Psiquiatria da Infância e da Adolescência - Hospital Pequeno Príncipe

Psiquiatria

A psiquiatria da infância e da adolescência é uma especialidade médica que se dedica aos estudos e à atenção para as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde mental que afetam crianças, adolescentes e suas famílias. O objetivo é evitar que esses problemas ocorram, diagnosticá-los e tratá-los o mais cedo possível, tentando amenizar o sofrimento do paciente e dos componentes da família.

Serviço de Psiquiatria do Hospital Pequeno Príncipe

No Hospital Pequeno Príncipe, o Serviço de Psiquiatria atende pacientes internados em outras especialidades pediátricas e que necessitam de avaliação e atenção psiquiátricas. Isso porque os meninos e meninas internados podem, muitas vezes, apresentar sintomas e alterações psíquicas, além das doenças que originaram o internamento na pediatria. Além desses atendimentos em interconsultas, outras demandas para atendimento são dirigidas para o ambulatório do serviço e para as atividades que buscam oferecer o acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento interdisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo.

A especialidade assiste pacientes com transtornos psiquiátricos que acometem 15% das crianças e dos adolescentes em todo o mundo. Esses sofrimentos estão associados aos distúrbios de personalidade, violência, abusos, estresse pós-traumático, fobias, depressão, suicídio, ansiedade generalizada, transtornos do espectro autista, psicose na infância e na adolescência, transtornos alimentares e outros problemas que afetam o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, exigindo uma abordagem terapêutica ampla com cuidados redobrados de equipes interdisciplinares.

Assim, os atendimentos no Hospital Pequeno Príncipe são realizados em interconsultas, acompanhamento no ambulatório e nas atividades para diagnóstico, com intervenções interdisciplinares, oficinas terapêuticas e, também, atenção à Primeira Infância, com assistência e observações aos sinais de riscos para saúde mental e a alterações do desenvolvimento do bebê ou da criança.

Além disso, o ambulatório do Serviço de Psiquiatria desenvolve um campo de formação de novos profissionais, que atuam na área da saúde mental pediátrica, e de residentes, que fazem parte do Programa de Residência Médica em Psiquiatria (R4).

Histórico

  • O Serviço de Psiquiatria do Hospital Pequeno Príncipe teve início em 2007 com o atendimento voluntário ambulatorial, que era realizado uma vez por semana.
  • A partir de maio de 2012, passou a funcionar todas as manhãs com o atendimento de pacientes do Pequeno Príncipe.
  • A partir de 2015, o Serviço de Psiquiatria se estruturou com os atendimentos clínicos e de formação que vem realizando até o momento.
Ver menos

Atendimento

SUS

Os pacientes do SUS são encaminhados pelas outras especialidades médicas do Hospital e pelos atendimentos das interconsultas realizadas pelo Serviço de Psiquiatria, quando observam a necessidade da continuidade do acompanhamento no ambulatório ou nas atividades promovidas para o diagnóstico diferencial e tratamento interdisciplinar.

Para mais informações, entre em contato com o serviço pelo telefone abaixo.
Telefone: (41) 3310-1132
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070

Equipe – Psiquiatria

  • Dra. Luciana Gusmão Abreu

    Médica Responsável

    Dra. Luciana Gusmão Abreu

    CRM-PR 46626

A especialidade em números (em 2022)

  • 1.437

    atendimentos no Pequeno Príncipe