Infectologia - Hospital Pequeno Príncipe

Infectologia

A Infectologia é uma especialidade médica que trata diversos tipos de doenças, sejam agudas ou crônicas, relacionadas a infecções por vírus, bactérias, parasitas, fungos ou a infecções simultâneas por dois ou mais tipos de agentes. 

A meningite está entre as enfermidades infectocontagiosas de maior incidência, e o Hospital Pequeno Príncipe é a instituição que atende ao maior número de casos no Paraná. A instituição conta com uma equipe multiprofissional altamente preparada para identificar a doença e proporcionar o tratamento adequado imediato, inclusive no Pronto Atendimento.

Para auxiliar nos tratamentos, o Serviço de Infectologia do Hospital Pequeno Príncipe dispõe de todo o suporte de exames laboratoriais necessários à identificação e acompanhamento das doenças.

Além da meningite, o serviço oferece atendimento contra diversas enfermidades infectocontagiosas, como varicela, tuberculose, hepatites, infecções de pele, doenças sexualmente transmissíveis e outras causadas por infecções congênitas, que são transmitidas durante a gestação, sífilis e toxoplasmose.

O Serviço de Infectologia também realiza atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, com profilaxia das enfermidades que podem ser transmitidas por agressão sexual. Esses meninos e meninas ainda recebem suporte psicológico e da equipe do Serviço Social da instituição.

E mais: as infecções adquiridas por via intrauterina têm acompanhamento e tratamento no serviço. Entre elas estão AIDS (HIV), toxoplasmose, hepatites B e C, citomegalovírus e sífilis, entre outras.

Histórico

  • O Serviço de Infectologia do Hospital Pequeno Príncipe começou as suas atividades com o médico Antonio Lacerda, pioneiro na instituição, na década de 1980.
  • Desde a década de 1970, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento de casos de suspeita de violência. Foi nessa época que os profissionais iniciaram o atendimento diferenciado às crianças que chegavam à instituição vulneráveis e com lesões incompatíveis com as histórias relatadas por seus responsáveis. Desde então, o Hospital desenvolve, paralelamente a esse atendimento, ações de mobilização e conscientização sobre o tema.
Ver menos

Atendimento

SUS

Os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem, por meio da Central de Agendamento de Consultas.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Iguaçu, 1.444

Equipe

  • Dra. Marina Hideko Kinoshita Assahide

    Médica Responsável

    Dra. Marina Hideko Kinoshita Assahide

    CRM-PR 10953

  • Dr. Victor Horácio de Souza Costa Júnior

    Dr. Victor Horácio de Souza Costa Júnior

    CRM-PR 16725

    Vice-Diretor-Técnico de Assistência e Ensino

A especialidade em números (em 2022)

  • 359

    consultas

    sendo 1 teleconsulta

  • 166

    internamentos