Primeira Infância - Hospital Pequeno Príncipe

Primeira Infância

A Primeira Infância é o período que compreende a gestação, o parto e os primeiros 6 anos de vida da criança. A Primeiríssima Infância, por sua vez, abrange a fase que vai da gestação até os 3 anos de idade. São etapas muito importantes para o desenvolvimento dos meninos e meninas, nas quais são vividas experiências que são levadas para o resto da vida.

O aprendizado dos bebês, por exemplo, começa quando eles ainda estão na barriga da mãe. Lá, eles conseguem perceber os sons do “lado de fora”, ouvindo vozes e diferenciando-as. Também ouvem os sons produzidos pelo corpo da mãe e percebem as mudanças que ocorrem nele, como a aceleração dos batimentos cardíacos ou o movimento de caminhar.

No caso dos recém-nascidos, embora eles ainda não falem nem engatinhem, em nenhum outro momento da sua vida seu cérebro estará desenvolvendo-se de forma tão intensa e acelerada. Por isso, oferecer cuidado, afeto e estímulos desde cedo contribui para que o bebê possa desenvolver de forma plena habilidades como pensar, falar e aprender.

Pensando na importância da Primeira Infância e considerando que um terço dos pacientes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe têm menos de 3 anos, a instituição deu início em 2014 às ações do projeto Primeiríssima Infância, cuja proposta é empoderar os cuidadores frente ao desenvolvimento global da criança.

As atividades da iniciativa buscam aproveitar o tempo de internamento para favorecer reflexões a respeito de temas que permeiam o desenvolvimento infantil, assim como valorizar a importância do vínculo da criança com seus principais cuidadores e valorizar a capacidade prematura do aprendizado dos bebês, o que está diretamente ligado aos estímulos oferecidos a eles. As ações também reforçam a importância dos cuidados de saúde, físicos e emocionais; do estímulo à comunicação; do vínculo; da leitura; dos bons hábitos alimentares; e do brincar, por exemplo.

Assim, diversas atividades são realizadas por educadoras nos quartos e enfermarias, como conversas, compartilhamento de leituras e de vídeos informativos, discussão de tópicos sobre o desenvolvimento infantil e incentivos aos familiares para uma participação ativa no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Sempre ressaltando a importância dos estímulos, das vivências, do vínculo, do carinho e do afeto para o desenvolvimento dos meninos e meninas.

Também são promovidas ações com os colaboradores do Hospital, que participam de palestras e capacitações.

Cuidando de Quem Cuida

O Hospital Pequeno Príncipe, por meio do projeto Cuidando de Quem Cuida – que faz parte do programa Primeiríssima Infância –, preparou uma cartilha a respeito dessa fase tão importante da vida de uma criança, que vai do período da gestação até os 3 anos de idade. Com um conteúdo dividido por etapas de desenvolvimento, o material apresenta orientações sobre como reforçar o vínculo e garantir um ambiente seguro para que os meninos e meninas possam desenvolver-se com saúde e bem-estar. Também conta com dicas relacionadas à importância da alimentação, das brincadeiras e do desenvolvimento da linguagem, entre outros temas. Clique aqui e confira o arquivo da cartilha em PDF na íntegra.

 

Ver menos

Os projetos em números (em 2022)

  • 612

    famílias beneficiadas

    pelo Projeto Primeiríssima Infância

  • 1.079

    pacientes beneficiados

    em atendimentos de primeira infância