Hospital recebe prêmio em Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

Notícias

Pequeno Príncipe recebe prêmio em Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

O trabalho reconhecido destaca a atuação do Hospital no microcusteio de pacientes internados com suspeita de hipertensão intracraniana
07/06/2023
Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar
O Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) é o maior evento da área farmacêutica no Brasil e América Latina.

O Pequeno Príncipe foi destaque no XIV Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), maior evento da área farmacêutica no Brasil e América Latina, realizado no início deste mês de junho. Com seis trabalhos inscritos, a instituição concorreu com outros 544 resumos de serviços de saúde de todo o país e conquistou o primeiro lugar com a pesquisa “Farmacêutico no Escritório de Valor em Saúde: estudo de microcusteio de pacientes internados com suspeita de hipertensão intracraniana”.

Desenvolvido pela equipe do Núcleo de Pesquisa Clínica e Escritório de Gerenciamento de Valor do Pequeno Príncipe, o estudo chegou à conclusão de que os custos da hospitalização reembolsados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos convênios para investigação da hipertensão intracraniana servem de base para o gestor analisar a sustentabilidade financeira e a realocação de recursos e prospectar negociação baseada em valores com as operadoras. Concluiu-se também que são poucos os farmacêuticos com expertise em análises econômicas que atuam na assistência hospitalar, o que evidencia uma área a ser explorada por esses profissionais.

Outro importante reconhecimento do Pequeno Príncipe

Um outro resumo inscrito pelo Hospital, que ficou entre os dez melhores trabalhos selecionados, foi o “Análise de custo-efetividade da implantação acelerada do Programa Stewardship de Antimicrobiano dirigido pela Farmácia Clínica para evitar lesão renal aguda associada à vancomicina: perspectiva SUS”. Esse trabalho detalha o quanto incorporar o teste de vancocinemia, gerenciado pelo farmacêutico clínico do stewardship, pode proporcionar uma antibioticoterapia mais efetiva e sem causar lesão renal aguda, evitando custos para o SUS.

Além desses reconhecimentos, profissionais do Pequeno Príncipe representaram a instituição por meio de palestras sobre “Stewardship antimicrobial: da implantação aos resultados”; “Stewardship na terapia antifúngica: por onde começar e como fazer”; e “Inovação em saúde para sustentabilidade da instituição”.

Sobre o Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

Promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), o evento foi realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, de 1º a 3 de junho. O encontro teve por objetivo oferecer uma visão ampla do papel e da atuação dos farmacêuticos em diversas áreas, em especial, na prática clínica embasada em evidências científicas proporcionadas pela pesquisa, ensino e assistência.

O congresso é considerado um dos mais tradicionais da comunidade farmacêutica brasileira, servindo de cenário para debates e fóruns sobre o avanço da profissão, dos benefícios das melhores práticas e a integração de conhecimentos com outros segmentos das ciências sociais e da saúde. Seis profissionais do Pequeno Príncipe participaram presencialmente do evento, com apresentação oral dos trabalhos selecionados.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais