Inovação - Hospital Pequeno Príncipe

A centenária história do Complexo Pequeno Príncipe é marcada por iniciativas inovadoras que têm tornado possível o pioneirismo em diversas áreas, como procedimentos de grande porte em pacientes pediátricos, práticas humanizadoras e novas formas de diagnóstico e tratamento.

Em 2020, visando a potencializar a sua capacidade institucional de inovação, o Complexo Pequeno Príncipe formalizou o seu Escritório de Inovação. Esse importante passo permite que a instituição mantenha-se alinhada com as melhores práticas de inovação em relação a outras instituições pioneiras no Brasil e no exterior.

O Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe – unidades que integram o Complexo – sempre estiveram na vanguarda da assistência, do ensino e da pesquisa em saúde. Ao olhar para um futuro cada vez mais interdependente, literalmente complexo e com rápidas mudanças, o Pequeno Príncipe tem o compromisso de inovar para proteger a vida!

Tem uma ideia? Fale conosco!

Conheça alguns projetos

Os projetos e atividades de inovação do Pequeno Príncipe são desenvolvidos para o benefício da sociedade e visando à proteção da saúde das crianças, dos adolescentes e do planeta.

Monitorização não invasiva de pressão intracraniana

Monitorização não invasiva de pressão intracraniana

O Hospital Pequeno Príncipe e a startup brain4care estão juntos avançando no conhecimento científico e clínico de monitorização de pressão intracraniana em pacientes pediátricos.
TytoCare: tecnologia de ponta para conectar médicos e pacientes

TytoCare: tecnologia de ponta para conectar médicos e pacientes

A TytoCare é uma tecnologia israelense para telemedicina que chegou ao Brasil, de forma inédita, por meio do Pequeno Príncipe. Hoje, o equipamento está em uso no Hospital em pesquisas clínicas.
Parceria Faculdades Pequeno Príncipe e Google for Education

Parceria Faculdades Pequeno Príncipe e Google for Education

A Faculdades Pequeno Príncipe se uniu ao Google for Education para aprimorar e tornar mais produtivo o ambiente educacional, beneficiando docentes e estudantes.
Anticorpos e imunização passiva contra o coronavírus

Anticorpos e imunização passiva contra o coronavírus

Equipe do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe desenvolve anticorpos produzidos no sangue de cavalos visando à imunização passiva de pacientes com quadros graves de COVID-19.
Laboratório Genômico e medicina do futuro

Laboratório Genômico e medicina do futuro

O Laboratório Genômico do Pequeno Príncipe contribui para uma melhor precisão no diagnóstico precoce, prognóstico e tratamento do câncer infantojuvenil e outras doenças.
Centro de Simulação Realística e educação continuada

Centro de Simulação Realística e educação continuada

Construído em parceria com a Audi e o Ministério da Saúde, o Centro de Simulação Realística representa a contemporaneidade para a capacitação e educação continuada.

Sobre o Escritório de Inovação

O Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe tem como atribuições gerais coordenar a Estratégia de Inovação da organização; desenvolver a competência de gestão de inovação do Complexo; executar as atividades que competem aos quatro eixos de atuação do Escritório; e fortalecer o relacionamento e o posicionamento institucional do Pequeno Príncipe como uma instituição inovadora perante a sociedade e os seus stakeholders, por exemplo.

A área tem como grande inspiração o importante cientista, empreendedor e inovador brasileiro Sérgio Mascarenhas. A estrutura de atuação do Escritório de Inovação, distribuída em seus quatro eixos de trabalho – Cultura de Inovação, Inovação Aberta, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, e Eventos e Redes de Inovação –, também conta com o apoio do grupo de negócios tecnológicos da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN).

Cultura de Inovação

A inovação é feita por pessoas. O Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe é responsável por estimular e fomentar a cultura de inovação nos colaboradores da instituição e stakeholders.

Inovação Aberta

A inovação acontece quando diferentes ideias, pessoas e instituições se conectam. O Complexo Pequeno Príncipe está em constante busca por colaborações com empreendedores, startups, empresas, universidades e outras instituições que também querem inovar.

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

O Complexo Pequeno Príncipe investe na formação de recursos humanos e na produção de conhecimento como diferencial estratégico. A boa gestão de propriedade intelectual e a transferência de tecnologia impactam positivamente o sistema de saúde.

Eventos e Redes de Inovação

Os eventos, fóruns e redes de inovação são espaços coletivos de extrema importância para o ecossistema de inovação. O Complexo Pequeno Príncipe aprende, colabora e compartilha boas práticas por meio de diversas redes de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Você tem uma ideia?

Preencha o formulário para enviar uma mensagem ao Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe.