Simulação realística - Hospital Pequeno Príncipe

Simulação realística

Simulação é uma técnica de aprendizagem que reproduz aspectos relevantes da realidade em ambiente seguro. É utilizada tanto para o desenvolvimento de habilidades técnicas quanto de comunicação, trabalho em equipe, liderança e tomada de decisão. Há relação do uso da simulação realística com melhores desfechos clínicos, assim como benefício na competência e autoconfiança dos profissionais.

O estímulo ao avanço da simulação na área da saúde se deve à demanda dos profissionais para capacitação e prática de habilidades específicas, atitudes e tomadas de decisão. Destaca-se a baixa tolerância a erros nessa área, o que resulta em estresse e cansaço físico e mental. Além disso, no Hospital Pequeno Príncipe há a particularidade do ambiente pediátrico, com seus desafios relacionados ao paciente e aos seus cuidadores.

A simulação realística está em consonância com um dos focos da atuação do Pequeno Príncipe, que é o de ampliar o conhecimento e qualificar a prática profissional de seus colaboradores. Tudo para oferecer um atendimento com cada vez mais qualidade e segurança para as crianças e os adolescentes atendidos na instituição. E é nesse campo da formação profissional continuada que o Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe trabalha.

Estrutura

O ambiente do Centro de Simulação Realística é composto por variados cenários relacionados à rotina hospitalar, que permitem aprimorar as habilidades técnicas e competências dos profissionais de saúde por meio da educação continuada. Assim, com o uso de metodologias ativas apoiadas por novas tecnologias, são replicadas experiências da vida real por meio de cenários clínicos.

O espaço conta com duas salas de simulação e duas salas de debriefing, que também podem ser transformadas em outros ambientes. Há ainda uma sala de comando equipada com sistema de áudio e vídeo para controle dos simuladores e condução dos cenários. Como apoio, o Centro de Simulação Realística tem duas salas de treino de habilidades, além do espaço dedicado a simulações de videocirurgia. Os alinhamentos teóricos são realizados em um auditório com capacidade para 40 pessoas. Por fim, há uma sala de telemedicina, com possibilidade de conexão a outros setores do Hospital.

Sobre os cursos ofertados

O Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe oferece cursos para treinamento dos colaboradores da instituição, principalmente da equipe assistencial do Hospital, como enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, farmacêuticos e bioquímicos. Os cursos são gratuitos, e os profissionais são convidados a participar de acordo com as necessidades de capacitação dos diferentes setores e serviços do Hospital.

Conheça alguns dos cursos ofertados atualmente pelo Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe

  • Acesso Venoso Central
  • Acesso Venoso Periférico
  • Administração de Medicamentos na Terapia Intensiva
  • Cenários de Emergência
  • Cuidados com Hemoterápicos
  • Cuidados com Traqueostomia
  • Exame Físico
  • Prevenção de Infecção de Corrente Sanguínea
  • Manejo de Crise Convulsiva
  • Manejo Respiratório
  • Monitorização
  • Procedimentos Invasivos
  • Sondagens
  • Suporte Básico de Vida
  • Ventilação Mecânica
  • Videocirurgia I e II

Você sabia?

O Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe iniciou a oferta de treinamentos em agosto de 2019, por meio de uma lista de temas acordada em projeto com recursos captados via Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), de formação continuada. Ao todo, foram realizadas 1.926 capacitações em iniciativas como “Habilitação para inserção e retirada de cateter de inserção periférica PICC”; “Curso de atualização em acessos venosos centrais”; “Capacitação em cuidados com feridas”; “Treinamento BLS – Suporte Básico de Vida”; e “Formação de Time de Resposta Rápida”.

Em 2019, também foram ofertadas seis turmas do curso “Conversas Difíceis”, com base no método PEDCONF, ministradas com simulação de atores. Nessa prática, os participantes vivenciaram situações-problema para posteriormente serem discutidas em grupo. Tal metodologia favorece uma absorção do conhecimento e um aprendizado consistente. Esse curso foi financiado pela empresa automobilística Audi, apoiadora do Pequeno Príncipe.

Além dos colaboradores do Hospital, profissionais da rede municipal de saúde de Curitiba participaram das iniciativas do Centro de Simulação Realística nos anos de 2019 e 2020.

O Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe segue o propósito de capacitar continuamente os colaboradores do Hospital de maneira prática e efetiva por meio da metodologia da simulação, a fim de impactar na qualidade da assistência prestada aos pacientes, com redução de danos e custos.

Ver menos