Pequeno Príncipe é eleito um dos melhores hospitais do Brasil

Notícias

Pequeno Príncipe é eleito um dos melhores hospitais do Brasil

Instituição também figura como a melhor exclusivamente pediátrica da América Latina no ranking elaborado da revista Newsweek
14/09/2023
Pequeno Príncipe eleito um dos melhores hospitais do Brasil
O Pequeno Príncipe aplica o modelo no qual a assistência, o ensino e a pesquisa andam de braços dados.

O Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país, foi eleito um dos quatro melhores hospitais do Brasil, em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek. Em relação à classificação anterior, a instituição paranaense subiu sete posições, ficando em 80.º lugar. Os hospitais A.C.Camargo, Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein ocupam respectivamente as 32.ª, 70.ª e 72.ª posições. A classificação por especialidade mantém o Hospital Pequeno Príncipe, pelo terceiro ano consecutivo, como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina.

Neste ano, a lista contempla 250 hospitais que atuam com pediatria no mundo todo. Desses, 16 são brasileiros –  14 do estado de São Paulo, um de Minas Gerais e o Pequeno Príncipe, o único da Região Sul no ranking.

Para o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, o reconhecimento internacional em um dos anos mais desafiadores do Hospital tem um significado ainda mais relevante. “Enfrentamos um dos anos mais difíceis financeiramente. Precisamos destacar o fato de sermos uma instituição filantrópica centenária, que apesar do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, colhemos ótimos resultados”, afirma.

A diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro ressalta também o apoio de parceiros e da comunidade. “Sempre tivemos a postura de investir em conhecimento, inovação, pesquisa e humanização, e os apoios continuados são uma demonstração de confiança e reconhecimento de nosso trabalho. A pandemia nos trouxe um dos cenários mais desafiadores, mas sem o apoio de pessoas e empresas que acreditam na causa da saúde infantojuvenil não chegaríamos aos nossos ótimos resultados. Por isso, temos que celebrar com eles esse reconhecimento que nos coloca entre os primeiros do mundo”, considera.

“O Pequeno Príncipe é um hospital único, não apenas pelo seu porte, números de atendimento ou por todos os serviços de referência que oferece. Nossos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde atuam valorizando a humanização frente ao cenário da pediatria complexa”, realça o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho. Para ele, receber o voto imparcial de especialistas internacionais que colocam o Pequeno Príncipe próximo às referências mundiais demonstra também a estratégica interação das equipes multiprofissionais do Hospital com profissionais de todo o mundo, para cumprir a missão institucional de fazer o melhor de si em benefício da saúde das crianças e adolescentes.

Pequeno Príncipe é eleito um dos melhores hospitais do Brasil
A instituição, referência em média e alta complexidade, é reconhecida pelo terceiro ano consecutivo como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina.

Metodologia

Para definir os “Melhores hospitais especializados do mundo 2024”, a Newsweek considerou a pesquisa on-line, feita entre junho e julho de 2023, com dezenas de milhares de especialistas, entre médicos, profissionais de saúde e gestores de mais de 30 países. O convite para participar da avaliação levou em conta a experiência profissional dos participantes.

Os convidados foram orientados a recomendar hospitais com base em sua própria área de especialização (por exemplo, cardiologia para cardiologistas) e puderam indicar hospitais de uma área secundária opcional, considerando a frequente cooperação com tal especialidade.

Não foram permitidas recomendações para hospitais onde o profissional atua. Além das indicações dos especialistas, as acreditações, quando disponíveis, foram utilizadas como um elemento adicional ao modelo de pontuação. A Newsweek explica também que as certificações refletem uma série de requisitos estruturais e/ou de qualidade que são relevantes para os rankings especializados.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

19/07/2024

Pequeno Príncipe recebe representante do St. Jude Global e da Aliança AMARTE no Brasil

O Hospital integra o esforço global do St. Jude para combater o câncer, especialmente em países pobres e em desenvolvimento, e participa da Rede AMARTE no Brasil, com o mesmo propósito
16/07/2024

Corrida e Caminhada Pequeno Príncipe 2024: veja como foi!

A oitava edição contou com a participação de mais de duas mil pessoas em uma mobilização social que uniu esporte e solidariedade
13/07/2024

ECA: ampliação de leis fortalece proteção contra violência

Entre as atualizações, está a inclusão de bullying e cyberbullying no Código Penal. Neste Dia do ECA, o Hospital Pequeno Príncipe chama a atenção para dados alarmantes destes tipos de violências
10/07/2024

Por que é importante não reprimir o choro?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas de como criar um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes expressarem as emoções
09/07/2024

Sessão de cinema diverte pacientes da hemodiálise

Crianças e adolescentes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe saíram do espaço com o coração aquecido e memórias inesquecíveis
08/07/2024

Nota de solidariedade ao hospital pediátrico bombardeado em Kiev

Pequeno Príncipe manifesta a dor pela violência cometida contra pessoas inocentes, dentre elas crianças doentes e hospitalizadas
Ver mais