Internamento pelo SUS - Hospital Pequeno Príncipe

Internamento pelo SUS

Confira os trâmites que precisam ser seguidos quando o internamento é feito via SUS

  • Internamento de emergência: a Unidade de Saúde 24 horas (UPA) é a responsável por encaminhar o paciente para internamento no Pequeno Príncipe. Para isso, a criança ou o adolescente precisa passar por uma consulta no Pronto Atendimento SUS do Hospital, na qual o médico faz o Laudo para Emissão de Autorização de Internação Hospitalar Emergencial.
  • Internamento eletivo ou em casos de cirurgia: nesses casos ⎼ que são agendados previamente para a realização de exames e procedimentos cirúrgicos ⎼, o responsável pelo paciente deverá apresentar no Setor de Internamento a ficha pré-anestésica. Essa documentação será fornecida pelo ambulatório do Hospital Pequeno Príncipe onde o paciente foi atendido.

Importante:

  • Quando a internação for eletiva ou em casos de cirurgia, será preciso chegar ao Hospital, no mínimo, uma hora antes ao horário agendado. Também deverão ser apresentados os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança e do adolescente; documento de identidade do responsável pelo paciente; Cartão Nacional de Saúde (CNS – cartão do SUS); e comprovante de residência. Caso o responsável legal não seja o pai ou a mãe, será preciso apresentar o documento de guarda ou a declaração de autorização registrada em cartório autorizando-o a internar, acompanhar a internação e fazer a alta hospitalar.
  • Em casos de cirurgia, deverá ser apresentado na consulta pré-anestésica ou no Setor de Internamento o Termo de Consentimento Cirúrgico assinado pelo responsável pelo paciente e pelo médico.
  • Ao receber a alta médica, o quarto deverá ser liberado pelo paciente e pelo seu acompanhante em até uma hora. Caso contrário, a diária passará a ser cobrada como particular.

Acomodações e comodidades

  • O Hospital Pequeno Príncipe oferece aos pacientes internados via SUS acomodação em enfermarias.
  • Os espaços contam com conforto hospitalar, como televisão e acesso a wi-fi grátis.
  • Os pacientes recebem cinco refeições diárias nas enfermarias (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia).
  • Os acompanhantes do SUS recebem quatro refeições diárias gratuitamente, por meio do Programa Família Participante. As refeições são servidas no Refeitório do Hospital, localizado no térreo do Pequeno Príncipe.

Programa Família Participante

O Hospital Pequeno Príncipe oferece aos acompanhantes do SUS o Programa Família Participante, que permite o fortalecimento afetivo entre os familiares e o paciente durante todo o tempo de internação. A iniciativa garante aos acompanhantes alimentação, hospedagem e uma sala na qual são disponibilizados televisão, computadores com acesso à internet e local para banho e descanso, bem como para guardar os seus pertences.

Mais informações

Telefones: (41) 3310-1100 (Programa Família Participante)
E-mail: familia-participante@hpp.org.br

Ver menos