Neurologia Pediátrica - Hospital Pequeno Príncipe

Neurologia

A neurologia pediátrica é a especialidade médica que estuda e trata dos distúrbios estruturais dos sistemas nervoso central, periférico e autônomo, o que envolve cérebro, medula, nervos – incluindo os seus revestimentos –, vasos sanguíneos e todos os tecidos efetores, como os músculos. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, distúrbios do sono, crises convulsivas, epilepsia, mielopatias, doenças vasculares e neuroinfecções, como meningite.

Neurologia Pediátrica

O Serviço de Neurologia do Hospital Pequeno Príncipe é considerado um dos mais completos na área da pediatria. É formado pelo Ambulatório de Epilepsia, Ambulatório de Distúrbios de Movimento e Paralisia Cerebral, Ambulatório de Erros Inatos do Metabolismo, Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem e Serviço de Eletroencefalografia.

O Ambulatório de Erros Inatos do Metabolismo é o único do Paraná a investigar e diagnosticar doenças complexas e raras da infância e tem uma equipe multiprofissional composta por neurologistas, geneticistas, endocrinologista, cardiologista, nefrologista, hepatologista e nutricionista. Os profissionais se reúnem uma vez por mês para analisar casos de doenças raras, multissistêmicas (que afetam vários órgãos) e de difícil diagnóstico na área de neurologia pediátrica, em um trabalho pioneiro no estado e um dos raros existentes no Brasil.

Em 2016, o Pequeno Príncipe foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Doenças Raras. Há décadas, a instituição trabalha em favor dos pacientes diagnosticados com essas enfermidades.

Histórico

  • O Serviço de Neurologia do Hospital Pequeno Príncipe foi criado em julho de 1983, com a vinda do médico Alfredo Löhr Junior para a instituição. Na sequência, passaram a integrar o serviço as médicas Marilis Tissot, Mauren Corvello Teixeira e Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos, sendo que as duas primeiras deixaram o serviço depois de três anos. Posteriormente, outros profissionais começaram a atuar no serviço, como os médicos Elizabete Coelho Auerswald, Paulo Breno Noronha Liberalesso (que atualmente atua somente na Neurofisiologia), Simone Vieira Karuta, Antonio Carlos de Farias e Maria Julia Camiña Bugallo, mas esses três últimos profissionais não estão mais no setor. Mais recentemente se somaram à equipe os médicos Adriana Banzzatto Ortega, Mônica Jaques Spinosa, Anderson Nitsche, Daniel Almeida do Valle e Rafaela Grochoski.
  • O Serviço de Eletroencefalografia foi criado em 1985.
  • Quando o Serviço de Neurologia Pediátrica foi fundado, o Serviço de Neurocirurgia já estava em funcionamento no Hospital. Assim, a neurologia ficou atrelada à neurocirurgia por alguns anos. Por volta de 1992, a neurologia se desmembrou e passou a atuar com ambulatório e enfermaria independentes.
  • O Pequeno Príncipe foi habilitado, em 2016, pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Doenças Raras.
  • Há mais de 20 anos, o Serviço de Neurologia Pediátrica também disponibiliza um setor de formação de especialistas em neurologia pediátrica, por meio da Residência em Neurologia Infantil. Atualmente, o programa de residência forma, após dois anos de treinamento, quatro especialistas por ano.
Ver menos

Atendimento

SUS

Os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem, por meio da Central de Agendamento de Consultas.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2.700

Convênios e particular

Para agendar uma consulta por meio de convênio médico ou particular, basta entrar em contato com a Central de Agendamento, pelo telefone abaixo.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Iguaçu, 1.458

Equipe

  • Dr. Alfredo Löhr Junior

    Médico Responsável

    Dr. Alfredo Löhr Junior

    CRM-PR 5657

  • Dra. Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos

    Médica Responsável

    Dra. Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos

    CRM-PR 11042

    Setor de Doenças Raras

  • Dra. Adriana Banzzatto Ortega

    CRM-PR 18667

    Eletroneurofisiologia

  • Dr. Anderson Nitsche

    CRM-PR 23160

  • Dr. Daniel Almeida do Valle

    Dr. Daniel Almeida do Valle

    CRM-PR 35453

  • Dra. Elisabete Coelho Auersvald

    CRM-PR 21488

  • Dra. Marilis Tissot Lara

    Dra. Marilis Tissot Lara

    CRM-PR 10105

  • Dra. Michelle Silva Zeny

    Dra. Michelle Silva Zeny

    CRM-PR 34799

  • Dra. Monica Jaques Spinosa

    CRM-PR 20060

  • Dra. Rafaela Grochoski

    CRM-PR 28674

A especialidade em números (em 2022)

  • 5.081

    consultas

    sendo 11 teleconsultas

  • 1.210

    internamentos

  • 2.884

    eletroencefalogramas realizados

  • 44

    eletroneuromiografias realizadas