Teatro e música se unem em uma tarde cultural no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Teatro e música se unem em uma tarde cultural no Pequeno Príncipe

Atividades especiais fazem parte da rotina dos jovens pacientes em tratamento no Hospital
08/05/2015

A tarde fria dessa sexta-feira, dia 8, foi aquecida com cultura no Hospital Pequeno Príncipe. Apresentações de dois projetos, “Concertos Carmen Monarcha” e “Encontros Musicais”, alegraram o dia da criançada. Durante o primeiro evento, o teatro e a música se uniram em uma contação de histórias populares. No segundo, os pequenos conheceram um pouco mais do jazz, da bossa nova e da música instrumental. Quem ficou com a missão de promover essa viagem com os meninos e meninas  foi o grupo Art Bossa Quartet. As ações têm como principal objetivo democratizar a cultura e quebrar com a rotina dos pacientes.

malasartes_08_06_2015 (6)Para propagar a cultura, alguns artistas foram fundamentais. Os atores Adriane Havro da Silva e Érico Taciano Viensci envolveram as crianças no teatro com muita sutileza. Aos poucos, elas foram se soltando e participando ativamente do espetáculo. Os músicos Mari Lopes Franklin, Jackson Franklin, Wagner Bennert e Toni Antoniacomi apresentaram novos instrumentos para os pequenos, que demonstraram muita curiosidade.

Os dois projetos terão novas apresentações no Pequeno Príncipe. O “Concertos Carmen Monarcha” continua até setembro com oficinas mensais aos pacientes. Além disso, estão previstos dois shows da cantora lírica Carmen Monarcha, acompanhada de uma pequena orquestra. O primeiro será realizado em agosto, no Teatro Guaíra, com bilheteria total revertida ao Hospital. Já o segundo ocorrerá em setembro, com uma apresentação gratuita na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O “Encontros Musicais” permanece com pocket-shows mensais até novembro. Para dezembro, está previsto um grande encerramento com os músicos Yamandu Costa e Hamilton de Holanda no Teatro Bom Jesus.

ritmos_musicas_08_05_2015 (69)Viabilizados pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, os projetos contam com o apoio de diversas instituições. Confira quais são:
Encontros Musicais
Patrocinadores: Vale Fértil, Propex do Brasil, Metisa Metalúrgica Timboense, Veper Serviços Especializados, Veper Serviços de Vigilância, Gemü, Vianmaq Máquinas, Sisteplan Softwares e Equipamentos, Durlicouros e Mili.

Concertos Carmen Monarcha
O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA.

Patrocinadores: Vale Fértil, Dacar Química, Castellar Engenharia, Electra Comercializadora de Energia, Pecuária Igarashi, Lojas de Departamento Milium, Peróxidos do Brasil, Yticon Construção, Ciapetro Distribuidora de Combustíveis, Eliane S/A, Thermo King do Brasil, Irmãos Passaúra, Disam, Negresco S/A, Martini Meat e Advocacia Bellinati Perez.

Sobre a CGC-CSA: A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para a acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente a crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. Os familiares também são impactados. A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

21/03/2025

Qual é a importância de ter um hobby desde a infância?

Criar um ambiente onde a criança possa explorar diferentes interesses, sem pressão, mas com incentivo, é um passo importante para o desenvolvimento integral
14/03/2025

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
05/03/2025

Pequeno Príncipe brilha no Carnaval de Curitiba

Emoção e encanto tomaram conta da avenida com a homenagem ao Hospital e participação dos profissionais
28/02/2025

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 73 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 pessoas em uma noite de comemoração
28/02/2025

A importância do acesso a exames genéticos nas doenças raras

Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com alguma doença rara, das quais 72% têm origem genética, e em 75% dos casos os primeiros sinais aparecem ainda na infância
20/02/2025

Qual é o papel da figura paterna na vida de um filho?

Bebês cujos pais são presentes e participativos desenvolvem habilidades sociais mais rapidamente
Ver mais