Endoscopia Respiratória - Hospital Pequeno Príncipe

Endoscopia Respiratória

A endoscopia respiratória, também conhecida como broncoscopia, é um exame que permite a visualização das vias aéreas – fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios – com o auxílio de um instrumento chamado broncoscópio. Assim, auxilia no diagnóstico preciso de eventuais alterações na anatomia e de diversas doenças – como tumores, infecções e estenoses –, bem como na localização e remoção de corpos estranhos.

Dependendo da enfermidade, a broncoscopia permite a realização de biópsias do pulmão – biópsia transbrônquica ou endobrônquica – e coleta de secreção – lavado broncoalveolar ou brônquico. Os materiais coletados são enviados para análise laboratorial.

O Serviço de Endoscopia Respiratória do Hospital Pequeno Príncipe realiza os exames de endoscopia respiratória com ênfase na broncoscopia alta, laringologia e rinossinusologia, que são realizados por médicos especialistas, com agilidade, qualidade e precisão. As broncoscopias são ofertadas para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e particular. Em geral, o procedimento é feito com sedação.

São oferecidos os seguintes exames:

  • Videonasofibroscopia: exame realizado com aparelho de fibra óptica por dentro do nariz que permite avaliar doenças do nariz e dos seios paranasais, como adenoides, pólipos, sinusite crônica e tumores, por exemplo.
  • Videolaringoscopia: exame realizado com aparelho de fibra óptica no qual o aparelho desce até a laringe (cordas vocais) para avaliação de problemas respiratórios (falta de ar) e de problemas de voz.
  • Videonasofibroscopias e videolaringoscopias realizadas com nasofibroscópio Olympus, registradas em mídia digital (DVD) em pacientes internados: devido à portabilidade do material (notebook + nasofibroscópio), o exame é feito tanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) quanto nos quartos, enfermarias e centro cirúrgico, diminuindo a necessidade de locomoção dos pacientes.

Preparo para a endoscopia respiratória

Para garantir o sucesso do exame, alguns cuidados são fundamentais:

  • O paciente precisa estar em jejum de 8 horas.

Histórico

  • Em 2004, o médico otorrinolaringologista Fabiano Bleggi Gavazzoni começou a atuar no Hospital Pequeno Príncipe. Na época, ele atendia aos pedidos de consulta principalmente das UTIs para a investigação de casos de dificuldade de extubação.
  • Com o passar do tempo, esse tipo de atendimento começou a ser requisitado com mais frequência e foram iniciados os atendimentos a pacientes internados nos quartos e enfermarias, além das Unidades de Terapia Intensiva.
  • Em outubro de 2005, o Pequeno Príncipe adquiriu a aparelhagem para a realização de videoendoscopia nasossinusal e videolaringoscopia, inclusive com captura digital (vídeos gravados diretamente em DVD). Isso trouxe grande avanço para o serviço. Além das facilidades proporcionadas pela possibilidade de realização dos exames e procedimentos com essa aparelhagem no próprio Hospital, foi criado um ambulatório para atendimento de pacientes com doenças crônicas da laringe e dos seios paranasais, onde os meninos e meninas começaram a passar por consultas e exames.
  • Hoje, o serviço também realiza no Pequeno Príncipe cirurgias e intervenções para quadros crônicos laríngeos e nasossinusais.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone para agendamento de exames: (41) 3514-4141
Telefone para informações: (41) 3310-1290
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070 (1º andar)

  • Médico Responsável

    Dr. Fabiano Bleggi Gavazzoni

    CRM-PR 15955

  • Dr. Antonio Vendrami Malucelli

    CRM-PR 11502

  • Dr. Guilherme Francisco Gomes

    CRM-PR 12470