Imunologia Clínica - Hospital Pequeno Príncipe

Imunologia Clínica

A Imunologia Clínica é a especialidade da medicina que faz o diagnóstico e o tratamento das doenças que afetam o funcionamento do sistema imunológico. Desde o fim de 2012, o Hospital Pequeno Príncipe conta com o Ambulatório de Imunologia, que tem como foco o diagnóstico e o tratamento de imunodeficiências primárias (IDPs).

As IDPs são doenças genéticas nas quais algum elemento do sistema imunológico não é produzido ou não funciona adequadamente. Isso deixa a criança ou o adolescente vulnerável a infecções graves ou recorrentes, bem como predisposto a certos tipos de câncer, doenças autoimunes ou enfermidades autoinflamatórias.

Estima-se que existam mais de 350 tipos de imunodeficiências primárias e que, no Brasil, 170 mil pessoas tenham alguma dessas doenças. Mas as IDPs ainda são subdiagnosticadas no mundo todo. Com isso, muitas vezes, os meninos e meninas com essas enfermidades têm infecções recorrentes ou podem, até mesmo, ir a óbito, porém não têm a doença de base diagnosticada, que pode ser um sistema imunológico deficiente.

Além do diagnóstico, o ambulatório oferece acompanhamento e tratamento aos pacientes, que pode ser feito, por exemplo, com o uso de medicações para prevenir as infecções e de imunomoduladores ou com a reposição de imunoglobulinas (anticorpos). Em alguns casos, é necessário fazer transplante de medula óssea, procedimento que é realizado no próprio Pequeno Príncipe pelo Serviço de Transplante de Medula Óssea. Nessa situação, o paciente também faz o acompanhamento no ambulatório após o transplante.

Conscientização sobre as IDPs

Com o objetivo de alertar cada vez mais os profissionais de saúde sobre as imunodeficiências primárias, o Hospital Pequeno Príncipe dedica uma semana de aula dos residentes dos programas de residência médica para abordar essas doenças. A instituição também desenvolve pesquisas a respeito das IDPs e, todos os anos, promove ações diferenciadas na Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, lembrada em abril, para a conscientização dos profissionais de saúde e da sociedade em relação a essas enfermidades.

Histórico

  • O Ambulatório de Imunologia do Hospital Pequeno Príncipe iniciou as suas atividades no fim de 2012 e tem como foco o atendimento exclusivo a pacientes com imunodeficiências primárias.
Ver menos

Atendimento

SUS

A equipe do Ambulatório de Imunologia do Pequeno Príncipe presta consultoria em casos de pacientes internados no próprio Hospital pelo Sistema Único de Saúde, para a investigação de imunodeficiências primárias. Também atua em conjunto com as demais especialidades da instituição quando é necessário o apoio da Imunologia no tratamento das crianças e dos adolescentes já em tratamento no Pequeno Príncipe pelo SUS.

Particular

Para agendar uma consulta particular, basta entrar em contato por meio do telefone abaixo.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Iguaçu, 1.458

Equipe

  • Dra. Carolina Cardoso de Mello Prando

    Médica Responsável

    Dra. Carolina Cardoso de Mello Prando

    CRM-PR 30108

A especialidade em números (em 2022)

  • 253

    consultas

    sendo 32 teleconsultas

  • 314

    internamentos