Projeto Nosso Meio Ambiente - Hospital Pequeno Príncipe

Projeto Nosso Meio Ambiente

Uma das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Humanização em parceria com a área de meio ambiente do Hospital Pequeno Príncipe tem como objetivo proporcionar um contato mais próximo com a natureza, bem como fomentar a troca e a integração de saberes e o sentimento de pertencimento. Assim, o núcleo reúne mensalmente colaboradores com mais tempo de casa e os leva para participar do projeto Nosso Meio Ambiente: Conhecer para Conservar, uma iniciativa realizada pelo Hospital em parceria com a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Com a participação nesse projeto – que faz parte das ações de educação ambiental e humanização do Pequeno Príncipe –, busca-se aproximar a história já construída por esses profissionais daquilo que ainda vai ocorrer.

A sede da AEW-PR – onde são feitas as visitas – está localizada no bairro Bacacheri, em Curitiba, e o terreno abrigará futuramente o Pequeno Príncipe Norte. O espaço tem 20 hectares e se diferencia pela grande proporção de área verde – cerca de 50% de área –, que é formada pela natureza original da região de Curitiba e na qual é encontrada uma grande diversidade de plantas dos ecossistemas de floresta de araucárias e campos, além de animais nativos.

Durante as visitas – que são realizadas desde o segundo semestre de 2018 –, os colaboradores participam de uma breve caminhada por trilhas e conhecem a vasta coleção de plantas com propriedades medicinais, nutricionais e/ou ornamentais do projeto Farmácia Viva, e o processo de compostagem e reuso de resíduos orgânicos provenientes da Cozinha do Hospital. Os profissionais do Pequeno Príncipe ainda podem levar para casa algumas mudas de espécies medicinais geradas nesse processo.

Ver menos