Voluntariado - Hospital Pequeno Principe

Voluntariado

As ações de voluntariado estão presentes no DNA do Hospital Pequeno Príncipe. Foi pelas mãos de um grupo de senhoras voluntárias da comunidade que o atendimento médico a crianças sem condições financeiras para acesso à saúde começou a ser prestado em 1919. Essa ação deixou a sua marca, que até hoje se faz fortemente presente na instituição.

Os voluntários doam seu tempo e talento para proporcionar ânimo e conforto aos pacientes internados no Pequeno Príncipe e aos seus familiares, auxiliando, assim, no processo de recuperação. Eles são responsáveis pelas atividades de recreação e lazer realizadas nos ambulatórios, quartos, enfermarias e brinquedotecas, por exemplo. Por meio dessas ações, reforçam, com carinho e alegria, a importância do brincar na infância.

Mais informações

Telefone: (41) 3310-1253
E-mail: voluntariado@hpp.org.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h30. Aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos domingos e feriados, somente a brinquedoteca do 5º andar permanece aberta, das 9h às 11h30 e das 13h30 e 15h30.

Atribuições dos voluntários

Os voluntários podem atuar em diversas atividades no Hospital Pequeno Príncipe, organizadas pelo Setor de Voluntariado. Confira:

Ver menos

  • Ambulatórios

    Os ambulatórios são os locais onde são realizadas consultas e tratamentos de diversas especialidades. Há ambulatórios dentro do Pequeno Príncipe e nas proximidades do Hospital. Nesses espaços, os voluntários podem desenvolver atividades com papel, desenhos para colorir e giz de cera, por exemplo. Para desempenhar esse trabalho, o voluntário precisa ter um perfil dinâmico, além de disposição física.

    Os alunos dos cinco colégios parceiros do programa Jovem Abraça Criança também participam de pequenos grupos de recreação nos ambulatórios. Os estudantes vêm ao Pequeno Príncipe quinzenalmente, acompanhados por um professor responsável.

  • Brinquedotecas

    As brinquedotecas são espaços que permitem ao paciente e seu acompanhante interagirem em um ambiente fora do leito hospitalar. Nesses locais há brinquedos, jogos e filmes que proporcionam momentos de muita descontração. Para atuar nas brinquedotecas, o voluntário precisa ser dinâmico, atento e organizado.

  • Quartos e enfermarias

    Os voluntários também vão aos quartos e enfermarias para realizar atividades com os pacientes e seus familiares, sem que eles precisem sair de seus leitos. Desenhos com lápis de cor, jogos, brinquedos, música, contação de histórias e dobraduras são algumas das ações que podem ser feitas nesses locais. Os mesmos voluntários são responsáveis por entregar brinquedos e outros materiais lúdicos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios por meio do Disque-Brinquedos. Para realizar esse trabalho, o voluntário precisa ser responsável, flexível, dinâmico e ter disposição física.

  • Voluntariado corporativo

    É uma contrapartida oferecida a empresas parceiras do Hospital Pequeno Príncipe. Os voluntários participam em grupo de oficinas lúdicas voltadas aos pacientes da instituição, nas quais os colaboradores das empresas podem vivenciar na prática a experiência de auxiliar os meninos e meninas em tratamento nessas atividades. As oficinas são organizadas com antecedência pelo Setor de Voluntariado junto às empresas parceiras.

  • Oficina de trabalhos manuais

    O Hospital Pequeno Príncipe conta com a valorosa contribuição de senhoras voluntárias, que há mais de 20 anos se reúnem todas as terças-feiras à tarde. Nesses encontros, elas confeccionam peças artesanais que são vendidas em dois bazares anuais, que têm a renda revertida para a instituição.

  • Voluntariado para estrangeiros

    O Hospital Pequeno Príncipe também recebe estrangeiros que estejam por tempo determinado no Brasil e aptos para serem voluntários. Essa modalidade de voluntariado tem data prevista de início e de término, de acordo com as possibilidades do voluntário.

  • Doadores de talento

    Todos os meses, o Pequeno Príncipe recebe apresentações musicais, de teatro e de dança, por exemplo. Também conta com a visita de atores que dão vida a super-heróis e personagens de diversas histórias, e apresentações de mágica, entre outras atividades. Todos esses eventos culturais são propiciados aos pacientes, familiares e colaboradores por voluntários doadores de talento, que solicitam a vinda ao Hospital para o Setor de Voluntariado.

  • Comemorações de datas especiais

    O Hospital Pequeno Príncipe também promove atividades temáticas voltadas aos pacientes e seus familiares em datas comemorativas do calendário anual, como carnaval, Páscoa e Natal. Além disso, a instituição celebra o aniversário dos pacientes ao encaminhar um presente ao aniversariante. Esse pedido deve ser feito pela equipe de enfermagem ao Setor de Voluntariado.

Como ser um voluntário

Como ser um voluntário

Confira as datas de abertura de novas vagas para trabalho voluntário e a quantidade de vagas disponibilizadas
Disque-Brinquedos

Disque-Brinquedos

O Hospital Pequeno Príncipe conta com um serviço de delivery de brinquedos e outros materiais lúdicos
Doações

Doações

O Setor de Voluntariado é responsável por receber todas as doações de materiais destinados ao Pequeno Príncipe

O Voluntariado em números

  • 1.067

    voluntários

    passaram pelo menos um mês trabalhando na instituição

  • 100.904

    atendimentos

    foram realizados pelos voluntários

  • 16.753

    horas de trabalho voluntário

  • 221

    voluntários

    de 5 colégios participaram do programa Jovem Abraça Criança

  • 291

    voluntários

    de 13 empresas e instituições participaram de ações de voluntariado corporativo

  • 161

    voluntários

    estiveram envolvidos em 42 apresentações culturais e de talento

  • 13.561

    solicitações

    de materiais de recreação foram feitas pelo Disque-Brinquedos

  • 14.667

    atendimentos

    foram realizados nas brinquedotecas