ECMO gera bons resultados no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

ECMO gera bons resultados no Pequeno Príncipe

A terapia de oxigenação por membrana extracorpórea, que começou a ser implantada no Hospital em 2020, ficou conhecida em função da pandemia da COVID-19
07/01/2022
Joaquim Pereira Vizoni, de apenas 5 meses, foi o primeiro paciente com desfecho clínico de sucesso do programa.

 

O Programa ECMO, terapia de oxigenação por membrana extracorpórea – viabilizado com recursos de multas judiciais por meio do Ministério Público do Trabalho – começou a ser implantado no Hospital Pequeno Príncipe em 2020. Desde então, uma equipe multiprofissional da instituição dedica-se à instrumentalização do cuidado e análise dos resultados, conforme fases de complexidade progressiva.

O paciente está estável, amamentando e interagindo com a família e os profissionais que se dedicam ao cuidado.

Após um período inicial necessário para sistematização dos processos e treinamento da equipe, Joaquim Pereira Vizoni, de apenas 5 meses, foi o primeiro paciente com desfecho clínico de sucesso do programa. Ele passou por uma cirurgia cardíaca complexa, com recuperação satisfatória em pós-operatório, mas na sequência evoluiu com sepse (infecção generalizada) sem resposta ao tratamento convencional atualmente disponível.

Em função desse quadro, o time de ECMO (equipe colegiada e multiprofissional) decidiu incluí-lo em protocolo específico. Após passar por 5 dias em terapia de oxigenação por membrana extracorpórea sem maiores intercorrências, o paciente se recuperou e, hoje, encontra-se estável, amamentando e interagindo com a família e os profissionais que se dedicam ao cuidado. Ele continua internado para acompanhamento e preparo para alta.

No Programa ECMO, uma equipe multiprofissional da instituição dedica-se à instrumentalização do cuidado e análise dos resultados.

Protocolo Nurse-Driven
Outro motivo para comemoração da equipe é a implantação do protocolo Nurse-Driven, que possibilita ao enfermeiro treinado nos protocolos do programa realizar ajustes de medicações de acordo com a evolução do paciente. Tudo isto com base em metas pré-estabelecidas em visita multidisciplinar com participação efetiva do médico em conjunto com farmacêutico.

“O programa de ECMO significa ganho de qualidade na assistência, porque permite expandir o atendimento às crianças com maior gravidade, uma vez que a terapia mantém o suporte respiratório e hemodinâmico por período estendido, ampliando o tempo para a recuperação ou nova abordagem cirúrgica nesses pacientes”, destaca o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

A ECMO é utilizada em pós-operatório de cirurgias cardíacas ou quadros de falência cardíaca e/ou pulmonar consequentes a infecções.

Sobre a ECMO
É uma tecnologia sofisticada e de alto custo, que substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões por meio de tubos, bombas, aquecedores e oxigenadores instalados fora do corpo, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto reestabelece o funcionamento normal dos seus próprios órgãos.

É utilizada em pós-operatório de cirurgias cardíacas ou quadros de falência cardíaca e/ou pulmonar consequentes a infecções, dentre outras aplicações, ampliando dessa maneira, sensivelmente, a taxa de sobrevida dos pacientes de gravidade extrema.

O suporte em ECMO oferece sobrevida que se aproxima a 50% em centros norte-americanos e entre 20% e 40% em centros brasileiros, em grupo de pacientes que possivelmente não resistiriam caso essa tecnologia não fosse empregada.

 

+ Notícias

07/12/2022

5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

O Hospital Pequeno Príncipe relembra a importância de cuidar de alguns hábitos nesta época do ano
06/12/2022

Espetáculo de Natal vai alterar o trânsito no entorno do Hospital

As apresentações do “Papai Noel na Sumiçolândia” acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 21h, na fachada histórica da instituição
05/12/2022

Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe é referência em tratamento de doenças e síndromes complexas

Em 2021, o serviço realizou 17.249 procedimentos cirúrgicos, além de 13.040 consultas ambulatoriais
02/12/2022

Mitos e verdades sobre convulsões

Distúrbio que provoca grande apreensão nos pais, as convulsões precisam de acompanhamento médico
29/11/2022

Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
25/11/2022

Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
Ver mais