Meio ambiente: Pequeno Príncipe recebe prêmio global

Notícias

Pequeno Príncipe recebe prêmio global do Desafio a Saúde pelo Clima

O Hospital foi reconhecido na categoria Resiliência Climática, além de receber também, pelo quarto ano seguido, uma menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente
12/01/2023
meio ambiente Desafio a Saúde pelo Clima
O Pequeno Príncipe, considerado um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, também é referência no cuidado com o meio ambiente.

 

O Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, foi destaque na premiação Climate Challenge Award 2022, na categoria Resiliência Climática. O reconhecimento é fruto da participação da instituição no Desafio a Saúde pelo Clima, promovido pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, a qual representa e coordena as atividades da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano).

O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é realizado em parceria com as organizações internacionais Saúde Sem Dano e Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. O reconhecimento considera o desempenho e as contribuições decorrentes do engajamento e das atividades desenvolvidas durante o ano de 2022. A premiação global de clima contou com a participação de 15 países, sendo 50 organizações premiadas das quais sete são brasileiras.

Pelo quarto ano seguido, o Pequeno Príncipe foi contemplado também com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA). O Hospital foi destaque com o Programa de Eficiência Energética e a Redução das Emissões de Carbono. Essas iniciativas buscam reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), aumentar substancialmente a participação de energias renováveis e propor medidas de adaptação às mudanças do clima, baseadas na conservação da biodiversidade. O PAMA, foi entregue durante a abertura do Seminário Hospitais Saudáveis.

“O Pequeno Príncipe acredita que a saúde precisa ser cuidada em sua totalidade, partindo de ações preventivas que ultrapassam os muros da instituição e envolvam, inclusive, esse olhar atento ao meio ambiente. Essa preocupação com a sustentabilidade e o uso consciente de recursos naturais funda-se na convicção de que um espaço comum saudável é fundamental para as pessoas também terem saúde hoje e no futuro”, afirmou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Referência também no cuidado com o meio ambiente

O Pequeno Príncipe, além de ser referência nacional no atendimento de casos de alta e média complexidade de crianças e adolescentes, também é pioneiro em ações ambientais.  Intensificou sua atuação a partir dos anos 2000, tornando-se o primeiro hospital do país mercúrio zero e o segundo do Brasil a compensar suas emissões de carbono.

O Hospital também instalou painéis fotovoltaicos, substituiu torneiras convencionais por modelo com temporizador e colocou cisternas para captação de água da chuva para reuso. A instituição também possui um projeto que transforma os resíduos orgânicos crus da cozinha do Hospital em adubo orgânico (14 toneladas/ano). A proposta, além de diminuir o percentual de resíduos comuns, utiliza o adubo em uma horta de chás, que produz 9,5kg de ervas frescas por mês, que por sua vez são oferecidas aos pacientes nos lanches.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
18/01/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe atende de forma integral crianças e adolescentes com deficiência

A unidade conta com laboratório de marcha, parque adaptado e sala de realidade virtual
16/01/2023

ALTA COMPLEXIDADE | Serviço de Radiologia Intervencionista

A especialidade trata doenças complexas em procedimentos minimamente invasivos. Saiba mais sobre o serviço na série de alta complexidade
Ver mais