Cuidados físicos e emocionais fazem a diferença na Primeira Infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cuidados físicos e emocionais fazem a diferença na Primeira Infância

Medidas de segurança devem ser adotadas para receber as crianças ainda nos primeiros anos de vida
08/11/2016

Durante a Primeira Infância, que vai da gestação até os seis anos, medidas importantes de segurança física e emocional devem ser adotadas pelos cuidadores. Tais procedimentos são necessários por se tratar de uma época em que as crianças dependem de apoio para crescer e se desenvolver de forma saudável.

nilton_kiesel-2Substâncias como bebidas alcoólicas e cigarros, por exemplo, não devem ser consumidas perto dos meninos e meninas. “Os cuidadores jamais devem fumar em casa, estando ou não na presença das crianças. Vale lembrar que a nicotina pode ser transmitida diante do simples contato com móvel que foi contaminado. Além disso, ninguém que tenha ingerido algum tipo de bebida alcoólica está apto a cuidar dos pequenos”, aponta o pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Nilton Kiesel.

De acordo com o médico, a casa também deve ser preparada para receber os meninos e meninas. “É preciso tomar alguns cuidados específicos em cada ambiente para evitar os tradicionais acidentes domésticos”, aponta.

Confira os principais cuidados que devem ser tomados em cada ambiente:
Sala – É necessário estar atento aos móveis que estão ao alcance das crianças para que  elas não se machuquem com as quinas, por exemplo. Além disso, mobílias muito altas e próximas a janelas podem ser perigosas e facilitadoras de quedas. Nesse caso, também é fundamental aderir ao uso de grades e redes de proteção.

Cozinha – Os pequenos não podem ter acesso a objetos cortantes. Facas e demais utensílios pontiagudos devem estar guardados em locais de difícil alcance. Eles também não devem se aproximar do fogão e dos gases, a fim de evitar queimaduras e intoxicações. Os remédios e produtos tóxicos também devem ser mantidos longe dos meninos e meninas.

Áreas externas – A garagem e piscinas, por exemplo, também oferecem riscos às crianças. É preciso tomar cuidado com os portões eletrônicos, que podem sofrer problemas, cair e atingir os pequenos. As piscinas também devem estar cercadas e só devem ser utilizadas pelos meninos e meninas mediante a observação de um adulto.

Escadas – É preciso colocar portões próximos às escadas e, com o tempo, ensinar as crianças a melhor maneira subir e descer. Assim, quedas mais sérias podem ser evitadas.
 
Quarto – Os pequenos devem sempre dormir em um local cercado e nunca muito alto. Isso deve ocorrer independentemente do horário do dia programado para o descanso.

????????????????????????????????????
Segurança emocional
Além dos aspectos físicos, a segurança emocional é essencial no desenvolvimento das crianças. “O ambiente no qual os meninos e meninas  encontram deve ser emocionalmente seguro. Ou seja, livre de brigas e discussões. Os pequenos devem se sentir protegidos, ouvidos e respeitados para que, futuramente, possam replicar isso em seus lares”, explica a coordenadora do Setor de Psicologia do Hospital Pequeno príncipe, Ângela Bley.

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre a Primeira Infância. A cada semana será publicada uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 15, o tema será a importância da leitura ainda nos primeiros anos de vida. 
Leia também:

O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância

Cinco sentidos: aliados no desenvolvimento infantil

Vínculo: uma ligação de amor

Dados alarmantes marcam a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Precisamos falar sobre Primeira Infância

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais