Circulação extracorpórea: Hospital adquire novos equipamentos

Notícias

Pequeno Príncipe adquire novos equipamentos para circulação extracorpórea

Usadas nos EUA e na Europa, as máquinas de última geração foram compradas com recursos doados pelo governo do Paraná e estão em uso desde junho
28/07/2023
circulação extracorpórea
A circulação extracorpórea é um procedimento que consiste na substituição temporária do coração e dos pulmões.

O Hospital Pequeno Príncipe investiu R$ 1,8 milhão na aquisição de dois novos equipamentos para circulação extracorpórea. Os recursos foram doados à instituição pelo governo do Paraná, por meio de um convênio assinado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Amplamente utilizadas nos Estados Unidos e Europa, as máquinas são do modelo 5S HLM (heart lung machine), o único que atende às recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC).

O Pequeno Príncipe é a terceira instituição brasileira a adquirir esse equipamento para o uso na pediatria e o único na Região Sul do país. “Precisamos trabalhar cada vez mais com precisão e tecnologia. A substituição desses equipamentos possibilita que os procedimentos médicos sejam realizados com maior segurança e melhor resultado”, explica o diretor-técnico do Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Em uso desde junho deste ano, os equipamentos permitem que os procedimentos médicos sejam realizados com mais segurança e melhor resultado. Atualmente, mais de 80% das cirurgias cardíacas utilizam a máquina, também empregada em cirurgias intracardíacas ou transplantes de órgãos. “Agradecemos ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e ao governador Ratinho por proporcionar às crianças do Paraná este passo que nos nivela com os principais hospitais pediátricos do mundo”, aponta José Álvaro Carneiro, diretor-corporativo do Pequeno Príncipe.

Vantagens das máquinas de circulação extracorpórea

Segundo o cirurgião cardíaco Fábio Navarro, do Pequeno Príncipe, as novas máquinas apresentam uma série de vantagens técnicas que beneficiam, inclusive, cirurgias em bebês com poucos dias de vida. Além disso, o uso das novas máquinas também pode favorecer uma recuperação mais rápida e reduzir os riscos de complicações e mortalidade em cirurgias mais complexas. Entre as características estão:

– sistema de alarmes sonoros e visuais, que detectam bolhas e controlam o nível e a temperatura do sangue, importante para evitar complicações como as embolias;

– sistema de calibragem das bombas de roletes extremamente preciso, reduzindo lesões nas células sanguíneas, preservando a qualidade do sangue;

– monitoramento sanguíneo contínuo a cada seis segundos;

blender (misturador de gases) eletrônico, de alta precisão, que garante o mix ideal entre gases para uma oxigenação de alta qualidade no sistema sanguíneo durante a circulação extracorpórea.

Como funciona

A circulação extracorpórea é um procedimento que consiste na substituição temporária do coração e dos pulmões por uma máquina durante complexas cirurgias cardíacas. O sangue não oxigenado do paciente é desviado para essa máquina, na qual é reoxigenado e bombeado novamente para o corpo, conforme a ilustração abaixo:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais