Meio ambiente: Pequeno Príncipe recebe prêmio global

Notícias

Pequeno Príncipe recebe prêmio global do Desafio a Saúde pelo Clima

O Hospital foi reconhecido na categoria Resiliência Climática, além de receber também, pelo quarto ano seguido, uma menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente
12/01/2023
meio ambiente Desafio a Saúde pelo Clima
O Pequeno Príncipe, considerado um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, também é referência no cuidado com o meio ambiente.

O Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, foi destaque na premiação Climate Challenge Award 2022, na categoria Resiliência Climática. O reconhecimento é fruto da participação da instituição no Desafio a Saúde pelo Clima, promovido pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, a qual representa e coordena as atividades da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano).

O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é realizado em parceria com as organizações internacionais Saúde Sem Dano e Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. O reconhecimento considera o desempenho e as contribuições decorrentes do engajamento e das atividades desenvolvidas durante o ano de 2022. A premiação global de clima contou com a participação de 15 países, sendo 50 organizações premiadas das quais sete são brasileiras.

Pelo quarto ano seguido, o Pequeno Príncipe foi contemplado também com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA). O Hospital foi destaque com o Programa de Eficiência Energética e a Redução das Emissões de Carbono. Essas iniciativas buscam reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), aumentar substancialmente a participação de energias renováveis e propor medidas de adaptação às mudanças do clima, baseadas na conservação da biodiversidade. O PAMA, foi entregue durante a abertura do Seminário Hospitais Saudáveis.

“O Pequeno Príncipe acredita que a saúde precisa ser cuidada em sua totalidade, partindo de ações preventivas que ultrapassam os muros da instituição e envolvam, inclusive, esse olhar atento ao meio ambiente. Essa preocupação com a sustentabilidade e o uso consciente de recursos naturais funda-se na convicção de que um espaço comum saudável é fundamental para as pessoas também terem saúde hoje e no futuro”, afirmou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Referência também no cuidado com o meio ambiente

O Pequeno Príncipe, além de ser referência nacional no atendimento de casos de alta e média complexidade de crianças e adolescentes, também é pioneiro em ações ambientais.  Intensificou sua atuação a partir dos anos 2000, tornando-se o primeiro hospital do país mercúrio zero e o segundo do Brasil a compensar suas emissões de carbono.

O Hospital também instalou painéis fotovoltaicos, substituiu torneiras convencionais por modelo com temporizador e colocou cisternas para captação de água da chuva para reuso. A instituição também possui um projeto que transforma os resíduos orgânicos crus da cozinha do Hospital em adubo orgânico (14 toneladas/ano). A proposta, além de diminuir o percentual de resíduos comuns, utiliza o adubo em uma horta de chás, que produz 9,5kg de ervas frescas por mês, que por sua vez são oferecidas aos pacientes nos lanches.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais