Urodinâmica - Hospital Pequeno Príncipe

Urodinâmica

O estudo urodinâmico é um procedimento que serve para avaliar a função da bexiga. Nele, é analisada a variação da pressão do órgão durante o período de enchimento e de esvaziamento, e é possível verificar se existem contrações e se a micção se faz de maneira coordenada, de modo que a bexiga se esvazie completamente, sem resíduo. Esses dados são importantes para que seja feito um diagnóstico e o planejamento do tratamento das crianças com sintomas funcionais do aparelho urinário.

O Hospital Pequeno Príncipe oferece o estudo urodinâmico a pacientes atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS), por convênios e particular. O exame é indicado para meninos e meninas com bexiga neurogênica, uma disfunção na qual a inervação da bexiga é defeituosa. A bexiga neurogênica pode ser secundária a anomalias da coluna – como a mielomeningocele –, lesões tumorais da medula espinhal e doenças desmielinizantes. Crianças com sintomas de perdas urinárias diurnas e noturnas, principalmente quando associadas a episódios de infecções urinárias, também têm indicação para fazer a urodinâmica.

A duração do estudo urodinâmico é de 20 a 30 minutos, mas depende da colaboração do paciente. De preferência, deve ser realizado sem sedação. Inicialmente, é feita uma fluxometria, que é um exame em que se mede o volume e a velocidade do fluxo de urina. Esse exame já serve de triagem para verificar se é preciso realizar o exame completo, que é mais invasivo, pois nele é necessário passar sonda na bexiga e reto, e o uso de eletrodos no períneo.

Preparo para a urodinâmica

Para garantir o sucesso do exame, alguns cuidados são fundamentais:

  • Recomenda-se que a criança ou o adolescente compareça ao exame com a bexiga cheia para a realização da fluxometria e, se necessário, do estudo urodinâmico.

Histórico

  • O Serviço de Urodinâmica do Hospital Pequeno Príncipe iniciou as suas atividades em 1984.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone: (41) 3514-4141 (Central de Agendamento)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2.692
E-mail: urodinamica@hpp.org.br

 

Equipe

  • Dr. Antonio Carlos Moreira Amarante

    Médico Responsável

    Dr. Antonio Carlos Moreira Amarante

    CRM-PR 6123

O exame em números (em 2022)

  • 60

    estudos urodinâmicos realizados