Centro Cirúrgico do Hospital é referência em alta complexidade

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | Centro Cirúrgico é referência

Serviço une excelência técnica a cuidado humanizado, com participação familiar
17/10/2022
centro cirúrgico
O Centro Cirúrgico do Hospital Pequeno Príncipe é considerado o maior do país em volume de procedimentos pediátricos.

O centro cirúrgico de um hospital é definido como o “coração” da instituição, porque nele se busca a melhor solução para o paciente. No Hospital Pequeno Príncipe essa solução passa por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, anestesistas, instrumentadores cirúrgicos, farmacêuticos e funcionários administrativos.

Com 51 cirurgiões principais e 15 anestesistas, o serviço atende mais de 32 especialidades oferecidas pelo hospital. O Centro Cirúrgico é considerado o maior do país em volume. Só no primeiro semestre de 2022, foram feitas quase seis mil cirurgias. São nove salas, onde são efetuados procedimentos de baixa, média ou alta complexidade.

“O papel do centro cirúrgico é muito relevante em um hospital, porque ele torna possível o tratamento de doenças complexas e raras, trazendo mais segurança e qualidade de vida para os pacientes”, explica o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

centro cirúrgico
Em média, circulam diariamente 90 profissionais no setor, que funciona 24 horas.

Humanização no Centro Cirúrgico

Receber a notícia de que uma criança vai passar por uma cirurgia nem sempre é fácil, por isso no Hospital Pequeno Príncipe o paciente e toda família recebem atenção integral, acolhimento e atendimento humanizado.

Pais ou responsáveis acompanham a criança ou adolescente até a sala de cirurgia e permanecem dando apoio e carinho até o momento da sedação, aumentando a sensação de segurança e tranquilidade no momento do procedimento.

“A participação do familiar é, com certeza, um grande diferencial. Por mais que outros hospitais atendam pediatria, não é uma premissa de todos esse atendimento humanizado. Essa participação ativa, tanto no início da cirurgia assim como na saída para a recuperação, faz muita diferença para a criança ou adolescente”, detalha a gerente do Centro Cirúrgico, Doris Bordini Gozi.

centro cirúrgico
O Centro Cirúrgico é equipado com aparelhos de última geração, como a mesa cirúrgica utilizada em cirurgias da coluna.

Equipamentos de última geração

Oferecendo um atendimento que é referência para crianças e adolescentes de todo Brasil, o Centro Cirúrgico é equipado com aparelhos de última geração. Um exemplo é a mesa usada em cirurgias da coluna. “O equipamento gira 360 graus, permitindo uma melhor visualização por parte da equipe médica e menor risco nas anestesias. Ele também diminui o risco de lesões no paciente, que fica mais de sete horas na mesma posição”, detalha a gerente do Centro Cirúrgico, Doris Bordini Gozi.

Outro diferencial são os equipamentos de monitorização para suporte de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no pós-operatório, incluindo o equipamento ECMO, que substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões por meio de tubos, bombas, aquecedores e oxigenadores instalados fora do corpo, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto reestabelece o funcionamento normal dos seus próprios órgãos.

Serviços e equipamentos de alta qualidade oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aliados à excelência técnica dos profissionais. “Transplantes de órgãos, cirurgias minimamente invasivas, para exemplificar, são rotineiras em nosso Centro Cirúrgico. Isso é reflexo do nosso corpo clínico, que é altamente diferenciado e reconhecido nacional e internacionalmente”, explica o diretor-clínico do corpo médico, Lauro João Lobo Alcantara.

Confira as especialidades atendidas no Centro Cirúrgico:

Cirurgia geral pediátrica, Oncologia, Ortopedia, Cardiologia, Cirurgia Plástica, Oftalmologia, Neurocirurgia, Otorrinolaringologia, Transplante de Medula Óssea, Nefrologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Hepatologia, Pneumologia, Endocrinologia, Oncologia e Hematologia.

transplante
No primeiro semestre de 2022, foram feitas cerca de seis mil cirurgias, número que envolveu quase dez mil procedimentos.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

28/05/2024

Como resgatar as brincadeiras tradicionais na era digital?

Neste Dia Mundial do Brincar, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de equilibrar o tempo de tela com atividades lúdicas
26/05/2024

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe: 25 anos de excelência em saúde

Inovação, atendimento integral, atualização contínua, compromisso e capacitação de profissionais marcam um quarto de século da unidade
22/05/2024

Qual é a importância do vínculo afetivo na Primeiríssima Infância?

A ligação entre a criança e seus cuidadores se estabelece ainda na gravidez e se estende por um longo caminho após o nascimento
18/05/2024

Aumentam registros de violência contra crianças e adolescentes

Nas últimas duas décadas, foram mais de nove mil pacientes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe por maus-tratos; violência sexual predomina
17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
Ver mais