No verão, brincadeiras na água exigem cuidados especiais com as crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

No verão, brincadeiras na água exigem cuidados especiais com as crianças

Dados do Ministério da Saúde revelam que os afogamentos são a segunda causa de morte e a sétima de hospitalização na faixa etária de 0 a 14 anos
21/01/2021
Brincadeiras na água exigem supervisão constante dos adultos.

Além dos cuidados impostos pela pandemia à nossa rotina, o verão pede atenção especial às crianças quando o assunto é brincadeiras na água. Em casa, com a necessidade de isolamento social, pias, tanques e baldes podem oferecer riscos aos meninas e meninas. Fora isso, com a crise hídrica que assola o Paraná e a necessidade de racionamento, exageros não são nada recomendados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os afogamentos são a segunda causa de morte e a sétima de hospitalização na faixa etária de 0 a 14 anos. Um levantamento da ONG Criança Segura, de 2017, aponta que no Brasil morreram 954 garotos e garotas, o que representa uma média de 2,6 óbitos por dia.

Por isso, no mar, na piscina e em outros momentos de lazer é preciso ficar atento. “As crianças nunca devem ficar sozinhas, mesmo que utilizem boias. O acessório de segurança também pode ser uma armadilha, já que elas conseguem tirar com facilidade”, destaca o médico pediatra Eduardo Gubert, que atende no Hospital Pequeno Príncipe.

O afogamento normalmente ocorre de maneira rápida e silenciosa. Basta um breve momento em que o menino ou menina não esteja sob a supervisão de um responsável. Em apenas dois minutos submersa, ela perde a consciência. Após quatro minutos, completa o material divulgado pela ONG Criança Segura,  danos irreversíveis ao cérebro podem ocorrer.

Os pais e responsáveis devem ficar atentos aos riscos.

Por essas e outras razões, também é necessário respeitar as normas de segurança do ambiente. Muitas bandeiras e avisos sinalizam perigos em alguns locais. “Se está lá é para obedecer”, afirma o médico.  Em caso de acidentes, é fundamental prestar os primeiros socorros com urgência. “Caso não haja ninguém apto no local, é preciso buscar ajuda. Quanto mais rápido for o processo, menos chance de sequelas”, ressalta Gubert.

Vale ressaltar ainda que, sem aglomeração, a praia está liberada. Estudos revelam que as ações dos raios ultravioleta e a água do mar diminuem a força do coronavírus. Por isso, manter o distanciamento social, evitando grandes concentrações de pessoas, além do uso de máscaras e da constante higienização das mãos são medidas essenciais para todas as idades.

O médico pediatra Eduardo Gubert, que atende no Hospital Pequeno Príncipe, traz orientações importantes para garantir um verão perfeito.

Férias sem dor de cabeça

Confira algumas orientações da ONG Criança Segura:

* Nunca deixe crianças sozinhas quando estiverem dentro ou próximas da água, nem por um segundo. Nessas situações, garanta que um adulto estará as supervisionando de forma ativa e constante o tempo todo
* Ensine as crianças que nadar, sem ninguém por perto, é perigoso
* Tenha um telefone próximo à área de lazer e o número do atendimento de emergência sempre visível (SAMU – 192; e Corpo de Bombeiros – 193)
* Fique atento! Crianças pequenas podem se afogar em qualquer recipiente com mais de 2,5 cm de água ou outros líquidos, seja uma banheira, pia, vaso sanitário, balde, piscina, praia ou rio
* Ensine as crianças a não correr, empurrar, pular em outras crianças ou simular que estão se afogando quando estiverem na piscina, lago, rio ou mar.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais