Lactário - Hospital Pequeno Príncipe

Lactário

O Lactário do Hospital Pequeno Príncipe é a unidade destinada à produção, higienização e distribuição das mamadeiras para os pacientes internados. No local, são produzidas mamadeiras com preparações à base de fórmulas infantis, compostos lácteos, chás e reidratante oral, e preparados frascos de nutrição enteral. O setor funciona desde 1991.

Por mês, o lactário produz, em média, 18 mil mamadeiras e mais de 12 mil frascos de nutrição enteral. Isso equivale a cerca de 5 mil litros de mais de 60 diferentes fórmulas, suplementos e dietas enterais. O setor ainda é responsável por preparar as mamadeiras destinadas aos filhos de colaboradores que frequentam o Centro de Educação Infantil (CEI) da instituição.

O lactário também conta com o Posto de Coleta de Leite Humano, um local reservado às mães que amamentam os filhos que estão internados no Hospital e precisam esgotar o leite. O espaço é equipado com esgotadeiras elétricas que podem ser utilizadas em horários preestabelecidos. Após a coleta, o leite é fracionado e enviado às UTIs, quartos e enfermarias para a alimentação dos pacientes. O posto realiza, em média, 630 atendimentos por mês, beneficiando quase 80 pacientes com a coleta de mais de 60 litros de leite materno.

É importante ressaltar que o Pequeno Príncipe não possui Banco de Leite Humano, sendo que o leite coletado por uma mãe é destinado somente ao seu filho. No posto é feita, durante o período de internação, apenas a coleta da quantidade prescrita pelo médico do paciente, e não de todo o leite produzido pela mãe.

Ver menos

Equipe

  • Nutricionista Responsável

    Ana Tereza Campos Gebran

    CRN - PR 669