5 dicas de higiene na Primeira Infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

5 dicas de higiene na Primeira Infância

Os cuidadores precisam supervisionar os pequenos para que façam uma correta limpeza das mãos, dentes e também das suas partes íntimas
29/11/2016

fullsizerender
Os cuidados com a higiene na Primeira Infância – período que compreende a concepção até os seis anos de vida – são essenciais e devem sempre ser supervisionados. Os cuidadores precisam estar atentos aos momentos do banho, das necessidades fisiológicas, da escovação dos dentes e também da higienização das mãos dos meninos e meninas. Pensando nisso, o Hospital Pequeno Príncipe separou algumas dicas imprescindíveis para auxiliar os pais e responsáveis nesses momentos. Confira:

1 – Repita sempre as orientações de higiene para os pequenos
Mesmo com os estímulos certos, os meninos e meninas tendem a não tomar muito cuidado com a higiene. “O ideal é que os pais ou cuidadores sempre reforcem essas orientações, repetidas quantas vezes se fizer necessário”, explica o pediatra neotalogista intensivista do Hospital Pequeno Príncipe, Luiz Renato Valério.

2 – Atenção à troca de fraldas
Nesse momento, os cuidadores devem sempre estar com as mãos higienizadas. “O correto é lavá-las com sabonete, água morna e preferencialmente com álcool 70% com glicerina ou gel”, destaca o médico. “É importante também lavar as partes íntimas sempre de frente para trás, evitando o contato com resíduos fecais”, complementa.

3 – Higienize bem as mãos (suas e das crianças)
As mãos são as principais transmissoras de doenças infecciosas, pois frequentemente são levadas à boca. “É necessário higienizá-las bem, principalmente antes das refeições. Além disso, é importante manter as unhas curtas e limpas”, aponta Valério. O pediatra ainda alerta para o contato com animais de estimação: “Eles nunca devem dormir com as crianças ou lamber as mãos e o rosto dos pequenos. Se isso ocorrer, é fundamental lavá-los”, fala.

4 – Cuidado com o banho
O banho precisa ser diário. “Algumas recomendações são importantes como a temperatura da água, que deve estar entre 36° e 39°. Além disso, o banho deve começar pelo rostinho do bebê e terminar pelas genitálias”, diz o médico. Outra dica fundamental, de acordo com Valério, é não mergulhar o umbigo que ainda esteja com o coto na água. “Depois do banho, é necessário higienizar o coto com álcool 70% com glicerina ou gel”, relata. No verão, é mais indicado que os banhos sejam dados duas vezes ao dia. Se possível, os meninos e meninas ainda devem usar roupas frescas, de algodão, e trocá-las pelo menos uma vez durante o dia.

5 – Escove corretamente os dentes das crianças
Os dentes devem ser escovados pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições. “A escovação é muito importante, pois garante um bom visual, um aroma agradável e evita tratamentos dentários mais sérios”, afirma o pediatra. Além disso, a língua também deve ser bem higienizada. De acordo com Valério, o ideal é que o tempo de escovar os dentes dure, pelo menos, três minutos.

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre a Primeira Infância. A cada semana será publicada uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 6, o tema será os cuidados dentários nessa fase da vida.
Leia também:

Cuidados de saúde na Primeira Infância são ainda mais importantes


Cuidados físicos e emocionais fazem a diferença na Primeira Infância

O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância

Cinco sentidos: aliados no desenvolvimento infantil

Vínculo: uma ligação de amor

Dados alarmantes marcam a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Precisamos falar sobre Primeira Infância
Ler é essencial para a formação das crianças 

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais