Meio ambiente: Pequeno Príncipe se consolida como referência em ações

Notícias

Meio ambiente: Pequeno Príncipe se consolida como referência em ações

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a instituição relembra seu pioneirismo em diversas iniciativas em prol da saúde do planeta
05/06/2023
dia mundial do meio ambiente
O Pequeno Príncipe, signatário do Pacto Global, é pioneiro entre as instituições de saúde na conservação do meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano chama atenção para a poluição plástica, já que mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano no mundo e menos de 10% são reciclados, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O Pequeno Príncipe, signatário do Pacto Global, é pioneiro entre as instituições de saúde na conservação do ecossistema e reconhecido pelo cuidado com o planeta, ganhando por dois anos consecutivos o prêmio global do Desafio a Saúde pelo Clima.

Seguindo o enfoque do tema deste ano, o Pequeno Príncipe mantém a geração de resíduos hospitalares por paciente abaixo da média nacional. Em 2022, por exemplo, o Hospital gerou 8,4kg de resíduos (infectantes, recicláveis e comuns) por paciente/dia, o que representa uma redução de 6,5% de 2021 para 2022. Além disso, a instituição possui um projeto que transforma os resíduos orgânicos crus da cozinha do Hospital em adubo orgânico (14 toneladas/ano) para ser aplicado em hortas de chás e também proporciona a destinação adequada aos demais tipos de resíduos gerados.

O diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, destaca o compromisso moral da instituição com o cuidado da biodiversidade, especialmente por entender que as atividades hospitalares produzem impactos ambientais significativos. “Fazer a gestão convencional é a obrigação de qualquer um. Mas ir além do que possa ser a determinação legal passa a ser um compromisso moral. Muitas vezes fomos protagonistas de questões que depois viraram políticas públicas. Por exemplo, somos livres de mercúrio desde 2013, sendo que a legislação específica é de 2020”, salienta.

Com o objetivo de contribuir com o planeta que será deixado para as futuras gerações, o Pequeno Príncipe conta com programas de educação ambiental e diversas outras iniciativas. O Hospital foi o segundo do Brasil – e o primeiro pediátrico – a compensar suas emissões de carbono, ao promover a conservação e uso sustentável de uma área com florestas nativas presentes na Reserva Natural das Águas, mantida pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) no município de Antonina, litoral do Paraná.

O projeto também atende à adesão da instituição à campanha Race To Zero e ao Programa Empresa Amiga da Mata Atlântica. Na campanha, as organizações firmam o compromisso de alcançar uma redução de 50% de suas emissões mensuráveis de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 e zero líquido até 2050.

Para tanto, a instituição instalou painéis fotovoltaicos para redução do consumo de energia, implantou a “Segunda sem Carne” no refeitório que atende colaboradores e acompanhantes de pacientes, substituiu torneiras convencionais por modelos com temporizador e colocou cisternas para captação de água da chuva para reuso. Além disso, realiza a doação de lixo eletrônico para ONG que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade.

Saiba como você pode contribuir com a redução da poluição plástica

  1. Leve sempre a sua garrafa pessoal. Evite comprar água em garrafa plástica.
  2. Use ecobags para fazer compras em vez de sacolas plásticas.
  3. Tenha sempre itens reutilizáveis. Evite comprar e usar pratos e copos descartáveis.
  4. Dê preferência às embalagens retornáveis e reutilizáveis.
  5. Evite os plásticos de uso único, como o canudinho utilizado ao tomar uma bebida.
  • Confira, no vídeo a seguir, as práticas sustentáveis adotadas pelo Pequeno Príncipe:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. As iniciativas presentes nesse conteúdo contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS): Água Potável e Saneamento (ODS 6); Energia Acessível e Limpa (ODS 7); Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11); Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12); Ação contra a Mudança Global do Clima (ODS 13) e Vida Terrestre (ODS 15).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

13/07/2024

ECA: ampliação de leis fortalece proteção contra violência

Entre as atualizações, está a inclusão de bullying e cyberbullying no Código Penal. Neste Dia do ECA, o Hospital Pequeno Príncipe chama a atenção para dados alarmantes destes tipos de violências
10/07/2024

Por que é importante não reprimir o choro?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas de como criar um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes expressarem as emoções
09/07/2024

Sessão de cinema diverte pacientes da hemodiálise

Crianças e adolescentes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe saíram do espaço com o coração aquecido e memórias inesquecíveis
08/07/2024

Nota de solidariedade ao hospital pediátrico bombardeado em Kiev

Pequeno Príncipe manifesta a dor pela violência cometida contra pessoas inocentes, dentre elas crianças doentes e hospitalizadas
04/07/2024

Tratamento de efluentes: Hospital e Sanepar assinam parceria

Iniciativa pioneira no país vai testar diferentes maneiras de reduzir antibióticos e combater o surgimento de superbactérias no esgoto hospitalar
03/07/2024

Como o celular e as redes sociais afetam os adolescentes?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como promover a utilização equilibrada e responsável dessas tecnologias
Ver mais