Hemodinâmica - Hospital Pequeno Príncipe

Hemodinâmica

A hemodinâmica é um método de diagnóstico e de tratamento que utiliza o cateterismo para a obtenção de dados funcionais e anatômicos de várias cardiopatias. Por meio dela, é possível identificar, por exemplo, obstruções nas artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em atendimento pediátrico e realiza cateterismos em crianças e adolescentes atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS), por convênios e particular. Em mais de 30 anos de funcionamento, já realizou mais de 14 mil cateterismos, alguns deles em bebês com apenas poucas horas de vida.

O serviço é de alta complexidade e extremamente útil para planejar a melhor estratégia de intervenção, com um tratamento minimamente invasivo e que traz resultados positivos. A partir da hemodinâmica, os pacientes também são direcionados para tratamentos diversos, como angioplastias, implante de stents e embolização de aneurismas, além de tratamentos de arritmias e implantes de marca-passo e cardiodesfibriladores.

No Hospital Pequeno Príncipe, o cateterismo com objetivo de diagnóstico é feito com a inserção de cateter manipulado pelo médico, e no exame é medida a pressão nas cavidades cardíacas e nos grandes vasos. Do total de cateterismos realizados a cada mês na instituição, aproximadamente 85% são para auxiliar no diagnóstico de doenças cardíacas congênitas.

O cateterismo é feito com anestesia e normalmente dura menos de 2 horas. Se for terapêutico, pode prolongar-se, dependendo dos diagnósticos encontrados durante o exame. Após o procedimento, o paciente precisa ficar em repouso absoluto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 24 horas, enquanto os seus sinais vitais são analisados.

Preparo para a hemodinâmica

Para garantir o sucesso do exame, alguns cuidados são fundamentais:

  • O paciente será internado um dia antes do procedimento e passará por uma consulta pré-anestésica, bem como fará exames pré-operatórios.
  • Para a realização da hemodinâmica, a criança ou o adolescente deverá fazer jejum de 6 horas. Se for bebê e a alimentação for feita exclusivamente com leite materno, o jejum deverá ser de 4 horas.
  • No dia do procedimento, o paciente deverá tomar banho com um sabonete líquido especial (clorexidina degermante), que auxilia na retirada do excesso da flora.
  • Alguns medicamentos precisam ter o seu uso interrompido, conforme orientação médica. Entre eles estão os anticoagulantes.
  • As demais recomendações de preparo para o procedimento serão fornecidas pelas equipes médica e de enfermagem do Hospital.

Histórico

  • O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Pequeno Príncipe iniciou as suas atividades em 8 de setembro de 1988 e, desde então, é chefiado pelo médico Leo Agostinho Solarewicz.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone: (41) 3310-1107
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070 (1º andar)
E-mail: hemodinamica@hpp.org.br

Equipe

  • Médico Responsável

    Dr. Leo Agostinho Solarewicz

    CRM-PR 11373

O serviço em números (em 2022)

  • 282

    cateterismos realizados

    entre diagnósticos e terapêuticos