Eletrofisiologia: Pequeno Príncipe é pioneiro em pediatria

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | Eletrofisiologia é pioneira no Brasil

Serviço do Pequeno Príncipe foi o primeiro do país a realizar mapeamento do coração em procedimento cirúrgico
18/11/2022
Eletrofisiologia: Pequeno Príncipe é referência em mapeamento do coração em procedimento cirúrgico
Em 2021, o Serviço de Eletrofisiologia do Pequeno Príncipe realizou 7.888 exames e procedimentos, entre eles o estudo eletrofisiológico.

Preocupado em oferecer sempre o melhor serviço, que resulte em mais qualidade de vida para as crianças e adolescentes que chegam ao hospital, o Pequeno Príncipe foi o primeiro no Brasil a oferecer o Serviço de Eletrofisiologia pediátrica, especialidade da cardiologia que trata das alterações do ritmo do coração (arritmias). Em 2021, foram feitos 7.888 exames e procedimentos deste tipo, incluindo o mapeamento do coração junto com o procedimento cirúrgico cardiovascular.

“No mapeamento conseguimos identificar e realizar a correção da arritmia com maior precisão. Já realizamos esse procedimento, em conjunto com o Serviço de Cirurgia Cardiovascular, em quase 50 pacientes”, detalha a médica cardiologista e chefe do Serviço de Eletrofisiologia, Lânia Fátima Romanzin Xavier.

O Pequeno Príncipe é hoje referência na América Latina no serviço de eletrofisiologia, com ambulatório específico para avaliação de dispositivos eletrônicos (desfibriladores cardioversores implantáveis e ressincronizadores cardíacos, que aumentam o número de batimentos cardíacos, revertem a aceleração e organizam o desempenho do coração), além de um centro de colocação de marca-passos para crianças e adolescentes.

Teste de esforço no Pequeno Príncipe - Serviço de Eletrofisiologia
O objetivo do teste de esforço é analisar o comportamento da frequência cardíaca, do traçado eletrocardiográfico e da pressão arterial com o esforço físico.

Excelência e humanização

Considerado a técnica mais moderna no tratamento das alterações da atividade elétrica cardíaca, o estudo dentro do coração possibilita diagnósticos precisos da arritmia, determina a necessidade de marca-passo e, nos casos de taquicardia, viabiliza o tratamento por meio da ablação (procedimento que é feito sem a necessidade de abertura do tórax).

Passam por esse estudo crianças, com ou sem doença cardíaca, com palpitações recorrentes e desmaios não esclarecidos, além de arritmias (sensação de que o coração está em descompasso, batendo fora do ritmo). Todos os procedimentos são feitos em uma sala do Centro Cirúrgico, pensada nas crianças e adolescentes, com equipamentos modernos, segurança e o atendimento humano do Pequeno Príncipe.

Outra técnica oferecida é a cauterização, considerada a alternativa mais segura e eficiente em crianças e adolescentes diagnosticados com aceleração do batimento cardíaco (taquicardia). Para isso, o Pequeno Príncipe tem dois equipamentos de raio-x, um convencional e outro tridimensional, que faz um mapeamento mais preciso. De acordo com a médica responsável pelo serviço, o tratamento na criança é diferente do adulto.

“O menor paciente do serviço a passar pelo estudo tinha 2,5kg. Ainda dentro do útero foi observada uma arritmia cardíaca. Após o nascimento, ele não respondia à medicação, por isso veio encaminhado para o Pequeno Príncipe. Foi feita ablação por cateter e houve cura da arritmia e melhora da contração do músculo cardíaco”, relata a cardiologista.

O Hospital Pequeno Príncipe foi pioneiro no Brasil ao disponibilizar o Serviço de Eletrofisiologia para o público infantojuvenil
A eletrofisiologia é a especialidade da cardiologia que trata das alterações do ritmo cardíaco, chamadas de arritmias.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Notícias

21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
15/09/2023

Dia Municipal do Rei Pelé: proposta é aprovada em primeira instância

A iniciativa é uma reivindicação do Complexo Pequeno Príncipe e foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Marcelo Fachinello
Ver mais