Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital - Hospital Pequeno Príncipe

Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital

Criado em 2000, o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) do Hospital Pequeno Príncipe tem como função analisar, sob o ponto de vista ético e metodológico, os projetos de pesquisa realizados nas dependências da instituição. É certificado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Ministério da Saúde.

Formado por um colegiado multiprofissional, o Comitê de Ética em Pesquisa é constituído por médicos, enfermeiros, psicólogos, biólogos, neurocientistas, farmacêutico e um representante de usuário do serviço de saúde. Juntos, eles trabalham de forma consultiva, deliberativa e educativa.

Todos os profissionais, residentes e acadêmicos que atuam no Hospital e no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe podem inscrever projetos. O comitê também aceita avaliar propostas de estudos científicos de profissionais externos, desde que sejam acompanhados por um pesquisador vinculado ao Pequeno Príncipe.

O grupo faz desde a análise e aprovação dos projetos de pesquisa até o acompanhamento dos estudos na instituição. São realizadas reuniões mensais e a cada encontro são analisados, em média, 12 novos projetos. Somente em 2018, o comitê avaliou 74 novos projetos e 10 relatos de casos. De 2015 a 2017, foi observado um crescimento de 25% no número de protocolos e emendas feitos ao CEP.

Certificações

O Hospital Pequeno Príncipe é reconhecido como IRB (Institutional Review Board) em pesquisas com seres humanos compartilhadas com o Departamento de Saúde Americano e em investigações clínicas no FDA (Food and Drug Administration). Também por meio do CEP, a instituição recebeu a certificação FWA (Federalwide Assurance for the Protection of Human Subjects), que reconhece o Pequeno Príncipe como uma unidade que cumpre as regulações éticas internacionais na realização de trabalhos científicos.

Cronograma de reuniões

Confira o cronograma de reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa para 2024, bem como o prazo para a entrega dos trabalhos.

Mês Data-limite para entrega de projetos Data da reunião
Janeiro 19/1 29/1
Fevereiro 16/2 26/2
Março 15/3 25/3
Abril 19/4 29/4
Maio 17/5 27/5
Junho 14/6 24/6
Julho 19/7 29/7
Agosto 16/8 26/8
Setembro 20/9 30/9
Outubro 18/10 28/10
Novembro 15/11 25/11
Dezembro 2/12 9/12
Somente serão aceitos os projetos que respeitarem a data-limite para entrega e que estiverem com a documentação completa. Todos os projetos devem ser feito por meio da Plataforma Brasil.

Membros do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe

Nome Título acadêmico
Nilton Kiesel Filho (pediatra e coordenador do Comitê de Ética) Mestre
Angelita Wisnieski da Silva (psicóloga) Mestre
Cristiane Nogueira Binotto (cardiopediatra) Doutora
Fernanda Akemi Machado Miyazaki Nichel Acadêmica
Heloisa Arruda Gomm Barreto Mestre
Heloisa Ihle Garcia Giamberardino (epidemiologista) Doutora
Heloisa Komechen Doutora
Josiane de Souza (médica geneticista) Mestre
Milena da Costa (enfermeira) Mestre
Patricia Krebis Ferreira (biomédica) Mestranda
Tereza Cristina de Lima Martins (enfermeira) Pós-Graduação
Victor Hugo Mariano Ramos (ortopedista pediátrico) Especialista

Normas de funcionamento

Clique em cada opção e confira as normas para o funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe.

1. Regimento Interno – Revisão 2022

2. Resolução CNS 466/2012

3. Norma Operacional 001/2013 CNS-MS

4. Resolução CNS 510/2016

5. Declaração de Boas Práticas Clínicas (GCP)

6. Registro de Renovação do CEP

O CEP do Hospital Pequeno Príncipe tem certificação junto aos sistemas “Federalwide Assurance (FWA)” para a proteção de seres humanos e “Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) Registro de um Comitê de Revisão Institucional (IRB)”.

1. Certificação no Office for Human Research Protections (OHRP) do Serviço de Saúde dos EUA – Federalwide Assurance (FWA) for the Protection of Human Subjects

2. Certificação no Office for Human Research Protections (OHRP) do Serviço de Saúde dos EUA – Registration of an Institutional Review Board (IRB)

Documentos necessários para submeter projetos

  • Clique aqui e confira as normas e arquivos para a submissão de relato de caso (trabalhos com até três sujeitos de pesquisa ou participantes).
  • Clique aqui e confira as normas e arquivos para a submissão de projetos de pesquisa (protocolos).

Importante:

  • Os projetos podem ser submetidos durante todo o ano exclusivamente por meio da Plataforma Brasil (clique aqui e acesse). É preciso anexar todos os documentos obrigatórios, que estão disponíveis para download nesta página. Os projetos inscritos são analisados pelo colegiado uma vez ao mês, conforme cronograma apresentado nesta página
  • Para mais informações a respeito da Plataforma Brasil, bem como sua forma de uso, clique aqui e confira o treinamento a respeito do sistema. Ou entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa do Pequeno Príncipe por e-mail ou pelo telefone (41) 3310-1416.
  • Os trabalhos multicêntricos ou internacionais devem seguir os pré-requisitos ditados pelo Conep. Nesses casos, é preciso adicionar os demais documentos necessários, além dos citados acima.
  • Nos casos de suspensão ou encerramento do projeto, é preciso enviar o relatório de suspensão de estudo (clique aqui) ou o relatório de encerramento de estudo (clique aqui). Os documentos devidamente preenchidos devem ser encaminhados na forma de notificação pela Plataforma Brasil para apreciação.

Links úteis

Mais informações

Telefone: (41) 3310-1416
Endereço: Av. Silva Jardim, 1.617 (2.º andar do prédio histórico César Pernetta – junto à sala da Auditoria)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: comite-etica-pesquisa@hpp.org.br
Coordenador: Dr. Nilton Kiesel Filho (CRM-PR 8961) – E-mail: niltonkiesel@terra.com.br
Secretário: Leonardo Costa de Freitas Correia – E-mail: leonardo.correia@hpp.org.br

Ver menos