Comitês

O Hospital Pequeno Príncipe conta com diversos comitês, comissões e equipes multidisciplinares, que atuam em diferentes áreas da instituição. Os grupos têm como função monitorar e padronizar procedimentos, assessorar setores e serviços, estabelecer diretrizes e critérios, definir especificações técnicas, regulamentar ações e propor, avaliar e definir medidas, por exemplo. Confira abaixo os comitês do Hospital.

Ver menos

  • Comitê de Bioética Hospitalar

    O Comitê de Bioética Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe atua no âmbito da comunidade hospitalar e ambulatorial. O comitê tem como objetivo atender/apoiar os profissionais, familiares, pacientes e toda a comunidade hospitalar da instituição.

    O grupo também presta assistência em questões bioéticas; reflete sobre conflitos éticos recorrentes na comunidade hospitalar, decorrentes das questões bioéticas, científicas, relacionais, entre outras, além de formular recomendações relativas a esses conflitos; elabora pareceres sobre problemas de natureza bioética que se apresentem em contextos clínicos/hospitalares; e contribui com ações educativas e de divulgação visando à conscientização dos profissionais de saúde, bem como da comunidade sobre a função do Comitê de Bioética.

    A composição do grupo é interdisciplinar e multiprofissional. O comitê é formado por membros do corpo clínico e tem a participação de pelo menos: um médico, um enfermeiro e um psicólogo atuantes no Pequeno Príncipe; um representante do setor administrativo do Hospital; um representante da diretoria da instituição; e um profissional que atua na área de humanização do Pequeno Príncipe.

  • Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital

    Criado em 2000, o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) do Hospital Pequeno Príncipe tem como função analisar, sob o ponto de vista ético e metodológico, os projetos de pesquisa realizados nas dependências da instituição. É certificado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Ministério da Saúde.

    Formado por um colegiado multidisciplinar, o Comitê de Ética é constituído por médicos, enfermeiros, psicólogos, biólogos, neurocientistas, farmacêutico e um representante de usuário do serviço de saúde. Juntos, eles trabalham de forma consultiva, deliberativa e educativa.

    Todos os profissionais, residentes e acadêmicos que atuam no Hospital e no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe podem inscrever projetos. O comitê também aceita avaliar propostas de estudos científicos de profissionais externos, desde que sejam acompanhados por um pesquisador vinculado ao Pequeno Príncipe.

    O grupo faz desde a análise e aprovação dos projetos de pesquisa até o acompanhamento dos estudos na instituição. São realizadas reuniões mensais e a cada encontro são analisados, em média, 12 novos projetos. Somente em 2018, o comitê avaliou 74 novos projetos e 10 relatos de casos. De 2015 a 2017, foi observado um crescimento de 25% no número de protocolos e emendas feitos ao CEP.

    Certificações

    O Hospital Pequeno Príncipe é reconhecido como IRB (Institutional Review Board) em pesquisas com seres humanos compartilhadas com o Departamento de Saúde Americano e em investigações clínicas no FDA (Food and Drug Administration). Também por meio do CEP, a instituição recebeu a certificação FWA (Federalwide Assurance for the Protection of Human Subjects), que reconhece o Pequeno Príncipe como uma unidade que cumpre as regulações éticas internacionais na realização de trabalhos científicos.

    Cronograma de reuniões

    Confira o cronograma de reuniões do Comitê de Ética para 2021, bem como o prazo para a entrega dos trabalhos.

    Mês Data-limite para entrega de projetos Data da reunião
    Janeiro 18/1 25/1
    Fevereiro 12/2 22/2
    Março 19/3 30/3
    Abril 16/4 26/4
    Maio 21/5 31/5
    Junho 18/6 28/6
    Julho 16/7 26/7
    Agosto 20/8 30/8
    Setembro 17/9 27/9
    Outubro 15/10 25/10
    Novembro 19/11 29/11
    Dezembro 6/12 13/12
    Somente serão aceitos os projetos que respeitarem a data-limite para entrega e que estiverem com a documentação completa. Todos os projetos devem ser feito por meio da Plataforma Brasil.
    

    Membros do Comitê de Ética do Hospital Pequeno Príncipe

    Nome Título acadêmico
    Nilton Kiesel Filho (pediatra e coordenador do Comitê de Ética) Mestre
    Angelita Wisnieski da Silva (psicóloga) Mestre
    Bruno Jardini Mäder (psicólogo) Doutorando
    Cristiane Nogueira Binotto (cardiopediatra) Doutora
    Edenir Inêz Palmero Doutora
    Elizabeth Soares Fernandes (bióloga) Doutora
    Heloisa Ihle Garcia Giamberardino (epidemiologista) Doutora
    Karen Previdi Olandoski (nefropediatra) Mestre
    Marinei Campos Ricieri (farmacêutica) Mestre
    Milena da Costa (enfermeira) Mestre
    Patricia Krebis Ferreira (biomédica) Mestranda
    Sandro José Ribeiro Bonatto (biólogo) Doutor
    Tereza Cristina de Lima Martins (enfermeira) Pós-Graduação
    Victor Hugo Mariano Ramos (ortopedista pediátrico) Especialista

    Normas de funcionamento

    Clique em cada opção e confira as normas para o funcionamento do Comitê de Ética do Hospital Pequeno Príncipe.

    1. Regimento Interno – Revisão 2019

    2. Resolução CNS 466/2012

    3. Norma Operacional 001/2013 CNS-MS

    4. Resolução CNS 510/2016

    5. Declaração de Boas Práticas Clínicas (GCP)

    O CEP do Hospital Pequeno Príncipe tem certificação junto aos sistemas “Federalwide Assurance (FWA)” para a proteção de seres humanos e “Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) Registro de um Comitê de Revisão Institucional (IRB)”.

    1. Certificação no Office for Human Research Protections (OHRP) do Serviço de Saúde dos EUA – Federalwide Assurance (FWA) for the Protection of Human Subjects

    2. Certificação no Office for Human Research Protections (OHRP) do Serviço de Saúde dos EUA – Registration of an Institutional Review Board (IRB)

    Documentos necessários para submeter projetos

    • Clique aqui e confira as normas e arquivos para a submissão de relato de caso (trabalhos com até três sujeitos de pesquisa ou participantes).
    • Clique aqui e confira as normas e arquivos para a submissão de projetos de pesquisa (protocolos).

    Importante:

    • Os projetos podem ser submetidos durante todo o ano exclusivamente por meio da Plataforma Brasil (clique aqui e acesse). É preciso anexar todos os documentos obrigatórios, que estão disponíveis para download nesta página. Os projetos inscritos são analisados pelo colegiado uma vez ao mês, conforme cronograma apresentado nesta página
    • Para mais informações a respeito da Plataforma Brasil, bem como sua forma de uso, clique aqui e confira o treinamento a respeito do sistema. Ou entre em contato com o Comitê de Ética do Pequeno Príncipe por e-mail ou pelo telefone (41) 3310-1416.
    • Os trabalhos multicêntricos ou internacionais devem seguir os pré-requisitos ditados pelo Conep. Nesses casos, é preciso adicionar os demais documentos necessários, além dos citados acima.
    • Nos casos de suspensão ou encerramento do projeto, é preciso enviar o relatório de suspensão de estudo (clique aqui) ou o relatório de encerramento de estudo (clique aqui). Os documentos devidamente preenchidos devem ser encaminhados na forma de notificação pela Plataforma Brasil para apreciação.

    Links úteis

    Mais informações

    Telefone: (41) 3310-1416
    Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070 (piso 2 – junto à Fisioterapia SUS, ao lado da Lavanderia)
    Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
    E-mail: comite-etica-pesquisa@hpp.org.br
    Coordenador: Dr. Nilton Kiesel Filho (CRM-PR 8961) – E-mail: niltonkiesel@terra.com.br
    Secretária: Karina de Melo (karina.melo@hpp.org.br)

  • Comitê de Qualidade

    O Comitê de Qualidade do Hospital Pequeno Príncipe foi instituído em 2013 e tem como finalidade propor, avaliar e definir medidas para promover a efetiva implantação e manutenção do programa de qualidade na instituição.

    A atuação do grupo visa à certificação por meio da metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e à gestão dos processos de segurança do paciente, junto à Gerência de Processos Assistenciais e Segurança do Paciente (GPASP).

    O comitê está diretamente ligado à Diretoria Administrativo-Financeira do Pequeno Príncipe e a sua coordenação é realizada pelo Núcleo da Qualidade.

  • Comitê Transfusional

    O Comitê Transfusional do Hospital Pequeno Príncipe tem por finalidade monitorar e assessorar a prática transfusional na instituição, bem como padronizar os procedimentos transfusionais.

    O comitê contribui para a gestão e utilização racional do sangue, hemocomponentes e hemoderivados e para a redução de incidentes na área transfusional.

    É um órgão designado pela Direção Clínica, multiprofissional e de natureza técnico-científica, composto, preferencialmente, por profissionais com formação superior na área da saúde e com reconhecida experiência.