Dados alarmantes marcam a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dados alarmantes marcam a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Muitos meninos e meninas do Brasil são expostos a diferentes tipos de violência todos os dias. No Pequeno Príncipe, as ocorrências aumentaram quase 50% nos últimos dez anos
11/10/2016

captura-de-tela-2016-10-11-as-09-18-04O Dia das Crianças se aproxima. Apesar do clima de comemoração, muitos meninos e meninas de todo o Brasil estão expostos diariamente a inúmeros tipos de violência. O quadro se agrava ainda mais no período que compreende a Primeira Infância – a gestação, o parto e os seis primeiros anos. Pensando nisso, esta semana é lembrada pela prevenção da violência nessa fase da vida.

Os casos desse tipo, atendidos no Hospital Pequeno Príncipe, cresceram quase 50% nos últimos dez anos. Cerca de 70% das vítimas têm até seis anos. De janeiro a agosto de 2016, das 324 ocorrências, 221 se deram na Primeira Infância.

A situação é preocupante. “Com as crianças menores, a violência é ainda pior, pois elas são mais frágeis e têm menos condições de se defender. Além disso, até os seis anos, os meninos e meninas estão construindo a sua subjetividade, sua identidade humana. Também é nessa fase que ocorre o crescimento físico, o desenvolvimento motor e da linguagem”, explica a psicóloga da instituição, Daniela Prestes.

captura-de-tela-2016-10-11-as-09-18-11Garantir o direito das crianças é responsabilidade de todos. Por isso, denunciar a violência é um dever da sociedade. Somente em 2015, mais de 80 mil ligações foram feitas no Disque-Denúncia brasileiro (Disque 100). Além desse número, a população ainda pode ligar para os telefones 156, da Prefeitura de Curitiba, e 181, Disque-Denúncia Estadual.

Cresce o número denúncias
Entre os meses de julho e agosto deste ano, as denúncias de violência contra crianças e adolescentes cresceram em 190%, segundo o Governo do Estado do Paraná.
De 14 de julho a 9 de agosto, foram feitas 138 denúncias pelo Disque 181, canal que recebe informações sobre suspeita de violência ou sobre violação de direitos contra crianças e adolescentes.

Tipos de violência
Existem diferentes tipos de violência. Todos eles causam sérias consequências nas crianças, como a redução da autoestima, limitações no desenvolvimento social, decréscimo no rendimento escolar e agressividade. Confira os principais:

Física – Uso da força física de forma intencional, deixando ou não marcas evidentes.
Abuso sexual – A criança ou o adolescente é usado como estimulação ou satisfação sexual. Pode acontecer das seguintes formas: exploração sexual (prática com fins comerciais), pornografia infantil, estupro e atos libidinosos.
Abuso psicológico – Agressão verbal constante, humilhação, ameaça, rejeição, desrespeito e discriminação visando à dominação.
Negligência – Falta de cuidados quanto às necessidades próprias da idade e condições de desenvolvimento. Pode ser de proteção, saúde, educação ou estrutural.

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre Primeira Infância. A cada semana uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 18, o tema será o vínculo entre as crianças e os cuidadores ainda nos primeiros anos de vida.
Leia também:

Precisamos falar sobre Primeira Infância

+ Notícias

11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
Ver mais