Segurança do paciente - Hospital Pequeno Príncipe

Segurança do paciente

A Política de Gestão da Qualidade do Hospital Pequeno Príncipe é sustentada pela cultura de excelência em medicina e saúde, baseada no planejamento estratégico institucional que busca incentivar a incorporação de padronização, de práticas de inovação e de melhoria constante em diferentes âmbitos da instituição.

A gestão da qualidade envolve o grande desafio de buscar estratégias para assegurar a adequação dos processos e o cumprimento dos padrões de qualidade estabelecidos, buscando o melhor equilíbrio entre o menor risco e a maior segurança para o paciente. O modelo adotado pelo Pequeno Príncipe prevê a análise constante de resultados com vistas à prática da missão e ao alcance da visão.

A política de qualidade do Hospital prevê a gestão de documentos, protocolos, processos, riscos e indicadores, além de ferramentas de qualidade e auditoria interna. É um conjunto de ferramentas que auxiliam a instituição e seus colaboradores a manterem a excelência nos serviços prestados aos pacientes.

Atividades realizadas

A segurança do paciente consiste em atividades coordenadas para dirigir e reduzir o risco de danos desnecessários na assistência à saúde e na participação do familiar, que acompanha a criança ou o adolescente, no cuidado prestado.

Para isso, a instituição possui um sistema de gestão permanentemente capaz de identificar os riscos, mapear os processos, visualizar as interfaces, ter visão positiva dos problemas identificados – vendo-os como oportunidades de melhorias –, manter um ambiente seguro e formalizar novos processos. São ações articuladas que melhoram a qualidade da assistência e garantem segurança ao paciente, ao profissional de saúde, ao meio ambiente e à instituição.

Uma das premissas para o alcance da cultura de segurança é a existência de uma comunicação aberta, honesta e transparente entre os serviços de saúde e seus pacientes e familiares, possibilitando ao profissional de saúde adquirir uma visão sistêmica dos problemas, compreendendo as necessidades e prioridades da família. Assim, é possível contribuir e facilitar o desenvolvimento de um plano de cuidado que atenda às necessidades de assistência e psicoemocionais da criança ou do adolescente e de seus familiares.

Cuidado centrado no paciente

A atenção centrada no paciente e na família compreende uma abordagem do Pequeno Príncipe para o planejamento, a prestação e a avaliação do cuidado em saúde fundamentada em uma parceria que beneficia, ao mesmo tempo, os profissionais de saúde e os pacientes e suas famílias.

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