Oftalmologia - Hospital Pequeno Príncipe

Oftalmologia

A Oftalmologia é uma especialidade médica que investiga, estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas aos olhos, à visão e a estruturas afins. Entre as enfermidades mais comumente tratadas na infância estão os vícios de refração (hipermetropia, miopia e astigmatismo), ambliopia, catarata congênita, estrabismo, glaucoma congênito, toxoplasmose e outras doenças adquiridas pelo bebê durante a gestação, enfermidades do aparelho lacrimal, doenças da prematuridade (retinopatia) e tumores oculares.

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Pequeno Príncipe oferece consultas em seus ambulatórios e realiza cirurgias para o tratamento de estrabismo, glaucoma congênito, dilatação de duto lacrimal e catarata congênita, por exemplo. Os atendimentos e cirurgias são feitos a pacientes da própria especialidade e, de forma complementar, a meninos e meninas em tratamento em outros serviços do Hospital, o que reforça a integralidade da instituição no cuidado a crianças e adolescentes.

O Pequeno Príncipe é referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento de glaucoma, sendo habilitado pelo Ministério da Saúde para o tratamento da doença com medicamentos no âmbito da Política Nacional de Atenção Oftalmológica.

Histórico

  • Os primeiros registros de atendimentos em Oftalmologia no Hospital Pequeno Príncipe são de 1938, quando o então Hospital de Crianças contava com um consultório de oftalmo-rino-laringologia, a cargo do médico Lafayete Viana.
  • Em 1956, os registros históricos mostram que o então Hospital de Crianças César Pernetta tinha um departamento de oftalmo-oto-rino-laringologia. Atualmente, esses serviços atuam de forma independente.
Ver menos

Atendimento

SUS

Os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem, por meio da Central de Agendamento de Consultas.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento (consultas): de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2.700

Equipe

  • Dra. Pérola Grupenmacher Iankilevich

    Médica Responsável

    Dra. Pérola Grupenmacher Iankilevich

    CRM-PR 10450

  • Dr. Francisco Grupenmacher

    CRM-PR 9386

  • Dra. Léa Grupenmacher Iankilevich

    Dra. Léa Grupenmacher Iankilevich

    CRM-PR 30847

  • Dr. Leon Grupenmacher

    CRM-PR 12816

  • Dra. Liana Grupenmacher Iankilevich

    CRM-PR 36552

A especialidade em números (em 2022)

  • 3.579

    consultas

  • 43

    internamentos

  • 48

    procedimentos cirúrgicos