Exames contrastados - Hospital Pequeno Príncipe

Exames contrastados

Os exames contrastados são essenciais para a visualização de estruturas anatômicas que não são evidenciadas nos exames convencionais. Neles, o uso de um meio de contraste faz com que vasos sanguíneos, aparelho urinário, pulmões, cérebro, coração, tireoide, rins, trato intestinal e outros órgãos e estruturas do corpo sejam visíveis com uma melhor definição.

Assim, esses exames de imagem são essenciais para o estudo da anatomia e função de determinadas partes do corpo, contribuindo para a precisão no diagnóstico de diversas doenças. São utilizados diferentes tipos de contraste, como o iodo, usado na colangiografia – para diagnóstico da vesícula biliar e das vias biliares –, na urografia – para visualizar a estrutura do aparelho urinário e o funcionamento dos rins – e no exame de enema opaco – para análise do trato gastrointestinal.

No Hospital Pequeno Príncipe, os exames contrastados são oferecidos no Centro de Imagem (Ceima) para crianças e adolescentes, seja por busca direta ou para pacientes em tratamento ambulatorial na instituição, que estejam internados no Hospital ou atendidos nos serviços de Pronto Atendimento. Os exames são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), por convênios e particular. Importante: os pacientes do SUS que fazem acompanhamento ambulatorial na instituição precisam ser encaminhados pelos serviços do próprio Pequeno Príncipe. Não são atendidos casos encaminhados por unidades básicas de saúde ou por outros hospitais.

Os exames podem ser realizados com ou sem anestesia, conforme indicação da equipe médica. O Pequeno Príncipe oferece os seguintes tipos de exames contrastados: colangiografia; dacriocistografia; enema opaco; esôfago; esôfago-estômago-duodeno; fistulografia; flebografia; fluxometria com doppler; sialografia; trânsito morfológico do delgado; uretrocistografia; e urografia venosa minutada. Esses exames precisam ser agendados. Caso o paciente já tenha feito algum exame contrastado, é preciso trazê-lo ao Hospital para comparação.

Preparo para os exames contrastados

Para garantir o sucesso dos exames, alguns cuidados, específicos para cada tipo de procedimento são fundamentais:

  • A dacriocistografia é um exame radiológico contrastado para avaliação das vias lacrimais. Para a sua realização, o paciente precisa estar em jejum de 6 horas. Como o exame é realizado com anestesia, é preciso agendar uma consulta pré-anestésica, que é obrigatória. Caso a consulta não seja realizada, o exame precisará ser reagendado para outra data. Confira os telefones para agendamento e o endereço dos ambulatórios de Anestesiologia:
    – SUS: (41) 3514-4141 (Central de Agendamento) – Av. Silva Jardim, 1.677 (térreo)
    – Convênios e particular: (41) 3310-1264 – Rua Brigadeiro Franco, 2.692
  • O exame contrastado de esôfago-estômago-duodeno avalia a forma e a funcionalidade desses órgãos, bem como de uma parte do intestino delgado. Para a sua realização, o paciente precisará estar em jejum, cuja quantidade de horas será indicada no momento do agendamento. No dia do exame, é preciso chegar ao Centro de Imagem com 20 minutos de antecedência.
  • Para a realização do exame contrastado enema opaco, são feitas diversas orientações de preparo para bebês que apenas mamam; bebês com alimentação diversificada e com idade abaixo de 1 ano; e bebês e crianças com alimentação diversificada e idade maior que 1 ano. Há recomendações para os dias anteriores e para o dia do exame, relativas à dieta e ao uso de laxante e medicamento. As orientações específicas para cada caso serão fornecidas no momento do agendamento do exame.
  • Para a realização do exame contrastado de trânsito intestinal, o paciente precisa estar em jejum de 4 horas. No dia do exame, é preciso chegar ao Centro de Imagem com 20 minutos de antecedência.
  • Em caso de exame contrastado de urografia excretora, o paciente também precisa fazer jejum, cuja quantidade de horas será indicada no momento do agendamento. No dia do exame, é preciso chegar ao Ceima com 20 minutos de antecedência.
  • O exame de uretrocistografia miccional avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra. Para a realização do exame, é preciso trazer ao Centro de Imagem o resultado parcial de urina e urocultura, que deve ser feito 2 semanas antes da uretrocistografia. No dia do exame, é preciso chegar ao Ceima com 20 minutos de antecedência.
  • Para os demais exames contrastados oferecidos, as orientações de preparo serão dadas no momento do agendamento.

Histórico

  • O Hospital Pequeno Príncipe conta, desde 1994, com o Centro de Imagem, o maior exclusivamente pediátrico do Brasil. O serviço é formado por radiologistas especializados em imagem pediátrica e oferece atendimento 24 horas por dia, com o 140 uso de equipamentos de ponta. O Ceima realiza, além de exames contrastados, raio-X simples, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ecografia e radiologia intervencionista.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone para agendamento de exames: (41) 3310-1340
Atendimento:
24 horas (para emergência)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exames eletivos para SUS, convênios e particular)
Aos sábados, das 7h às 13h (exames eletivos para convênios e particular)
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070
E-mail: radiologia@hpp.org.br

Telefones úteis do Ceima

Agendamento: (41) 3310-1340
Recepção: (41) 3310-1342
Secretaria (laudos): (41) 3310-1347
Supervisão de administração: (41) 3310-1394
Supervisão de assistência: (41) 3310-1312

 

Equipe

  • Dr. Jorge Alberto Ledesma

    Médico Responsável

    Dr. Jorge Alberto Ledesma

    CRM-PR 5962

  • Dr. Adilson Girotto de Oliveira

    Dr. Adilson Girotto de Oliveira

    CRM-PR 25417

    Médico Radiologista

  • Dra. Alessandra Regina da Silva

    CRM-PR 16983

    Médica Radiologista

  • Dra. Ana Flávia Pimentel da Silva Orth

    CRM-PR 33220

    Médica Radiologista

  • Dra. Angela Cristina Bertoldi

    Dra. Angela Cristina Bertoldi

    CRM-PR 15468

    Médica Radiologista

  • Dr. Bernardo Corrêa de Almeida Teixeira

    CRM-PR 15468

    Médico Radiologista

  • Dr. Bruno Augusto Telles

    Dr. Bruno Augusto Telles

    CRM-PR 26636

    Médico Radiologista

  • Dr. Bruno Maurício Pedrazzani

    Dr. Bruno Maurício Pedrazzani

    CRM-PR 19452

    Médico Radiologista

  • Dr. Fabio Lucio Stalhschmidt

    Dr. Fabio Lucio Stalhschmidt

    CRM-PR 19420

    Médico Radiologista

  • Dra. Flávia Orizzi De Souza Sandrin

    Dra. Flávia Orizzi De Souza Sandrin

    CRM-PR 27862

    Médica Radiologista

  • Dr. Guilherme Augusto Bertoldi

    CRM-PR 16856

    Médico Radiologista

  • Dr. Marco Antonio Nicolodelli

    CRM-PR 14702

    Médico Radiologista

  • Dra. Marina Lucianelli

    CRM-PR 51881

    Médica Radiologista

  • Dra. Miriana de Lima Alves

    CRM-PR 31827

    Médica Radiologista

  • Dr. Pietro Bosquirolli Maffezzolli

    CRM-PR 37577

    Médico Radiologista

  • Dr. Raphael Wagner Teixeira

    CRM-PR 37007

    Médico Radiologista

Os exames em números (em 2022)

  • 960

    exames contrastados realizados