Voluntariado - Hospital Pequeno Príncipe

Voluntariado

As ações de voluntariado estão presentes no DNA do Hospital Pequeno Príncipe. Foi pelas mãos de um grupo de senhoras voluntárias da comunidade que o atendimento médico a crianças sem condições financeiras para acesso à saúde começou a ser prestado em 1919. Essa ação deixou a sua marca, que até hoje se faz fortemente presente na instituição.

Os voluntários doam seu tempo e talento para proporcionar ânimo e conforto aos pacientes internados no Pequeno Príncipe e aos seus familiares, auxiliando, assim, no processo de recuperação. Eles são responsáveis pelas atividades de recreação e lazer realizadas nos ambulatórios, quartos, enfermarias e brinquedotecas, por exemplo. Por meio dessas ações, reforçam, com carinho e alegria, a importância do brincar na infância.

Mais informações

Telefone: (41) 3310-1253
E-mail: voluntariado@hpp.org.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Atribuições dos voluntários

Os voluntários podem atuar em diversas atividades no Hospital Pequeno Príncipe, organizadas pelo Serviço de Voluntariado. Confira:

Ver menos

  • Ambulatórios

    Os ambulatórios são os locais onde são realizadas consultas e tratamentos de diversas especialidades. Há ambulatórios dentro do Pequeno Príncipe e nas proximidades do Hospital. Nesses espaços, os voluntários podem desenvolver atividades com papel, desenhos para colorir e giz de cera, por exemplo. Para desempenhar esse trabalho, o voluntário precisa ter um perfil dinâmico, além de disposição física.

    Os alunos dos cinco colégios parceiros do programa Jovem Abraça Criança também participam de pequenos grupos de recreação nos ambulatórios. Os estudantes vêm ao Pequeno Príncipe quinzenalmente, acompanhados por um professor responsável.

  • Brinquedotecas

    As brinquedotecas são espaços que permitem ao paciente e seu acompanhante interagirem em um ambiente fora do leito hospitalar. Nesses locais há brinquedos e jogos que proporcionam momentos de muita descontração. Para atuar nas brinquedotecas, o voluntário precisa ser dinâmico, atento e organizado.

  • Quartos e enfermarias

    Os voluntários também vão aos quartos e enfermarias para realizar atividades com os pacientes e seus familiares, sem que eles precisem sair de seus leitos. Desenhos com lápis de cor, jogos, brinquedos, música, contação de histórias e dobraduras são algumas das ações que podem ser feitas nesses locais. Os mesmos voluntários são responsáveis por entregar brinquedos e outros materiais lúdicos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios por meio do Disque-Brinquedos. Para realizar esse trabalho, o voluntário precisa ser responsável, flexível, dinâmico e ter disposição física.

  • Voluntariado corporativo

    É uma contrapartida oferecida a empresas parceiras do Hospital Pequeno Príncipe. Os voluntários participam em grupo de recreações realizadas nos ambulatórios e destinadas aos pacientes da instituição. Os colaboradores das empresas podem vivenciar na prática a experiência de auxiliar os meninos e meninas em tratamento nessas atividades, organizadas com antecedência pelo Serviço de Voluntariado junto às empresas parceiras.

     

  • Doadores de talento

    Todos os meses, o Pequeno Príncipe recebe apresentações musicais, de teatro e de dança, por exemplo. Também conta com a visita de atores, que dão vida a super-heróis e personagens de diversas histórias, e exibições de mágica, entre outras atividades. Todos esses eventos culturais são propiciados aos pacientes, familiares e colaboradores por voluntários doadores de talento, que solicitam a vinda ao Hospital para o Serviço de Voluntariado.

    Observação: devido à pandemia, essa atividade possui algumas restrições. Consulte o Serviço de Voluntariado.

  • Comemorações de datas especiais

    O Hospital Pequeno Príncipe também promove atividades temáticas voltadas aos pacientes e seus familiares em datas comemorativas do calendário anual, como carnaval, Páscoa e Natal. Além disso, a instituição celebra o aniversário dos pacientes ao encaminhar um presente ao aniversariante.

  • Coral Pequeno Príncipe

    O Coral Pequeno Príncipe é formado por voluntários que cantam e encantam pacientes, familiares e colaboradores nos corredores da instituição, bem como em outras instituições voltadas aos cuidados com a saúde em Curitiba e região metropolitana.

    O grupo é regido pela maestra Simone Abati e realiza ensaios semanais com duração de uma hora e meia, sempre às quintas-feiras, com início às 17h30, no Pequeno Príncipe. As apresentações, sempre voluntárias e gratuitas, são agendadas conforme as demandas do Hospital e os convites realizados por instituições parceiras.

Como ser um voluntário

Como ser um voluntário

Confira as datas de abertura de novas vagas para trabalho voluntário e a quantidade de vagas disponibilizadas
Disque-Brinquedos

Disque-Brinquedos

O Hospital Pequeno Príncipe conta com um serviço de delivery de brinquedos e outros materiais lúdicos
Doações

Doações

O Serviço de Voluntariado é responsável por receber todas as doações de materiais destinados ao Pequeno Príncipe

O Voluntariado em números (em 2023)

  • 336

    voluntários

    atuaram em sete modalidades na instituição

  • 5.634

    horas

    de trabalho voluntário

  • 94

    voluntários

    de dois colégios participaram do programa Jovem Abraça Criança

  • 77.641

    atendimentos e solicitações de materiais

    incluindo os atendimentos do Disque-Brinquedos e das brinquedotecas