Psicologia - Hospital Pequeno Príncipe

Psicologia

O Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe presta apoio psicológico a pacientes e seus familiares nas questões referentes ao adoecimento, tratamento e hospitalização, com o acompanhamento centrado nas individualidades de cada criança ou adolescente.

Os psicólogos do Pequeno Príncipe realizam triagem, avaliação, intervenção, inter consultas, desenvolvimento de protocolos e orientação. Com o objetivo de minimizar o sofrimento da criança ou do adolescente, seu trabalho engloba medidas com caráter preventivo e de reabilitação. As intervenções da equipe vão desde o processo de adaptação à hospitalização até o preparo para cirurgia.

Cada especialidade médica conta com um psicólogo responsável, psicólogos especializandos, residentes e acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe. Eles atuam nos diferentes ambulatórios e unidades de internação (quartos, enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva). São atendidos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e particular.

Assistência + ensino + pesquisa

O Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe tem um papel fundamental na integração da assistência, do ensino e da pesquisa. Na assistência, o atendimento aos pacientes é feito a partir da triagem, avaliação diagnóstica psicológica e atendimentos psicológicos individuais ou em grupos. Sua atuação visa a facilitar a adaptação ao contexto hospitalar e ao tratamento, bem como busca o bem-estar dos meninos e meninas e de seus familiares, e a prevenção do agravamento dos sintomas psicológicos, por exemplo.

Na área de ensino, o Serviço de Psicologia dispõe de programas de estágio para estudantes da graduação em Psicologia e da pós-graduação em Psicologia da Saúde e Hospitalar da Faculdades Pequeno Príncipe, além de acolher os psicólogos residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdades. Esses programas têm diferentes cargas horárias e neles são oferecidas supervisões semanais. O serviço também recebe residentes externos de várias localidades do país. Além disso, promove anualmente o Curso de Férias em Psicologia Hospitalar, com aulas que abordam temas como o uso do brinquedo no contexto hospitalar, a atuação da área em UTIs e a bioética no contexto hospitalar.

A equipe também se dedica ao desenvolvimento de pesquisas na área da Psicologia Hospitalar, a partir da prática clínica. Os resultados são apresentados em congressos regionais, nacionais e internacionais. Além disso, seus representantes integram o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e o Comitê de Bioética da instituição.

Programa Proteger

O Hospital Pequeno Príncipe oferece, desde 2007, atendimento em ambulatório para pacientes vítimas de abuso sexual intrafamiliar. Os profissionais do Serviço de Psicologia fazem consultas periódicas a essas crianças e esses adolescentes – a maior parte deles vulnerável emocionalmente –, a partir dos encaminhamentos realizados pelas equipes clínicas. Apenas em 2018, o Programa Proteger registrou um total de 1.291 atendimentos a 324 meninos e meninas.

Histórico

  • No início dos anos 1980, o Hospital Pequeno Príncipe firmou uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para a abertura de campo de estágio na instituição na área de Psicologia Clínica.
  • Entre 1982 e 1983, foi sendo formado um grupo de psicólogos e estagiários para realizar atendimentos às crianças e aos adolescentes hospitalizados.
  • Em 1986, o Pequeno Príncipe oficializou o Serviço de Psicologia, de extrema importância no contexto hospitalar.
Ver menos

Mais informações

Telefone: (41) 3310-1132
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070 (6º andar)
E-mail: psicologia@hpp.org.br

Equipe

  • Angelita Wisnieski da Silva

    Psicóloga Responsável

    Angelita Wisnieski da Silva

  • Amanda Teles Schiavo

    Amanda Teles Schiavo

    Psicóloga

  • Daniela Carla Prestes

    Daniela Carla Prestes

    Psicóloga

  • Janaína das Neves Soncella

    Janaína das Neves Soncella

    Psicóloga

  • Karine Aparecida Teixeira de Almeida

    Karine Aparecida Teixeira de Almeida

    Psicóloga

  • Leila Adriane Calegari Huscher

    Leila Adriane Calegari Huscher

    Psicóloga

  • Luana Santi Walter

    Luana Santi Walter

    Psicóloga

  • Maiara Alves Silva Maciel

    Maiara Alves Silva Maciel

    Psicóloga

  • Marianne Bonilha

    Marianne Bonilha

    Psicóloga

  • Marjorie Rodrigues Wanderley

    Marjorie Rodrigues Wanderley

    Psicóloga

  • Simone Passos Valesi

    Simone Passos Valesi

    Psicóloga

O serviço em números (em 2022)

  • 14.801

    atendimentos a pacientes e familiares

    realizados pela equipe de Psicologia