Simulação Realística - Hospital Pequeno Principe

Simulação Realística

Um dos focos da atuação do Hospital Pequeno Príncipe é ampliar o conhecimento e qualificar a prática profissional de seus colaboradores. Tudo para oferecer um atendimento com cada vez mais qualidade e segurança para as crianças e os adolescentes atendidos na instituição. E é nesse campo da formação profissional continuada que o Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe trabalha.

O ambiente do Centro de Simulação Realística é composto por variados cenários relacionados à rotina hospitalar, que permitem aprimorar as habilidades técnicas dos profissionais de saúde por meio da educação continuada. Assim, com o uso de uma metodologia apoiada por tecnologias de alta complexidade, são replicadas experiências da vida real por meio de cenários clínicos.

O centro de simulação conta com uma infraestrutura moderna, com mobiliários e materiais adquiridos com recursos captados por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e da Audi – que custeou a sala de videocirurgia pediátrica –, além de investimentos do próprio Pequeno Príncipe. Os colaboradores que participam dos cursos utilizam uma sala de teleconferência e de treino de habilidades, uma sala de telemedicina, uma sala de videocirurgia e um auditório, entre outros espaços.

Sobre os cursos

O Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe oferece cursos para treinamento dos colaboradores da instituição, principalmente da equipe assistencial do Hospital, como enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, farmacêuticos e bioquímicos. Além dos colaboradores, foram convidados profissionais da rede municipal de saúde no período de 2019 e 2020. Os cursos são gratuitos e os profissionais são convidados a participar de acordo com as necessidades de capacitação dos diferentes setores e serviços do Hospital e da rede pública.

O espaço começou a oferecer os treinamentos e a formação de “Times de Resposta Rápida” em agosto de 2019. Até agosto de 2020, serão ofertadas mais de 1.500 vagas, em cursos que refletem a contemporaneidade e a educação continuada.

Conheça os cursos previstos para a primeira etapa do projeto do Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe, financiados pelo Pronon:

  • Habilitação para inserção e retirada de cateter de inserção periférica PICC;
  • Habilitação para punção vascular guiada por ultrassom para inserção de cateter central de inserção periférica;
  • Curso de atualização em acessos venosos centrais;
  • Atualização em acessos venosos periféricos para enfermagem;
  • Atualização em preparo, distribuição e cuidados quimioterápicos;
  • Atualização em atendimento psicológico a pacientes em cuidados paliativos e fim de vida;
  • Capacitação em cuidados com feridas; e
  • Cálculo de medicação para enfermagem.

Formação de “Times de Resposta Rápida” em emergência, com foco em:

  • Treinamento PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria;
  • Treinamento BLS – Suporte Básico de Vida; e
  • Formação do Time de Resposta Rápida.

Curso sobre conversas difíceis

Em 2019, foram ofertadas seis turmas do curso “Conversas difíceis”, com base no método Pediconf, ministradas com simulação de atores. Nesse curso, os participantes vivenciam situações-problema, para posteriormente serem discutidas pelo grupo. Tal metodologia favorece uma absorção do conhecimento e um aprendizado consistente. Esse curso é financiado pela Audi.

Ver menos