Inovação é a aposta do Pequeno Príncipe neste novo século de atividades - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Inovação é a aposta do Pequeno Príncipe neste novo século de atividades

A instituição, que completou 101 anos, está implantando a solução brain4care, que permite monitorar a pressão intracraniana de forma totalmente não invasiva
08/12/2020
A solução brain4care já é utilizada em adultos em outros hospitais e a experiência pediátrica é exclusividade, neste momento, do Pequeno Príncipe.

A inovação é uma das grandes apostas do Complexo Pequeno Príncipe neste novo século de atividades. Além do TytoCare, outro projeto está em fase de implantação: a solução brain4care, criada pelo cientista Sérgio Mascarenhas e que se tornou uma startup, com atuação no Brasil e nos Estados Unidos, com potencial para impactar um bilhão de pessoas nos próximos dez anos.

Trata-se de um pequeno sensor capaz de monitorar a pressão intracraniana de forma totalmente não invasiva. “É uma inovação fantástica, pois permite que façamos a avaliação e o acompanhamento de pacientes com tumores cerebrais, hidrocefalia e lesões que eventualmente possam provocar aumento de pressão intracraniana sem a necessidade de uma craniotomia, uma cirurgia invasiva que necessita de uma abertura na cabeça para a colocação de um cateter”, detalha o neurocirurgião do Pequeno Príncipe, Adriano Keijiro Maeda.

Ao desenvolver um método não invasivo, essa solução também possibilita o acompanhamento de outros sinais vitais, além daqueles conhecidos, como o pulso, a temperatura, a frequência respiratória, a pressão arterial e a dor. O aparelho já está sendo utilizado no Hospital Sírio-Libanês e nos hospitais da Rede D’Or e da Rede Ímpar em pacientes adultos.

No Pequeno Príncipe, os projetos serão desenvolvidos inicialmente em pacientes vinculados ao Serviço de Neurocirurgia e outros pacientes investigados pelo Serviço de Neurologia com manifestações clínicas de hipertensão intracraniana.

Instituições renomadas internacionalmente – como as escolas de Medicina da Universidade de Stanford, da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de São Paulo (USP) – também validaram o sistema brain4care. Ao Pequeno Príncipe caberá colaborar com o avanço do conhecimento sobre a monitorização de pressão intracraniana em pacientes pediátricos.

Além das pesquisas, o equipamento será utilizado também na assistência clínica. “Os projetos serão desenvolvidos inicialmente em pacientes vinculados ao Serviço de Neurocirurgia e outros pacientes investigados pelo Serviço de Neurologia com manifestações clínicas de hipertensão intracraniana”, informa o diretor técnico do Pequeno Príncipe, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho. No total, cinco equipamentos estão em uso na instituição.

Sobre o Escritório de Inovação

A solução brain4care e o TytoCare são projetos do recém-inaugurado Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe.  A atuação se dará em quatro frentes distintas de trabalho: cultura de inovação; inovação aberta; propriedade intelectual e transferência de tecnologia; e eventos e redes de inovação.

O responsável pelo Escritório de Inovação, Guilherme de Rosso Manços, explica que o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe serão beneficiados de forma integrada com o Hospital.  “A criação do Escritório de Inovação irá potencializar nossa capacidade institucional de inovação para proteger nossas crianças, nossos adolescentes e também a vida do planeta. Fora isso, permitirá nos mantermos alinhados com as melhores práticas de inovação em relação a outras instituições pioneiras no Brasil e no exterior”, enfatiza Manços.

+ Notícias

21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
15/09/2023

Dia Municipal do Rei Pelé: proposta é aprovada em primeira instância

A iniciativa é uma reivindicação do Complexo Pequeno Príncipe e foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Marcelo Fachinello
Ver mais