Eletrofisiologia: Pequeno Príncipe é pioneiro em pediatria

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | Eletrofisiologia é pioneira no Brasil

Serviço do Pequeno Príncipe foi o primeiro do país a realizar mapeamento do coração em procedimento cirúrgico
18/11/2022
Eletrofisiologia: Pequeno Príncipe é referência em mapeamento do coração em procedimento cirúrgico
Em 2021, o Serviço de Eletrofisiologia do Pequeno Príncipe realizou 7.888 exames e procedimentos, entre eles o estudo eletrofisiológico.

Preocupado em oferecer sempre o melhor serviço, que resulte em mais qualidade de vida para as crianças e adolescentes que chegam ao hospital, o Pequeno Príncipe foi o primeiro no Brasil a oferecer o Serviço de Eletrofisiologia pediátrica, especialidade da cardiologia que trata das alterações do ritmo do coração (arritmias). Em 2021, foram feitos 7.888 exames e procedimentos deste tipo, incluindo o mapeamento do coração junto com o procedimento cirúrgico cardiovascular.

“No mapeamento conseguimos identificar e realizar a correção da arritmia com maior precisão. Já realizamos esse procedimento, em conjunto com o Serviço de Cirurgia Cardiovascular, em quase 50 pacientes”, detalha a médica cardiologista e chefe do Serviço de Eletrofisiologia, Lânia Fátima Romanzin Xavier.

O Pequeno Príncipe é hoje referência na América Latina no serviço de eletrofisiologia, com ambulatório específico para avaliação de dispositivos eletrônicos (desfibriladores cardioversores implantáveis e ressincronizadores cardíacos, que aumentam o número de batimentos cardíacos, revertem a aceleração e organizam o desempenho do coração), além de um centro de colocação de marca-passos para crianças e adolescentes.

Teste de esforço no Pequeno Príncipe - Serviço de Eletrofisiologia
O objetivo do teste de esforço é analisar o comportamento da frequência cardíaca, do traçado eletrocardiográfico e da pressão arterial com o esforço físico.

Excelência e humanização

Considerado a técnica mais moderna no tratamento das alterações da atividade elétrica cardíaca, o estudo dentro do coração possibilita diagnósticos precisos da arritmia, determina a necessidade de marca-passo e, nos casos de taquicardia, viabiliza o tratamento por meio da ablação (procedimento que é feito sem a necessidade de abertura do tórax).

Passam por esse estudo crianças, com ou sem doença cardíaca, com palpitações recorrentes e desmaios não esclarecidos, além de arritmias (sensação de que o coração está em descompasso, batendo fora do ritmo). Todos os procedimentos são feitos em uma sala do Centro Cirúrgico, pensada nas crianças e adolescentes, com equipamentos modernos, segurança e o atendimento humano do Pequeno Príncipe.

Outra técnica oferecida é a cauterização, considerada a alternativa mais segura e eficiente em crianças e adolescentes diagnosticados com aceleração do batimento cardíaco (taquicardia). Para isso, o Pequeno Príncipe tem dois equipamentos de raio-x, um convencional e outro tridimensional, que faz um mapeamento mais preciso. De acordo com a médica responsável pelo serviço, o tratamento na criança é diferente do adulto.

“O menor paciente do serviço a passar pelo estudo tinha 2,5kg. Ainda dentro do útero foi observada uma arritmia cardíaca. Após o nascimento, ele não respondia à medicação, por isso veio encaminhado para o Pequeno Príncipe. Foi feita ablação por cateter e houve cura da arritmia e melhora da contração do músculo cardíaco”, relata a cardiologista.

O Hospital Pequeno Príncipe foi pioneiro no Brasil ao disponibilizar o Serviço de Eletrofisiologia para o público infantojuvenil
A eletrofisiologia é a especialidade da cardiologia que trata das alterações do ritmo cardíaco, chamadas de arritmias.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Notícias

14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
10/06/2024

Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
06/06/2024

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
05/06/2024

Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
Ver mais