Quem somos - Hospital Pequeno Príncipe

Quem somos

Pequeno Príncipe: há mais de 100 anos transformando vidas

O Pequeno Príncipe é mais do que o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. É um centro de referência no qual se pratica, ensina e pesquisa o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes. É um hospital que se preocupa com a saúde dos seus pacientes, para além do tratamento das suas doenças.

Instituição filantrópica, mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, desde 1919 se dedica à causa da saúde infantojuvenil. Sua excelência técnico-científica tem transformado a vida de milhares de pacientes ao longo de um século de atuação. Junto com a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, forma o Complexo Pequeno Príncipe. A unidade de assistência à saúde foi eleita, pela terceira vez consecutiva, um dos melhores hospitais que atuam com pediatria no mundo, em um ranking com 250 instituições de saúde elaborado pela revista norte-americana Newsweek.*

*O melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina

O Hospital Pequeno Príncipe foi eleito, pela terceira vez consecutiva, um dos melhores hospitais do mundo que atuam com pediatria, em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek. É o primeiro hospital exclusivamente pediátrico da América Latina na lista, que conta com 250 instituições de saúde, ocupando a 80.ª posição. O ranking traz 16 hospitais brasileiros, e o Pequeno Príncipe está em quarto lugar entre eles, sendo o único do Paraná e o único da Região Sul. A lista foi elaborada pela Newsweek em conjunto com a conceituada empresa de pesquisa global Statista, com base na consulta on-line a dezenas de milhares de especialistas, entre médicos, profissionais de saúde e gestores de mais de 30 países.

No Hospital, são realizados por ano mais de 249 mil atendimentos ambulatoriais. A instituição é referência em procedimentos de alta e de média complexidade, como transplantes de órgãos e de medula óssea que beneficiam meninos e meninas de todo o país. O Pequeno Príncipe oferece 35 especialidades médicas, que contam com equipes multiprofissionais especializadas. É um patrimônio do Paraná e do Brasil.

Com 361 leitos, sendo 68 em UTIs, o Pequeno Príncipe realiza mais de 18 mil cirurgias por ano. Dispõe de uma estrutura única pensada exclusivamente para oferecer o melhor, que alia tecnologia e humanização em prol do bem-estar de todos. Cerca de 60% dos atendimentos são realizados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso faz com que a instituição receba crianças e adolescentes de diferentes estados do Brasil.

A inovação tecnológica anda de mãos dadas com a inovação social. A instituição foi pioneira também em humanização e precursora de políticas públicas, com ações como o Programa Família Participante, que trouxe os familiares para acompanhar os pacientes durante o tratamento, ainda nos anos de 1980, antes da regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trouxe também, de forma inédita, para os quartos e corredores do Hospital a educação e a cultura, garantindo assim direitos fundamentais na formação dos meninos e meninas que chegam à instituição.

A Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe, possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) nas áreas de saúde e educação. O reconhecimento da CEBAS é prorrogável a cada três anos, mediante solicitação ao Ministério da Saúde. Em 2024, a Associação, mais uma vez, solicitará a prorrogação desse benefício para os três anos seguintes.

Formação

Berço da pediatria paranaense, é hospital de ensino desde a década de 1930 e forma especialistas em diferentes áreas de atuação desde os anos de 1970. Mais de dois mil médicos pediatras, anestesistas, ortopedistas, cardiologistas, cancerologistas e cirurgiões pediátricos de todo o país já complementaram a sua formação e especialização em estágios e residências médicas no Hospital Pequeno Príncipe.

Medicina do futuro

Em saúde, a modernização é diária; e os desafios, constantes. No Pequeno Príncipe, a medicina do futuro já começou com pesquisas e tratamentos que usam a genômica e se intensificou com a instalação do novo Laboratório Genômico em 2018. A unidade contribui para uma melhor precisão no diagnóstico precoce, bem como para o prognóstico e o tratamento do câncer infantojuvenil, assim como de outras doenças. Proporciona, ainda, mais segurança à decisão terapêutica e ao tratamento assertivo.

Com uma trajetória marcada pela excelência e inovação científica, aliadas à compaixão, empatia e dignidade, o Hospital Pequeno Príncipe acumulou diversas conquistas. Os serviços de saúde de qualidade, a boa prática da medicina, a formação e a pesquisa têm sido somadas nesse tempo a ações que focam na garantia dos direitos dos pacientes – transformando, dessa forma, o jeito de se fazer pediatria no país. Tudo realizado com muito amor e o apoio da sociedade, tanto de empresas como de pessoas físicas e do poder público.

Ver menos

O Hospital em números (em 2022)

  • 361

    leitos

    sendo 68 em UTIs e 10 para transplantes de medula óssea

  • 249.302

    atendimentos ambulatoriais

  • 18.094

    cirurgias

  • 20.044

    internamentos

  • 1.061.086

    exames

  • 275

    transplantes

    sendo 37 de órgãos (coração, rim e fígado), 47 de válvula cardíaca, 56 de medula óssea e 135 de tecido ósseo