Por meio do Escritório de Inovação, Pequeno Príncipe aposta em novas tecnologias como o TytoCare - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Por meio do Escritório de Inovação, Pequeno Príncipe aposta em novas tecnologias como o TytoCare

    O pequeno aparelho, em uso atualmente na instituição para pesquisas clínicas, permite medir a temperatura e aferir a frequência cardíaca do paciente, fazer ausculta do coração, pulmões e região abdominal, além de gerar imagens da garganta, do ouvido e da pele
    26/11/2020

    O Complexo Pequeno Príncipe inicia um novo século de atividades com muitas novidades. A inauguração do Escritório de Inovação, por exemplo, é uma delas. “Estamos realizando um sonho que é oficializar o nosso Escritório de Inovação, sonho este que foi compartilhado e impulsionado pelo cientista Sérgio Mascarenhas, nossa grande inspiração para mais este importante passo”, conta a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

    A tecnologia TytoCare está em implantação no Pequeno Príncipe.

    Um primeiro passo nesse novo momento diz respeito à implantação do TytoCare, uma tecnologia israelense que está sendo trazida ao Brasil, de forma inédita, pelo Hospital Pequeno Príncipe. As negociações tiveram início há cerca de dois anos e agora o dispositivo está prestes a entrar no mercado. “Trata-se de um equipamento que certamente vai revolucionar as práticas de telemedicina”, afirma o diretor corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro.

    O pequeno aparelho permite medir a temperatura e aferir a frequência cardíaca do paciente, fazer ausculta do coração, pulmões e região abdominal, além de gerar imagens da garganta, do ouvido e da pele. Tudo isso com a acurácia exigida pelos rígidos padrões da medicina. O dispositivo portátil é acompanhado de um aplicativo que orienta a realização desses exames em casa e transmite os dados em tempo real para uma central que pode ser acessada a distância pelos médicos.

    O TytoCare está sendo utilizado em pesquisas clínicas no Pequeno Príncipe.

    O equipamento já está em uso no Pequeno Príncipe para fins de pesquisa clínica e em breve deverá estar no mercado e na casa das famílias. “Com o equipamento Tyto, um profissional de saúde pode examinar, diagnosticar e tratar muitas das condições mais comuns, como infecções de ouvido, gripes e resfriados, febre, dores de cabeça, irritação ocular, congestionamento, sinusite, alergias, dor de garganta, tosse e problemas respiratórios, picadas de insetos e erupções cutâneas, constipação e dores de estômago. Além disso, também pode ser usado pelo médico para monitorar condições crônicas de saúde após uma cirurgia ou procedimento. Com essa solução, permitiremos que os pais de crianças tenham uma excelente atenção diretamente de suas casas, acompanhadas por um médico que pode estar em outro ambiente, como em seus consultórios”, ressalta Ety.

    O TytoCare traz inúmeros benefícios à assistência.

    Inovação
    O Escritório de Inovação tem o cientista Sérgio Mascarenhas como grande incentivador e inspirador. “Considero o Hospital Pequeno Príncipe um exemplo centenário para o Brasil como hospital, instituição de ensino e equipes integradas e interdisciplinares. É uma grande honra para mim colaborar com essa grande instituição”, declara.

    O responsável pelo Escritório de Inovação, Guilherme de Rosso Manços, explica que o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe serão beneficiados de forma integrada com o Hospital. A atuação se dará em quatro frentes distintas de trabalho: cultura de inovação; inovação aberta; propriedade intelectual e transferência de tecnologia; e eventos e redes de inovação.

    O desenho dessas frentes também contou com o apoio do grupo de Negócios Tecnológicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “A criação do Escritório de Inovação irá potencializar nossa capacidade institucional de inovação para proteger nossas crianças, nossos adolescentes e também a vida do planeta. Fora isso, permitirá nos mantermos alinhados com as melhores práticas de inovação em relação a outras instituições pioneiras no Brasil e no exterior”, enfatiza Manços.

    + Notícias

    22/04/2024

    Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

    Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
    18/04/2024

    Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

    O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
    16/04/2024

    COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

    Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
    11/04/2024

    Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

    Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
    08/04/2024

    Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

    Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
    07/04/2024

    Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

    O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
    Ver mais