Complexo, Hospital

Cuidados de saúde na Primeira Infância são ainda mais importantes

Nessa época da vida, as crianças estão mais sujeitas a vírus e bactérias, pois engatinham e tendem a colocar objetos com frequência na boca

????????????????????????????????????

A fase que compreende a Primeira Infância se inicia na concepção e se estende até os seis anos de vida da criança. Os cuidados de saúde nessa época são fundamentais. Quando bebês, eles precisam ser ainda mais reforçados. Esse é o momento em que os meninos e meninas estão mais sujeitos a vírus e bactérias, pois engatinham e tendem a colocar objetos com frequência na boca.

????????????????????????????????????

Um dos primeiros cuidados a ser tomado, de acordo com o pediatra neotalogista intensivista, Luiz Renato Valério, é com a saúde da mãe. “Uma mãe que leva uma vida saudável, alimenta-se corretamente, pratica atividades físicas e faz o controle das doenças gestacionais – como o diabetes e hipertensão –, dará à luz a uma criança saudável”, explica o médico.

Outro fator que merece atenção especial, segundo o profissional, é a amamentação. “Até os seis meses, o indicado é que os pequenos se alimentem somente de leite materno, pois é mais nutritivo. Porém, diante da necessidade do uso de fórmulas infantis, é preciso consultar um médico para saber qual o tipo, a dosagem, e o tempo correto de uso”, aponta Valério.  Manter a carteira de vacinação sempre em dia e prezar pela higiene do bebê – durante o banho e nas trocas de fralda, por exemplo –, também é essencial.

Além dos cuidados rotineiros de saúde, o pediatra destaca um ingrediente fundamental: o amor. “É preciso carinho, apoio, estimulação. A criança precisa de amor para se desenvolver. É como um bolo que só cresce se for feito com bons ingredientes”, diz Valério.

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre a Primeira Infância. A cada semana será publicada uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 29, o tema será os cuidados de higiene nessa fase da vida.

Leia também:

Cuidados físicos e emocionais fazem a diferença na Primeira Infância

O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância

Cinco sentidos: aliados no desenvolvimento infantil

Vínculo: uma ligação de amor

Dados alarmantes marcam a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Precisamos falar sobre Primeira Infância

Ler é essencial para a formação das crianças 

+ Notícias

Faça sua doação