Biópsias - Hospital Pequeno Príncipe

Biópsias

O Hospital Pequeno Príncipe oferece no Centro de Imagem (Ceima) procedimentos de Radiologia Intervencionista para pacientes atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS), por convênios e particular. Confira os tipos de biópsias realizados:

Biópsia renal

A biópsia renal é um procedimento muito utilizado na Radiologia Intervencionista para identificar as doenças renais que outros exames e análises não são capazes de esclarecer. É normalmente solicitada nos casos de doenças dos rins que não conseguem ser elucidados apenas pela avaliação clínica e laboratorial. A análise do fragmento pela microscopia é uma ferramenta poderosa que estabelece o diagnóstico definitivo na maioria dos casos.

Nesse tipo de biópsia, é possível obter um pequeno fragmento do rim – de aproximadamente 1 a 2 centímetros de comprimento – através de uma agulha especial, introduzida nas costas do paciente. Com esse fragmento em mãos, pode-se avaliar microscopicamente o comprometimento das estruturas dos rins e estabelecer diagnósticos, prognósticos e indicações de tratamentos.

O procedimento normalmente é realizado com o paciente deitado de barriga para baixo, com um aparelho de ultrassonografia. A partir disso, localiza-se o rim e define-se o ponto que será biopsiado. A biópsia renal é chamada de percutânea por ser feita por meio da introdução da agulha pela pele até se chegar ao rim. Após a limpeza da pele e a anestesia local, entra-se com a agulha na região lombar, logo abaixo da última costela, geralmente auxiliado pelo ultrassom. A agulha tem um mecanismo automático que, ao ser acionado pelo médico, retira um pequeno fragmento do tecido renal. O processo é feito duas vezes, para que se obtenham duas amostras.

A biópsia renal, quando bem executada, é praticamente indolor e dura aproximadamente de 20 a 30 minutos. Após cessado o efeito do anestésico, pode haver uma pequena dor ou desconforto no local da punção nos primeiros dias. Importante: a biópsia deve ser feita somente em ambiente hospitalar. Após o procedimento, o paciente costuma ficar internado de um dia para o outro para termos certeza de que ele vai permanecer pelo menos 12 horas em repouso absoluto, atitude que reduz o risco de sangramento.

Biópsia hepática

A biópsia do fígado (hepática) guiada por ultrassonografia ou tomografia computadorizada é um procedimento médico utilizado para classificar as doenças do fígado. Esse procedimento é realizado com agulhas que são posicionadas no lugar mais adequado e seguro por meio de imagens que são obtidas durante o procedimento. Essas agulhas possuem um dispositivo que consegue retirar pequenos fragmentos da região de interesse, para posterior análise no laboratório de patologia.

A biópsia hepática fornece informações histológicas sobre a estrutura do fígado e evidências de lesões (tipo e grau, bem como a presença ou não de fibrose e tumores). Essa informação pode ser essencial não somente para o diagnóstico, mas para o estadiamento e para o estabelecimento do prognóstico e definição da conduta médica. Apesar de apenas um pequeno fragmento de tecido ser obtido, geralmente é representativo, menos para lesões focais.

A biópsia hepática é geralmente realizada por via percutânea, à beira do leito ou com o auxílio da ultrassonografia. O procedimento guiado por ultrassom é preferível por ter um índice de complicações um pouco inferior, além de permitir a visualização do fígado, bem como das lesões-alvo no caso de nódulos focais. Geralmente, indica-se a 142 biópsia para as alterações hepáticas suspeitas que não são identificadas por métodos menos invasivos ou que precisam de estadiamento histológico.

O procedimento geralmente é realizado com anestesia local ou sedação e dura entre 30 minutos e duas horas, dependendo da sua complexidade. Após o procedimento, há um período de observação clínica, que dura entre quatro e seis horas e precisa ser cumprido em ambiente hospitalar, em ambiente dedicado a esse fim e confortável, no qual o paciente vai permanecer com seu acompanhante, antes da alta.

Preparo para a biópsia

Para garantir o sucesso do procedimento, alguns cuidados são fundamentais:

  • A biópsia é um procedimento realizado com anestesia. Portanto, é preciso agendar uma consulta pré-anestésica, que é obrigatória. Caso a consulta não seja realizada, o exame precisará ser reagendado para outra data. Confira os telefones para agendamento e o endereço dos ambulatórios de Anestesiologia:
    – SUS: (41) 3514-4141 (Central de Agendamento) – Av. Silva Jardim, 1.677 (térreo)
    – Convênios e particular: (41) 3310-1264 – Rua Brigadeiro Franco, 2.692

Histórico

  • O Hospital Pequeno Príncipe conta, desde 1994, com o Centro de Imagem, o maior exclusivamente pediátrico do Brasil. O serviço é formado por radiologistas especializados em imagem pediátrica e oferece atendimento 24 horas por dia, com o uso de equipamentos de ponta. O Ceima realiza, além de exames contrastados, raio-X simples, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ecografia e radiologia intervencionista.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone para agendamento de exames: (41) 3310-1340
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exames eletivos para SUS, convênios e particular)
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070
E-mail: radiologia@hpp.org.br

Telefones úteis do Ceima

Agendamento: (41) 3310-1340
Recepção: (41) 3310-1342
Secretaria (laudos): (41) 3310-1347
Supervisão de administração: (41) 3310-1394
Supervisão de assistência: (41) 3310-1312

 

Equipe

  • Dr. Jorge Alberto Ledesma

    Médico Responsável

    Dr. Jorge Alberto Ledesma

    CRM-PR 5962

  • Dr. Adilson Girotto de Oliveira

    Dr. Adilson Girotto de Oliveira

    CRM-PR 25417

    Médico Radiologista

  • Dra. Alessandra Regina da Silva

    CRM-PR 16983

    Médica Radiologista

  • Dra. Angela Cristina Bertoldi

    Dra. Angela Cristina Bertoldi

    CRM-PR 15468

    Médica Radiologista

  • Dr. Bernardo Corrêa de Almeida Teixeira

    CRM-PR 15468

    Médico Radiologista

  • Dr. Bruno Augusto Telles

    Dr. Bruno Augusto Telles

    CRM-PR 26636

    Médico Radiologista

  • Dr. Bruno Maurício Pedrazzani

    Dr. Bruno Maurício Pedrazzani

    CRM-PR 19452

    Médico Radiologista

  • Dr. Fabio Lucio Stalhschmidt

    Dr. Fabio Lucio Stalhschmidt

    CRM-PR 19420

    Médico Radiologista

  • Dra. Fernanda de Carvalho e Silva Trevisan

    CRM-PR 28405

    Médica Radiologista

  • Dra. Flávia Orizzi De Souza Sandrin

    Dra. Flávia Orizzi De Souza Sandrin

    CRM-PR 27862

    Médica Radiologista

  • Dr. Guilherme Augusto Bertoldi

    CRM-PR 16856

    Médico Radiologista

  • Dr. Helder Groenwold Campos

    Dr. Helder Groenwold Campos

    CRM-PR 30266

    Médico Radiologista

  • Dra. Maira Levorato Basso

    CRM-PR 21725

  • Dr. Marco Antonio Nicolodelli

    CRM-PR 14702

    Médico Radiologista