Perguntas frequentes

Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre os serviços e a estrutura do Hospital Pequeno Príncipe.

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Coronavírus (COVID-19)

  • Como o Hospital Pequeno Príncipe vem enfrentando a pandemia do coronavírus (COVID-19)?

    Desde o início da pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe tomou uma série de medidas importantes para garantir a segurança dos seus profissionais, pacientes e acompanhantes, assim como para garantir a continuidade dos atendimentos de excelência na instituição.

  • As consultas foram canceladas?

    As consultas iniciais (primeiro atendimento) programadas para depois do dia 19 de março foram canceladas. No caso de outras consultas e procedimentos, entre em contato com a Central de Agendamento de Consultas e Exames pelo número (41) 3514-4141 para verificar se serão mantidos ou adiados os agendamentos.

  • Os pacientes podem receber visitas durante a pandemia?

    Como forma de prevenção à COVID-19, o Hospital Pequeno Príncipe suspendeu, por tempo indeterminado, as visitas aos pacientes internados.

  • Os pacientes podem ter acompanhantes durante a pandemia?

    O Pequeno Príncipe limitou a presença de 1 acompanhante por paciente, sendo que a troca está restrita a 2 por dia, caso seja muito necessário.

  • Quais serviços estão em funcionamento?

    Os principais serviços do Hospital Pequeno Príncipe continuam operando normalmente: diagnóstico por imagem, exames laboratoriais e outras atividades estão à disposição da comunidade. Caso tenha alguma dúvida sobre horários de atendimento, entre em contato pelo telefone (41) 3310-1010.

O Hospital Pequeno Príncipe

  • O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição pública ou privada?

    O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. É uma organização sem fins lucrativos que destina 70% da sua capacidade para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Por que o Hospital tem este nome?

    O nome Pequeno Príncipe foi uma sugestão da presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, Ety da Conceição Gonçalves Forte, e é inspirado no personagem de cabelos dourados do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry no clássico O Pequeno Príncipe.

    A escolha tem relação entre o cuidado do principezinho e o compromisso da instituição com seus pacientes, que, além do aspecto clínico, também abrange a dimensão do cuidado com o viés humano e social.

  • Gostaria de compartilhar a minha história com a instituição. Como faço?

    Em mais de 100 anos de cuidado com a saúde de crianças e adolescentes, o Pequeno Príncipe já transformou milhares de histórias e queremos conhecer a sua. Por meio de um hotsite, você pode compartilhar momentos e lembranças com o maior hospital pediátrico do país. Clique aqui e registre a sua história!

  • Posso usar a logomarca e os símbolos do Pequeno Príncipe?

    Não. A logomarca do Hospital Pequeno Príncipe não pode ser utilizada sem a autorização do Setor de Marketing da instituição. Todas as marcas, símbolos e identidades visuais do Pequeno Príncipe são de propriedade exclusiva do Hospital. A utilização dessas imagens em qualquer situação, até mesmo para a publicação em redes sociais, é ilegal sem a autorização por escrito da instituição.

    De acordo com a Lei 9.279/96, que regulamenta os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, a pena prevista para infrações referentes à reprodução ou alteração de marcas varia de 3 meses a 1 ano de detenção ou multa.

  • O Hospital tem quantos leitos?

    Com 378 leitos, sendo 68 deles destinados às quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 10 para o Serviço de Transplante de Medula Óssea, o Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do país.

Infraestrutura

  • Como são os quartos dos pacientes?

    Todos os leitos possuem camas ou berços para os pacientes (conforme a idade e o tamanho da criança ou do adolescente) com todas as roupas de cama necessárias, poltrona para acompanhante, televisão, mesa e cadeira, banheiro completo e armários.

  • Há diferença entre os quartos do SUS, de convênios e da modalidade particular?

    Sim. A única diferença é que nos quartos do SUS podem ficar mais de um paciente e acompanhante. Já nos leitos de convênios e particular, o paciente não divide quarto com outras crianças e adolescentes – exceto para a modalidade enfermaria de convênios, que pode abrigar dois pacientes por quarto.

  • O Hospital possui Casa de Apoio? Quem pode se hospedar?

    Sim. O espaço acolhe gratuitamente mães, pais ou responsáveis por pacientes atendidos pelo SUS no Pequeno Príncipe e que residem fora de Curitiba. O local oferece seis quartos – totalizando 25 leitos –, sala de convivência e multiatividades, além de banheiros, cozinha e área de lazer para as crianças.

  • O que é o Programa Família Participante?

    É uma iniciativa do Pequeno Príncipe que garante aos pacientes internados o direito de permanecer com um acompanhante ao seu lado em tempo integral. O Hospital oferece toda a estrutura necessária para a permanência do familiar no ambiente hospitalar.

    Além das quatro refeições diárias, há uma área exclusiva na qual o acompanhante pode fazer a sua higiene pessoal, guardar seus pertences, descansar, receber orientações, assistir à televisão e usar computadores. O programa é destinado a pacientes encaminhados pelo SUS, mas é integralmente oferecido pelo Pequeno Príncipe.

  • O Pequeno Príncipe tem lanchonete?

    Sim. A lanchonete está localizada no andar térreo do Hospital, próximo aos elevadores e a Loja de Produtos Sociais. O horário de funcionamento é 24h.

Contatos via telefone

  • Quais os números de telefone para contatar o Hospital Pequeno Príncipe?

    Você pode entrar em contato com a instituição por meio dos seguintes telefones:

    • Ambulatório de Anestesiologia Convênios e Particular – (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Cardiologia – (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Especialidades Convênios e Particular – (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Especialidades SUS I – (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Especialidades SUS II – (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Nefrologia e Transplante Renal – (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Oftalmologia e Anestesiologia SUS – (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Oncologia e Hematologia – (41) (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Ortopedia Convênios, Particular e SUS – (41) 3514-4141
    • Ambulatório de Pneumologia Convênios – (41) 3514-4141
    • Casa de Apoio – (41) 3324-2437
    • Central de Agendamento de Consultas e Exames – (41) 3514-4141
    • Centro de Imagem – (41) 3310-1340 ou 3310-1342
    • Centro de Simulação Realística – (41) 3310-4271, 3310-4272 ou 3310-4273
    • Centro de Vacinas – (41) 3310-1414 ou 3310-1141
    • Ecocardiografia – (41) 3514-4141
    • Eletroencefalografia – (41) 3514-4141
    • Eletrofisiologia – (41) 3514-4141
    • Emergência Convênios e Particular – (41) 3310-1309 ou 33310-1310
    • Emergência SUS – (41) 3310-1187 ou 3310-1197
    • Faculdades Pequeno Príncipe – (41) 3310-5010, 3310-5011 ou 3310-5012
    • Fisioterapia Convênios – (41) (41) 3514-4141
    • Fisioterapia SUS – (41) 3514-4141
    • Fonoaudiologia – (41) 3514-4141
    • Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe – (41) 3310-1035
    • Internamento – (41) 3310-1266 ou 3310-1110
    • Laboratório de Análises Clínicas – (41) 3310-1131
    • Loja de Produtos Sociais – (41) 3310-1130
    • Recepção César Pernetta – (41) 3310-1315, 3310-1127 ou 3310-1476
    • Recepção Pequeno Príncipe – (41) 3310-1266 ou 3310-1110
    • Recursos Humanos – (41) 3310-4372
    • SAC – (41) 3310-1255
    • Voluntariado – (41) 3310-1253
  • Estou ligando para o Hospital, mas não estou conseguindo contato. Há algum problema na linha?

    O Pequeno Príncipe possui uma grande demanda de ligações para agendamentos, assim como para o repasse de informações a pais e responsáveis dos pacientes. A orientação é que você tente realizar a ligação novamente e, se não obtiver sucesso, envie um e-mail para sac@hpp.org.br. Na mensagem, relate o ocorrido ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

SAC

  • Como faço para enviar sugestões de melhoria para o Hospital?

    O Hospital Pequeno Príncipe está em busca contínua da melhoria de seus serviços e suas sugestões, críticas e elogios são fundamentais para a instituição. Você pode fazer isso por meio dos seguintes canais:

    • E-mail: sac@hpp.org.br
    • Telefone: (41) 3310-1255
    • Caixas de sugestões que estão espalhadas por todos os andares da instituição, Emergências, ambulatórios e serviços de diagnóstico

Especialidades médicas

  • O Hospital Pequeno Príncipe atende quais especialidades?

    O Hospital Pequeno Príncipe recebe pacientes de todo o Brasil e disponibiliza atendimento em 32 especialidades médicas:

    • Anestesiologia
    • Cirurgia Cardiovascular
    • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
    • Cirurgia Pediátrica
      Áreas de atuação:
      1. Cirurgia Neonatal
      2. Cirurgia Oncológica
      3. Cirurgia Urológica
    • Cirurgia Plástica
    • Cirurgia Torácica
    • Cirurgia Vascular
    • Dermatologia
    • Genética
    • Neurocirurgia
    • Oftalmologia
    • Ortopedia e Traumatologia
      Áreas de atuação:
      1. Cirurgia da Coluna
      2. Cirurgia da Mão
    • Otorrinolaringologia
    • Pediatria
      Áreas de atuação:
      1. Adolescência
      2. Cardiologia
      3. Endocrinologia
      4. Gastroenterologia
      5. Hematologia
      6. Imunologia
      7. Infectologia
      8. Medicina Intensiva Neonatal
      9. Nefrologia
      10. Neurofisiologia
      11. Neurologia
      12. Nutrologia/Suporte Nutricional
      13. Oncologia
      14. Pneumologia
      15. Reumatologia
      16. Terapia Intensiva Pediátrica
  • Vocês têm dentista?

    O Hospital Pequeno Príncipe conta com dentistas que fazem parte das equipes multiprofissionais que atuam no atendimento de pacientes em tratamento na instituição. O Serviço de Odontologia se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes atendidas em diferentes especialidades, especialmente aos dos serviços de Oncologia, Hematologia, Transplante de Medula Óssea e demais transplantes.

Planos de saúde

Horários de visita

  • Quais são os horários de visita a pacientes da instituição?

    Por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19), o Hospital Pequeno Príncipe suspendeu todas as visitas aos pacientes da instituição por tempo indeterminado.

  • Horários de visita pós-pandemia

    Os horários de visitas a pacientes internados no Pequeno Príncipe são:

    • Convênios e Particular
      Das 8h às 22h
      Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070
      Limitado a 4 visitantes
    • SUS
      Das 15h às 16h
      Endereço: Avenida Silva Jardim, 1.766
      Limitado a 2 visitantes
    • UTIs Geral e Cirúrgica
      Das 15h30 às 16h
      Endereço: Avenida Silva Jardim, 1.766
      Limitado a 2 visitantes
    • UTIs Neonatal e da Cardiologia
      Das 16h às 16h30
      Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070
      Limitado a 2 visitantes
  • Há regras para a visitação de pacientes?

    Sim. Confira:

    Apenas maiores de 16 anos são autorizados a realizar visitas a pacientes.

    Não é permitido trazer alimentos, flores, brinquedos e demais objetos a pacientes que estão internados em leitos do SUS e UTIs.

    Para visitas a pacientes que estão internados em leitos de convênios ou da modalidade particular, é permitida a entrada com brinquedos e objetos. Alimentos serão permitidos conforme a prescrição de dieta de cada paciente.

    Se houver revezamento entre os visitantes, o primeiro deve descer e deixar o crachá na catraca de acesso. Na sequência, será liberada a entrada do próximo visitante.

    Todo visitante precisa apresentar um documento com foto para fazer o cadastro na recepção. Após o cadastro, receberá um crachá de identificação.

    O acompanhante e o visitante precisam fazer novamente o cadastro sempre que saírem e retornarem ao Hospital.

    O visitante deverá usar o crachá em local visível – de preferência do lado direito do peito – durante todo o tempo de permanência no Hospital, o que ajuda a garantir a segurança na instituição. O crachá terá a cor correspondente ao andar da unidade na qual o paciente está internado e precisa ser devolvido no momento da saída.

    Caso o paciente esteja internado em UTI – seja pelo SUS, por convênios ou particular –, o visitante precisa deixar a bolsa na sala do Programa Família Participante antes da visita. A entrada pela recepção do Internamento somente será liberada caso o visitante esteja sem bolsa.

    O Hospital não se responsabiliza pelos pertences pessoais de pacientes, acompanhantes ou visitantes.

    Evite trazer bens de valor, como joias, dinheiro, cheques, cartões, celulares, tablets e notebooks, entre outros. Se, eventualmente, for necessário ficar com esses objetos na instituição durante o período de internação, mantenha-os sob seu controle o tempo todo.

  • É possível realizar visitas para conhecer a instituição?

    Para a realização de visitas ao Hospital Pequeno Príncipe e suas dependências, você deverá entrar em contato com o Voluntariado para realizar o agendamento.

    Horário de atendimento:
    de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
    aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h

    Dependendo da finalidade da visita, você será direcionado para o setor responsável para receber todas as orientações necessárias.

Pronto Atendimento

  • Como faço para ser atendido no Pronto Atendimento SUS?

    O atendimento é 24 horas e é realizado a pacientes que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da sua cidade origem, bem como às crianças e aos adolescentes encaminhados pelo SAMU e aos pacientes que fazem tratamento no Hospital Pequeno Príncipe com carteirinha ambulatorial.

    Clique aqui para mais informações.

  • Como faço para ser atendido no Pronto Atendimento Convênios e Particular?

    O atendimento aos pacientes é realizado 24 horas. A consulta particular no Pronto Atendimento custa R$ 300. Para a modalidade convênios, é necessário apresentar a carteirinha e que as mensalidades do plano de saúde estejam em dia.

    Clique aqui para mais informações.

  • O Hospital tem estacionamento?

    Não. O Hospital Pequeno Príncipe não possui estacionamento próprio, mas a região conta com opções particulares.

  • Já estou esperando para ser atendido há um certo tempo e crianças que chegaram agora foram passadas na frente. Por que isso acontece?

    Todos os pacientes atendidos nos serviços de Pronto Atendimento do Hospital passam pela triagem da enfermagem. A triagem é uma avaliação técnica na qual, a partir de critérios internacionais, são priorizados os casos de urgência e emergência.

  • Por que está demorando para o meu filho ser atendido?

    O Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento pediátrico e possui uma grande procura para consultas, procedimentos e emergências. Em algumas épocas do ano, como o outono e o inverno, a instituição possui um fluxo de atendimento nos serviços de Pronto Atendimento maior do que o normal, pois a incidência de doenças respiratórias, típicas dessas estações, também apresenta um grande aumento. Todos esses fatores associados fazem com que a espera pelo atendimento acabe sendo maior.

    Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de sua residência. Após o atendimento nesses locais, se necessário, os profissionais encaminharão para o atendimento médico no Pequeno Príncipe.

Consultas

Encaminhamentos

Transferências

Exames

Vagas para internamento

Pacientes

Residências