Endoscopia Digestiva - Hospital Pequeno Príncipe

Endoscopia Digestiva

A endoscopia digestiva alta é um exame visual da mucosa do esôfago, estômago e duodeno (porção inicial do intestino delgado). É realizado com a passagem de um tubo longo e flexível através da boca, sob sedação ou anestesia geral, para a detecção de anormalidades que podem estar presentes. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame (sem dor) para análise laboratorial detalhada.

A colonoscopia, por sua vez, é um exame de visualização direta da mucosa do intestino grosso (cólon). É realizado com a passagem de um tubo longo e flexível através do reto, sob anestesia geral, para a detecção de anormalidades que podem estar presentes e, se necessário, para a coleta de biópsias.

Alguns procedimentos terapêuticos também podem ser feitos com o endoscópio, incluindo dilatação de áreas estreitadas do esôfago, remoção de pólipos e de objetos ingeridos e tratamento de hemorragias.

As complicações da endoscopia raramente ocorrem e são mais comuns quando o procedimento é usado para tratamentos (dilatamentos ou retirada de pólipos, por exemplo). Se houver alguma dúvida em relação a sintomas que surjam após a endoscopia, entre em contato com o Serviço de Pronto Atendimento do Hospital.

Sobre o exame de endoscopia digestiva

  • Preparação: O estômago deve estar vazio, por isso um jejum de 6 horas deve sempre ser observado para a realização do exame. O paciente não deve tomar antiácido. Para realização do exame de colonoscopia, o intestino deve estar limpo e sem resíduos. Portanto, as instruções fornecidas durante o agendamento devem ser seguidas rigorosamente.
  • O que acontecerá: No dia anterior ao procedimento, o paciente será avaliado pelo Serviço de Anestesiologia Pediátrica responsável pelo ato anestésico, e os familiares terão a oportunidade de esclarecer dúvidas que surgirem em relação à anestesia. Será fornecido um documento de autorização para o procedimento a ser assinado pelos pais ou responsáveis. No dia do exame, o paciente deverá chegar à recepção do Hospital no horário determinado pelo médico e será encaminhado à Unidade de Cirurgia Ambulatorial ou a uma acomodação para aguardar o momento do procedimento. Quando o paciente for chamado para a realização do exame, ele será levado à Sala de Endoscopia, acompanhado por um adulto (mãe, pai ou responsável), que permanecerá na sala até a indução da anestesia.
  • Após o procedimento: O tempo de permanência na Sala de Endoscopia é de aproximadamente 30 a 40 minutos. Ao término do exame, o paciente permanecerá sob a vigilância do anestesiologista até o restabelecimento da consciência, quando será encaminhado à presença dos pais e responsáveis. Deverá, então, aguardar até que o médico o libere para casa com o laudo do exame. Pode haver uma leve sensação de desconforto para engolir e/ou um pouco de náusea. Normalmente, a dieta será liberada depois que o paciente acordar, caso não haja contraindicações.

Histórico

  • O Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe iniciou as suas atividades em 1994. Nessa época, os procedimentos eram realizados no Centro Cirúrgico. A partir de 1998, com novas instalações e aquisição de novos equipamentos, foi criado o Serviço de Endoscopia Digestiva. Desde então, o atendimento na área de endoscopia digestiva alta e baixa vem sendo ampliado, oferecendo-se diversos procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone: (41) 3310-1200
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070 (térreo)
E-mail: gastroped@hpp.org.br

Agendamento de exames

• SUS: pessoalmente no Serviço de Gastroenterologia (térreo do Hospital), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
• Convênios e particular: pessoalmente no Serviço de Gastroenterologia ou pelo telefone (41) 3310-1200

Equipe

  • Dr. Mário César Vieira

    Médico Responsável

    Dr. Mário César Vieira

    CRM-PR 8858

    Currículo
  • Dra. Danielle Reis Yamamoto

    Dra. Danielle Reis Yamamoto

    CRM-PR 17663

    Currículo
  • Dra. Giovana Stival da Silva

    Dra. Giovana Stival da Silva

    CRM-PR 19119

    Currículo
  • Dra. Luciana Bandeira Mendez Ribeiro

    Dra. Luciana Bandeira Mendez Ribeiro

    CRM-PR 24367

    Currículo
  • Dra. Sabine Krüger Truppel

    Dra. Sabine Krüger Truppel

    CRM-PR 28619

    Currículo

O serviço em números (por ano)

  • 200

    procedimentos

    de endoscopia digestiva são realizados ao mês, incluindo exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia diagnósticos e terapêuticos (retirada de corpos estranhos, dilatações de estenoses, esclerose e ligadura elástica de varizes de esôfago e polipectomias), com recursos de magnificação de imagem e cromoscopia digital