motta

    CRM-PR 18180

  • Marinei Campos Ricieri

    Marinei Campos Ricieri

    Coordenadora (farmacêutica)

Pesquisa Clínica patrocinada pela indústria farmacêutica

  • Luiz Felipe de Almeida

    Enfermeiro

  • Haline Ogata

    Biomédica

Escritório de Gerenciamento de Valor

  • Lucas Miyake Okumura

    Farmacêutico