Cientistas apresentam resultados de pesquisas sobre autismo e câncer - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cientistas apresentam resultados de pesquisas sobre autismo e câncer

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Universidade de Nice falaram a respeito de seus estudos nesta semana, em Curitiba
26/02/2014
Pesquisador Enzo Lalli, da Universidade de Nice
Pesquisador Enzo Lalli, da Universidade de Nice

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) e da Universidade de Nice apresentaram, nesta quarta-feira, dia 26, os resultados que obtiveram até o momento em pesquisas relacionadas ao autismo e ao câncer. A troca de experiências foi possível graças à parceria entre as instituições possibilitada por meio do Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal.

Durante as palestras, foram detalhadas as pesquisas clínicas e moleculares relacionadas às doenças. Os pesquisadores Andrea Stachon e Adam Smith, do IPP, falaram sobre autismo. Eles destacaram as mudanças na classificação, epidemiologia e etiologia relacionadas à doença.

Segundo Andrea, além das mudanças de classificação, atualmente há critérios mais amplos de diagnóstico, maior conscientização tanto de médicos como da população em geral, um aumento dos serviços especializados e uma abordagem mais intensa do assunto na mídia. “Isso ajuda que essas crianças tenham uma vida perto, o máximo possível, do normal, em vista de outras que não têm a enfermidade”, afirmou.

Já a pesquisadora Barbara Bardoni, da Universidade de Nice, abordou as síndromes ligadas à deficiência intelectual. Um estudo realizado por ela e uma equipe de estudiosos da instituição francesa sobre mutações genéticas constatou a presença de enzimas em ratos que se manifestam no diagnóstico clínico. Isso seria uma prova de que elas estão presentes nas mudanças comportamentais dos pacientes avaliados.

Por sua vez, Bonald Cavalcante de Figueiredo, diretor-científico do Instituto de Pesquisa, e Enzo Lalli, da Universidade de Nice, trataram dos riscos para o desenvolvimento de câncer e variantes genéticas associadas à mutação de genes específicos. Os trabalhos se concentram no tumor de córtex adrenal, que se manifesta em crianças, e as relações com suas famílias, além da concentração de casos em determinadas áreas do Paraná e do país. “A ideia é deixar cada vez mais claro o link entre a alteração genética e a doença”, concluiu Lalli.

Pesquisadora Andrea Stachon, do IPP

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais