UTI Neonatal é referência em tratar malformações e doenças complexas

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | UTI Neonatal é referência em tratar malformações e doenças complexas

Hospital Pequeno Príncipe conta com equipamentos de ponta e equipes multiprofissionais especializadas em nenéns de alto risco
10/07/2023
UTI Neonatal Hospital Pequeno Príncipe
A UTI Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe é diferenciada por atender pacientes de alta complexidade.

A UTI Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe, além de receber pacientes prematuros, atende recém-nascidos com malformações e comorbidades (ou seja, com duas ou mais doenças relacionadas). Isso faz com que a unidade se diferencie pela alta complexidade dos casos recebidos de todos os estados do Brasil. A UTI Neonatal dispõe de 20 leitos com equipamentos de ponta – como respiradores de última geração – que garantem conforto e segurança para os pequenos pacientes, além de profissionais especializados em bebês de alto risco.

Os pacientes que chegam à UTI Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe vêm das maternidades e hospitais com a necessidade de um atendimento multiprofissional, com cuidados intensivos 24 horas por dia e tratamentos diferenciados. A instituição é reconhecida como um centro de referência para tratar malformações (neurológicas, renais, cardíacas, hepáticas, intestinais, hemato-oncológicas, imunológicas, oftalmológicas, otorrinolaringológicas, esqueléticas e cutâneas) e também realizar intervenções cirúrgicas ou atendimento para diagnosticar e tratar doenças de alta complexidade e raras.

Fisioterapeuta
A UTI Neonatal conta com o cuidado multidisciplinar e humanizado.

Para o tratamento clínico, cirúrgico, investigativo, com a presença e participação ativa da família, a UTI Neonatal conta com a atuação conjunta de 22 médicos plantonistas, além  das 35 especialidades médicas especializadas na criança e no adolescente e também do cuidado multidisciplinar e humanizado que envolve equipes da enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, assistência social, odontologia, entre outras. Duas médicas neonatologistas diaristas – Vanessa Liberalesso e Viviane Janeri – atuam na supervisão e acompanhamento da evolução clínica dos pacientes, com a coordenação geral da médica intensivista Silmara Possas.

As malformações, que totalizam a maior prevalência de casos atendidos na UTI Neonatal do Hospital, são, em alguns casos, já tratadas pelos cirurgiões do Pequeno Príncipe, que realizam o procedimento antes mesmo do nascimento. Por isso, muitas famílias de outros estados se organizam ainda durante a gestação para que a criança nasça perto da instituição, para facilitar a assistência. “Logo quando o bebê nasce, já iniciamos a aproximação com os médicos da maternidade ou hospital para iniciar o plano terapêutico e também para que ele seja transportado até nós com segurança e qualidade”, explica Silmara Possas, coordenadora-médica da UTI Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe.

Você sabia?

A história da UTI Neonatal no Hospital Pequeno Príncipe começou em 1991, sob os cuidados do médico Ivan Beira Fontoura, que há mais de 30 anos previu a necessidade de uma unidade voltada aos neonatos. Hoje, a instituição dispõe de 68 leitos em UTIs, divididas em Geral, Cirúrgica, Neonatal e Cardiologia.

UTI Neonatal
A instituição conta com equipamentos que melhoram a precisão do tratamento e garantem ainda mais segurança.

Interligação entre os serviços com a UTI Neonatal

Para um cuidado integral com os bebês, a UTI Neonatal tem a participação muito ativa de diferentes profissionais e setores para proporcionar o melhor tratamento e com extrema qualidade. Por exemplo, os fisioterapeutas são especializados em neonatos, e isso faz muita diferença para garantir a ventilação mais gentil e da forma mais natural possível. Os fonoaudiólogos também são muito importantes, pois grande parte dos neonatos apresenta dificuldade para sugar e deglutir, e isso já é trabalhado antes de o bebê ter a condição de receber uma dieta. Os odontólogos, por sua vez, são importantes justamente por conta dos pequenos ficarem tanto tempo expostos a uma ventilação invasiva.

Programa Família Participante
A presença de um acompanhante 24 horas por dia é direito garantido.

Por meio do Programa Família Participante, a presença de um acompanhante é direito garantido durante todo o período de internamento. Nesse quesito, faz-se necessária a atuação mútua dos psicólogos e assistentes sociais para atender tanto o recém-nascido como sua família de modo individualizado. “É como se esse bebê ainda não tivesse saído da barriga. A família ainda está ligada por ele, então é muito importante tratá-los conjuntamente”, pontua a coordenadora-médica, que explica que o tempo de permanência de internamento é prolongado.

A maior parte das malformações é cirúrgica, então a aproximação e a parceria com o Centro Cirúrgico e os cirurgiões das mais diversas especialidades são intensas. A equipe de médicos neonatologistas está sempre em constante troca e conversa com os cirurgiões específicos para cada caso para que o procedimento ocorra da melhor forma e com segurança. Por ser uma unidade com um viés cirúrgico, mas com uma junção com as mais diversas especialidades, é também muito procurada por residentes de diversos lugares do país.

O Pequeno Príncipe é referência em cirurgias cardiovasculares em recém-nascidos. Nesses casos, o bebê chega até a UTI Neonatal para encontrar o equilíbrio hemodinâmico e é acompanhado durante todo o tempo por neonatologistas e cardiologistas até que o diagnóstico e o plano terapêutico sejam definidos. Depois que a cirurgia é realizada, o paciente é recebido no pós-operatório imediato na UTI da Cardiologia e, posteriormente, retorna à unidade de cuidados intensivos a neonatos. “Tratamos a criança como um todo, usufruímos da expertise de cada área para que a evolução e a melhora sejam ainda mais efetivas”, conclui.

telemedicina UTI Neonatal
Por meio da telemedicina, as equipes de saúde trocam experiências com o Children’s National Hospital de Washington.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

 

+ Notícias

03/10/2024

Morte súbita cardíaca em crianças e adolescentes

Entenda como acontece, as causas e a importância do histórico familiar para diagnóstico, tratamento e prevenção
02/10/2024

Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends vem aí

Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé. Partida será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
01/10/2024

Gala Pequeno Príncipe chega em sua 15.ª edição

Evento que mobiliza apoio em prol da causa da saúde infantojuvenil foi realizado em São Paulo e reuniu 300 pessoas
27/09/2024

Doação de órgãos pode salvar, pelo menos, seis vidas

Uma das vidas salvas pelo sim de uma família é a de Eloa Terres, de 10 anos, que durante oito meses esperou por um coração compatível
26/09/2024

Residência médica e cursos de especialidades: inscrições abertas até 21/10

As provas serão aplicadas presencialmente, em Curitiba (PR), no dia 10 de novembro
25/09/2024

Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO é reinaugurado

A recuperação do espaço, após o incêndio ocorrido em outubro de 2023, garantiu melhorias e modernizações para os atendimentos
Ver mais