UTI da Cardiologia oferece suporte antes e após o procedimento cirúrgico

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | UTI da Cardiologia oferece suporte antes e após o procedimento cirúrgico

O serviço atende principalmente recém-nascidos com cardiopatias congênitas complexas
24/07/2023
UTI da Cardiologia
A UTI da Cardiologia conta com o trabalho de equipe multidisciplinar especializada no atendimento ao cardiopata.

O Hospital Pequeno Príncipe conta com uma unidade específica para cuidados intensivos de bebês, crianças e adolescentes com doenças que afetam o coração: a UTI da Cardiologia. A unidade recebe pacientes com cardiopatias congênitas (malformações na estrutura ou função do coração), insuficiência cardíaca ou arritmia (alteração do ritmo cardíaco) e que precisam de atenção específica e avançada em pós-operatório de cirurgia cardiovascular oferecida por uma equipe especializada em cardiologia pediátrica e equipamentos de alta tecnologia.

Se uma unidade de terapia intensiva por si só já é considerada de alta complexidade, quando pediátrica, é ainda mais. “No Pequeno Príncipe, a UTI da Cardiologia é preparada para atender casos complexos e desafiadores, oferecendo suporte avançado no pós-operatório e, quando necessário, estudo hemodinâmico ou eletrofisiológico para complementar avaliação e definir o melhor tratamento”, explica uma das médicas responsáveis pela UTI da Cardiologia, Andrea W. Lenzi. “E, para pacientes com condições clínicas graves e refratárias ao tratamento clínico e cirúrgico, oferecemos também os cuidados pela equipe de transplante cardíaco”, completa a outra médica responsável pela UTI da Cardiologia, Janaína Martins P. de Moraes.

O Pequeno Príncipe é referência nacional em cirurgias cardiovasculares em recém-nascidos. Por isso, a UTI da Cardiologia conta com a atuação conjunta e integrada do Centro Cirúrgico e UTI Neonatal para que a evolução e melhora dos pacientes sejam ainda mais efetivas.

UTI da Cardiologia
A presença de um acompanhante, 24 horas por dia, é direito do paciente.

A UTI da Cardiologia dispõe do trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada no atendimento ao cardiopata, composta por médicos intensivistas, cardiologistas, cirurgiões, hemodinamicistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, entre outros, que juntos são responsáveis pela elaboração do plano terapêutico de cada paciente.

Além de todo o cuidado especializado da equipe, por meio do Programa Família Participante, as crianças e os adolescentes em tratamento no Hospital contam com a presença de um acompanhante durante todo o período de internamento, que é fundamental para a recuperação dos meninos e meninas. As atividades lúdicas de educação e cultura também fazem parte da rotina dos pacientes internados na UTI da Cardiologia.

Você sabia?

A história da UTI da Cardiologia no Hospital Pequeno Príncipe começou em 1999 e, desde então, recebe crianças atendidas via Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular. Hoje, a instituição dispõe de 68 leitos em UTIs, divididas em Geral, Cirúrgica, Neonatal e Cardiologia.

Equipamentos de alta tecnologia

Além dos profissionais especializados em cardiologia pediátrica, a UTI da Cardiologia possui equipamentos e dispositivos de alta qualidade, como os monitores de última geração que realizam a monitorização de pressão arterial sistêmica, pressão venosa central, pressão de átrio esquerdo e pressão de artéria pulmonar, e bombas infusoras de medicamentos extremamente precisas. O Hospital também tem ventiladores mecânicos modernos — equipamento que auxilia na respiração quando o paciente não é capaz de respirar por conta própria —, que permitem a ventilação adequada no pós-operatório.

Para os pacientes muito graves, em pós-operatório de cirurgia cardíaca ou em condições clínicas irreversíveis, a unidade disponibiliza o suporte da ECMO (máquina de oxigenação por membrana extracorpórea), uma sofisticada tecnologia, que funciona como coração e pulmão dos pacientes criticamente doentes, permitindo que esses órgãos repousem, enquanto a cura acontece, ou funcionam como ponte para o transplante cardíaco.

A UTI da Cardiologia também conta com o aparelho de ecocardiograma, que possibilita avaliações frequentes do funcionamento do coração à beira do leito. O exame, que é de alta sensibilidade, rápido e não invasivo, permite diagnóstico de cardiopatias, avaliação da contratilidade do coração e de possíveis lesões residuais após cirurgia, fornecendo dados fundamentais para tratamento de crianças e adolescentes.

“Cuidamos de nossas crianças com equipe de profissionais altamente especializados e com equipamentos de última geração, oferecendo cuidado humanizado e de alta qualidade”, finaliza Janaína.

ECMO
ECMO (máquina de oxigenação por membrana extracorpórea) funciona como coração e pulmão dos pacientes criticamente doentes.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais