ECMO gera bons resultados no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

ECMO gera bons resultados no Pequeno Príncipe

A terapia de oxigenação por membrana extracorpórea, que começou a ser implantada no Hospital em 2020, ficou conhecida em função da pandemia da COVID-19
07/01/2022
Joaquim Pereira Vizoni, de apenas 5 meses, foi o primeiro paciente com desfecho clínico de sucesso do programa.

 

O Programa ECMO, terapia de oxigenação por membrana extracorpórea – viabilizado com recursos de multas judiciais por meio do Ministério Público do Trabalho – começou a ser implantado no Hospital Pequeno Príncipe em 2020. Desde então, uma equipe multiprofissional da instituição dedica-se à instrumentalização do cuidado e análise dos resultados, conforme fases de complexidade progressiva.

O paciente está estável, amamentando e interagindo com a família e os profissionais que se dedicam ao cuidado.

Após um período inicial necessário para sistematização dos processos e treinamento da equipe, Joaquim Pereira Vizoni, de apenas 5 meses, foi o primeiro paciente com desfecho clínico de sucesso do programa. Ele passou por uma cirurgia cardíaca complexa, com recuperação satisfatória em pós-operatório, mas na sequência evoluiu com sepse (infecção generalizada) sem resposta ao tratamento convencional atualmente disponível.

Em função desse quadro, o time de ECMO (equipe colegiada e multiprofissional) decidiu incluí-lo em protocolo específico. Após passar por 5 dias em terapia de oxigenação por membrana extracorpórea sem maiores intercorrências, o paciente se recuperou e, hoje, encontra-se estável, amamentando e interagindo com a família e os profissionais que se dedicam ao cuidado. Ele continua internado para acompanhamento e preparo para alta.

No Programa ECMO, uma equipe multiprofissional da instituição dedica-se à instrumentalização do cuidado e análise dos resultados.

Protocolo Nurse-Driven
Outro motivo para comemoração da equipe é a implantação do protocolo Nurse-Driven, que possibilita ao enfermeiro treinado nos protocolos do programa realizar ajustes de medicações de acordo com a evolução do paciente. Tudo isto com base em metas pré-estabelecidas em visita multidisciplinar com participação efetiva do médico em conjunto com farmacêutico.

“O programa de ECMO significa ganho de qualidade na assistência, porque permite expandir o atendimento às crianças com maior gravidade, uma vez que a terapia mantém o suporte respiratório e hemodinâmico por período estendido, ampliando o tempo para a recuperação ou nova abordagem cirúrgica nesses pacientes”, destaca o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

A ECMO é utilizada em pós-operatório de cirurgias cardíacas ou quadros de falência cardíaca e/ou pulmonar consequentes a infecções.

Sobre a ECMO
É uma tecnologia sofisticada e de alto custo, que substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões por meio de tubos, bombas, aquecedores e oxigenadores instalados fora do corpo, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto reestabelece o funcionamento normal dos seus próprios órgãos.

É utilizada em pós-operatório de cirurgias cardíacas ou quadros de falência cardíaca e/ou pulmonar consequentes a infecções, dentre outras aplicações, ampliando dessa maneira, sensivelmente, a taxa de sobrevida dos pacientes de gravidade extrema.

O suporte em ECMO oferece sobrevida que se aproxima a 50% em centros norte-americanos e entre 20% e 40% em centros brasileiros, em grupo de pacientes que possivelmente não resistiriam caso essa tecnologia não fosse empregada.

 

+ Notícias

05/08/2022

Cirurgia de correção de malformação rara é realizada por Pequeno Príncipe

A correção da extrofia de cloaca foi realizada pela técnica de Kelley, considerada inovadora
04/08/2022

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
02/08/2022

Doenças raras é tema de mesa-redonda organizada pelo Pequeno Príncipe

A iniciativa fez parte da programação da 74.ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
01/08/2022

Aleitamento materno favorece desenvolvimento da inteligência e estrutura da face

Especialistas do Hospital Pequeno Príncipe explicam ligação entre o neurodesenvolvimento e o crescimento ósseo adequado da face
28/07/2022

Hepatites A e B podem ser prevenidas por meio da vacinação

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza imunizantes contra essas duas formas da doença, que ocorrem de forma endêmica no Brasil
27/07/2022

Único hospital do Brasil com 35 especialidades pediátricas atrai estudantes de todo o país

Com 50 anos de existência, a residência em pediatria do Pequeno Príncipe ajuda a melhorar o déficit de especialistas em diversos estados brasileiros
Ver mais