Precisamos falar sobre Primeira Infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Precisamos falar sobre Primeira Infância

Da gestação até os seis primeiros anos de vida, esse é um período muito importante para o desenvolvimento da criança. As experiências dessa época são relevantes para o resto da vida
07/10/2016

????????????????????????????????????
Uma nova vida chegou e, com ela, uma série de cuidados e responsabilidades. Desde a gestação até os primeiros seis anos de vida – período que compreende a Primeira Infância – ocorre uma importante etapa no desenvolvimento das crianças. Por isso, propiciar experiências pessoais positivas e significativas, bem como garantir o acesso a um ambiente de qualidade é fundamental.

Além do crescimento físico, é nessa época que a arquitetura cerebral começa a ser formada. No primeiro ano de vida, por exemplo, os neurônios fazem cerca de 700 novas conexões por segundo. Até os três anos de idade, o cérebro atinge 87% do tamanho que terá no futuro. “Essa etapa é uma grande janela para o desenvolvimento que precisa ser bem aproveitada. As experiências vivenciadas nesse período são relevantes para o resto da vida, pois refletem em quem a criança será no futuro, o seu comportamento e relações pessoais”, explica a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley.

Trocas de carinho, conversas e convivência saudável são atitudes que também fazem a diferença no desenvolvimento dos meninos e meninas. “As crianças criam modelos de acordo com o vínculo que estabelecem com os familiares, por exemplo. Por isso, relações pessoais agradáveis e um ambiente favorável são tão importantes”, destaca a doutora em Psicologia.

Apesar disso, os estímulos devem ser equilibrados. “É preciso deixar a criança tentar e errar, só assim elas conseguem testar novas possibilidades e, por fim, aprender. Estabelecer limites e uma rotina também é essencial”, aponta Ângela.

Primeira Infância no Pequeno Príncipe
Desde sua criação, há quase cem anos, o Hospital tem lutado para garantir com equidade o cuidado integral, com excelência técnico-científica e humanizada, a crianças e adolescentes de todo o Brasil. Por meio de serviços como Assistência Social e Psicologia, de setores Educação e Cultura e Voluntariado, a instituição tem um olhar atento à Primeira Infância.

Além disso, o Pequeno Príncipe conta com programas pioneiros como o Família Participante – que garante a presença familiar durante a hospitalização – e do projeto Saber + Participar Melhor – que capacita colaboradores da instituição, por meio de palestras e outros recursos, sobre o tema Primeira Infância.

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre Primeira Infância. A cada semana uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 11, o tema será a violência ainda nos primeiros anos de vida.  

+ Notícias

17/09/2024

Como a poluição do ar afeta a saúde das crianças?

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção sobre os impactos da exposição aos poluentes e os cuidados com o público infantojuvenil
12/09/2024

Impacto e Transformação: investimento social privado em foco

O evento, promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe, contou com quatro painelistas que se basearam nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASGs)
11/09/2024

Febre oropouche em crianças: sinais, tratamento e como prevenir

Sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças causadas por mosquitos, como a dengue e a chikungunya
10/09/2024

Depressão e ansiedade na infância e adolescência

Conheça os sinais de alerta, diagnóstico, tratamento e formas de prevenir os transtornos mentais mais comuns nessa fase
09/09/2024

Pesquisadores da Georgetown University visitam Pequeno Príncipe

A ação faz parte de um projeto conjunto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa
05/09/2024

Como lidar com a chegada de um irmão?

Pais e cuidadores precisam ser empáticos com os sentimentos do filho mais velho e ajudar na adaptação às mudanças familiares
Ver mais