Perguntas frequentes
Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre os serviços e a estrutura do Hospital Pequeno Príncipe.
Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre os serviços e a estrutura do Hospital Pequeno Príncipe.
O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. É uma organização sem fins lucrativos que destina cerca de 60% da sua capacidade para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O nome Pequeno Príncipe foi uma sugestão da presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, Ety da Conceição Gonçalves Forte, e é inspirado no personagem de cabelos dourados do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry no clássico O Pequeno Príncipe.
A escolha tem relação entre o cuidado do principezinho e o compromisso da instituição com seus pacientes, que, além do aspecto clínico, também abrange a dimensão do cuidado com o viés humano e social.
Em mais de cem anos de cuidado com a saúde de crianças e adolescentes, o Pequeno Príncipe já transformou milhares de histórias e quer conhecer a sua. Por meio de um hotsite, você pode compartilhar momentos e lembranças com o maior e mais completo hospital pediátrico do país. Clique aqui e registre a sua história!
Não. A logomarca do Hospital Pequeno Príncipe não pode ser utilizada sem a autorização do Setor de Marketing da instituição. Todas as marcas, símbolos e identidades visuais do Pequeno Príncipe são de propriedade exclusiva do Hospital. A utilização dessas imagens em qualquer situação, até mesmo para a publicação em redes sociais, é ilegal sem a autorização por escrito da instituição.
De acordo com a Lei 9.279/96, que regulamenta os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, a pena prevista para infrações referentes à reprodução ou alteração de marcas varia de três meses a um ano de detenção ou multa.
Com 369 leitos, sendo 76 em unidades de terapia intensiva (UTIs) e dez para o Serviço de Transplante de Medula Óssea, o Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil.
Todos os leitos possuem camas ou berços para os pacientes (conforme a idade e o tamanho da criança ou do adolescente) com todas as roupas de cama necessárias, poltrona para acompanhante, televisão, mesa e cadeira, banheiro completo e armários.
Sim. A única diferença é que nos quartos do SUS é possível ficar mais de um paciente e acompanhante. Já nos leitos de convênios e particular, o paciente não divide quarto com outras crianças e adolescentes – exceto para a modalidade enfermaria de convênios, que pode abrigar dois pacientes por quarto.
Sim. O espaço acolhe gratuitamente mães ou responsáveis mulheres por pacientes e crianças e adolescentes atendidos pelo SUS no Pequeno Príncipe e que residem fora de Curitiba, vindos de todas as regiões do Brasil. O local oferece seis quartos – totalizando 23 leitos –, sala de convivência e multiatividades, além de banheiros, cozinha e área de lazer para os pacientes.
É uma iniciativa do Pequeno Príncipe que garante aos pacientes internados o direito de permanecer com um acompanhante ao seu lado em tempo integral durante o período de hospitalização. O Hospital oferece toda a estrutura necessária para a permanência do familiar das crianças e dos adolescentes atendidos pelo SUS no ambiente hospitalar.
Além das quatro refeições diárias gratuitas (café da manhã, almoço, lanche e jantar), que são feitas no refeitório do Hospital, há uma área exclusiva na qual o acompanhante pode fazer a sua higiene pessoal, guardar seus pertences, descansar, receber orientações, assistir à televisão e usar computadores com acesso à internet. O programa é destinado a pacientes encaminhados pelo SUS, mas é integralmente oferecido pelo Pequeno Príncipe.
Sim. A lanchonete está localizada no andar térreo do Hospital, próximo aos elevadores e a Loja de Produtos Sociais. O horário de funcionamento é 24h.
Você pode entrar em contato com a instituição por meio dos seguintes telefones:
O Pequeno Príncipe possui uma grande demanda de ligações para agendamentos, assim como para o repasse de informações a responsáveis pelos pacientes. A orientação é que você tente realizar a ligação novamente e, se não obtiver sucesso, envie um e-mail para sac@hpp.org.br. Na mensagem, relate o ocorrido ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
O Hospital Pequeno Príncipe está em busca contínua da melhoria de seus serviços, e suas sugestões, críticas e elogios são fundamentais para a instituição. Você pode fazer isso por meio dos seguintes canais:
O Hospital Pequeno Príncipe recebe pacientes de todo o Brasil e disponibiliza atendimentos em 47 especialidades e áreas da pediatria que contemplam diagnóstico e tratamento. Confira!
O Hospital Pequeno Príncipe conta com dentistas que fazem parte das equipes multiprofissionais, que atuam no atendimento a pacientes em tratamento na instituição. O Serviço de Odontologia se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes atendidos em diferentes especialidades, especialmente aos dos serviços de Oncologia, Hematologia, Transplante de Medula Óssea e demais transplantes.
Clique aqui e confira todos os planos de saúde credenciados e atendidos no Pequeno Príncipe.
O Hospital Pequeno Príncipe aceita os convênios de saúde com os quais mantém contrato ativo. Caso seu plano não esteja listado, significa que não há contrato ou não está ativo. A orientação é que você procure o SAC do seu convênio para verificar a cobertura.
Os horários de visitas a pacientes internados no Pequeno Príncipe são:
Importante!
A entrada dos visitantes de pacientes internados pelo SUS é feita pela recepção do prédio histórico César Pernetta (Av. Silva Jardim, 1.677).
A entrada dos visitantes de pacientes internados via convênios ou particular e UTIs, tanto SUS quanto convênios e particular, é feita pela recepção da Internação (Rua Desembargador Motta, 1.070).
Sim. Confira:
– Apenas maiores de 16 anos são autorizados a realizar visitas a pacientes.
– Não é permitido trazer alimentos, flores, brinquedos e demais objetos a pacientes que estão internados em leitos do SUS e UTIs.
– Para visitas a pacientes que estão internados em leitos de convênios ou da modalidade particular, é permitida a entrada com brinquedos e objetos. Alimentos serão permitidos conforme a prescrição de dieta de cada paciente.
– Se houver revezamento entre os visitantes, o primeiro deve descer e deixar o crachá na catraca de acesso. Na sequência, será liberada a entrada do próximo visitante.
– Todo visitante precisa apresentar um documento com foto para fazer o cadastro na recepção. Após o cadastro, receberá um crachá de identificação.
– O acompanhante e o visitante precisam fazer novamente o cadastro sempre que saírem e retornarem ao Hospital.
– O visitante deverá usar o crachá em local visível – de preferência do lado direito do peito – durante todo o tempo de permanência no Hospital, o que ajuda a garantir a segurança na instituição. O crachá terá a cor correspondente ao andar da unidade na qual o paciente está internado e precisa ser devolvido no momento da saída.
– Caso o paciente esteja internado em UTI – seja pelo SUS, por convênios ou particular –, o visitante precisa deixar a bolsa na sala do Programa Família Participante antes da visita. A entrada pela recepção do Internamento somente será liberada caso o visitante esteja sem bolsa.
– O Hospital não se responsabiliza pelos pertences pessoais de pacientes, acompanhantes ou visitantes.
– Evite trazer bens de valor, como joias, dinheiro, cheques, cartões, celulares, tablets e notebooks, entre outros. Se, eventualmente, for necessário ficar com esses objetos na instituição durante o período de internação, mantenha-os sob seu controle o tempo todo.
Para a realização de visitas ao Hospital Pequeno Príncipe e suas dependências, você deverá entrar em contato com o Voluntariado para realizar o agendamento.
– Horário de atendimento:
de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
– Dependendo da finalidade da visita, você será direcionado para o setor responsável para receber todas as orientações necessárias.
O atendimento é 24 horas e é realizado a pacientes em emergências clínicas, cirúrgicas e ortopédicas que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs) das suas cidades de origem. O Serviço de Emergência SUS também atende crianças e adolescentes encaminhados pelo SAMU e os pacientes que fazem tratamento no Hospital Pequeno Príncipe com carteirinha ambulatorial e que necessitem de atendimento emergencial.
Clique aqui para mais informações.
O atendimento aos pacientes é realizado 24 horas por dia. Para a modalidade convênios, é necessário apresentar a carteirinha e que as mensalidades do plano de saúde estejam em dia.
Clique aqui para mais informações ou entre em contato pelo telefone (41) 3310-1309.
Não. O Hospital Pequeno Príncipe não possui estacionamento próprio, mas a região conta com opções particulares.
Todos os pacientes atendidos nos serviços de Emergência do Hospital passam pela triagem da enfermagem. A triagem é uma avaliação técnica na qual, a partir de critérios internacionais, são priorizados os casos de urgência e emergência. A priorização garante um atendimento rápido, efetivo, resolutivo e humanizado. Por meio dela, reduz-se o tempo de espera dos casos mais graves, que são a prioridade dos serviços de Emergência.
A classificação – bem como a ordem de atendimento dos pacientes e o tempo de espera – fica visível para os usuários em um painel localizado nas salas de espera dos serviços de Emergência do Pequeno Príncipe, de forma transparente e organizada.
O Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento pediátrico e possui uma grande procura para consultas, procedimentos e emergências. Em algumas épocas do ano, como o outono e o inverno, a instituição tem um fluxo de atendimento nos serviços de Emergência maior do que o normal, pois a incidência de doenças respiratórias, típicas dessas estações, também apresenta um grande aumento. Todos esses fatores associados fazem com que a espera pelo atendimento acabe sendo maior.
Procure a unidade básica de saúde (UBS) ou a unidade de pronto atendimento (UPA) mais próxima de sua residência. Após o atendimento nesses locais, se necessário, os profissionais encaminharão o paciente para o atendimento médico no Pequeno Príncipe.
A marcação de consultas para pacientes do Pequeno Príncipe passa por uma avaliação do especialista por meio do prontuário para indicação do agendamento. Casos urgentes são priorizados.
Ao ser feito um novo encaminhamento, o responsável pela criança ou pelo adolescente recebe um documento do profissional que solicitou, no qual consta a necessidade para o atendimento com um novo especialista. O responsável deve ir com esse documento em mãos até o ambulatório do Hospital em que a especialidade é atendida para realizar o novo agendamento.
Não. As consultas devem ser marcadas por meio da Central de Agendamento do Hospital Pequeno Príncipe, pelo telefone (41) 3514-4141. Consultas via convênios ou particular também podem ser agendadas de forma on-line, um serviço disponível 24 horas por dia neste site. Clique aqui para saber mais.
O profissional da unidade básica de saúde ou da unidade de pronto atendimento irá realizar uma avaliação clínica e, se constatar a necessidade, irá encaminhar o paciente para a realização de atendimento especializado no Pequeno Príncipe.
Os agendamentos são realizados por meio do sistema de regulação de Curitiba (E-Saúde), conforme a disponibilidade de consultas.
O hospital onde seu filho já realiza o tratamento deverá solicitar a transferência para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade em que vocês residem. Após isso, a Regional de Saúde irá encaminhá-los para o hospital que atende à especialidade necessária, que pode ou não ser o Pequeno Príncipe.
Em caso de consultas, deve ser realizado agendamento por meio do telefone (41) 3514-4141 ou de forma on-line ao clicar aqui. Já em casos de transferência de crianças ou adolescentes que já estejam internados em outra instituição, o médico assistente do paciente deve entrar em contato com o plantão do Pequeno Príncipe para a discussão do caso.
O Hospital Pequeno Príncipe disponibiliza diversos exames de imagem e laboratoriais. Para saber mais, clique em Pacientes e Familiares → Serviços → Exames.
Para agendar exames laboratoriais, entre em contato pelo telefone (41) 3310-1131. Já para marcar exames de imagem, entre em contato pelo telefone (41) 3310-1340 ou 3310-1043.
Para acessar os resultados de exames laboratoriais, de imagem e gráficos, clique aqui.
Para a realização de alguns exames, é preciso um preparo prévio, que difere de acordo com o tipo de exame. Clique em Pacientes e Familiares → Serviços → Exames e confira as informações sobre o preparo para a realização de exames.
Os pacientes que aguardam vaga para internamento são aqueles que serão submetidos a intervenções eletivas (agendadas e que não são consideradas de urgência ou emergência). A orientação é entrar em contato com a especialidade em que a criança ou o adolescente fará o procedimento.
Não. O Hospital Pequeno Príncipe passa informações sobre pacientes somente de forma presencial e apenas para os responsáveis pela criança ou pelo adolescente.
O Pequeno Príncipe conta com diversos programas de residência médica e cursos de especialização em saúde da criança e do adolescente. Para mais informações sobre todas as residências e especializações disponíveis, acesse neste site Profissionais de Saúde → Residências → Residência Médica ou Profissionais de Saúde → Cursos de Especialidades.
Além disso, o Pequeno Príncipe oferece as residências Multiprofissional (para profissionais de Biomedicina, Farmácia e Psicologia) e em Enfermagem.
Clique aqui e confira todas as informações sobre os editais de residência e especializações do Hospital Pequeno Príncipe.